Estudar por tópicos: Ajuda ou atrapalha?

Bom dia gente, gostaria de saber o que vocês acham a respeito do estudo por tópicos. Por exemplo: Se hoje vou estudar genética em biologia, faço todos os exercícios de 1° Lei de Mendel e após termina-los, passo para a próxima matéria. Quando volto para biologia vou para os exercícios de 2°Lei e assim por diante. Na opinião de vocês, será uma boa forma de estudos ou existe lacunas? (Obs: minha unica revisão é feita ao fazer provas anteriores)

2 curtidas

Oi Ericky,
Essa é uma boa forma de estudar.

Eu só recomendaria uma coisa:

  • Separe os exercícios que errou ou exercícios muito bons pra fazer revisões mais frequentes.

Imagine se em cada capítulo tiver uns 2 ou 3 exercícios completos, de forma que basta refazê-los que você revisa super bem a matéria?!

Escolha exercícios que você pensa: “hum, pra resolver tenho que lembrar bem da matéria!”

Ter um sistema de revisão simples é a melhor coisa, porque diminui muito seu tempo e a energia mental de revisar, você pode fazer revisão de uma matéria enorme em 10 ou 15 minutos.

Depois a revisão por provas antigas é a melhor realmente. Mas acho melhor incluir as revisões por exercícios no meio do caminho. Acho muito arriscado estudar uma matéria em fevereiro ou março e só deixar pra revisá-la em agosto, setembro.

Se você fizer provas antigas desde agora e com muita frequência, tudo bem, não precisaria se preocupar com a revisão por exercícios. Mas se não (ainda não faz tantas provas assim) melhor usar a revisão por exercícios também.

Boa ideia para o podcast!

2 curtidas

Obrigado pela dica Susane! Vou separar alguns exercícios pontuais que contemplam todo o conteúdo para fazer a revisão, assim como você disse :wink:

Além disso, gostaria de entender melhor porquê você recomenda estudar 2 frentes por vez (ex: Mecânica e Eletro) em vez de todas as 3 em uma semana (Mecânica,Termo/Óptica e Elétrica)

Oi Ericky, você pode escolher quantas frentes acha melhor. Em geral, pra quem está estudando sozinho em casa (com curso online) eu costumo recomendar 2 frentes. Porque é mais fácil de organizar e seguir.

Se você faz cursinho, pode seguir o cursinho…

1 curtida