Ordem para estudar Física, para quem nunca estudou antes

Olá Susane, tudo bem com você?

Vou começar a me preparar semana que vem para o vestibular da FUVEST, não deste ano, mas do ano que vem.

Queria a sua opinião sobre o cronograma de Física.

Como vai ser a primeira vez que eu estudo Física, (não tive professor de Física no ensino médio, e na época eu não dava tanto valor aos estudos, infelizmente) eu decidi estudar em uma única frente, e não em duas.

A minha ideia é estudar os tópicos na ordem crescente de dificuldade. Porém tenho receio de uma coisa.

A ordem crescente de dificuldade que você passou no seu blog é:

-Termologia (mais fácil)
-Física moderna
-Eletricidade
-Óptica e ondas
-Mecânica (mais difícil).

Mas o meu receio é o seguinte: como eu nunca estudei Física, eu não tenho nenhuma base. E pesquisando vi que a ordem estudada na física no ensino médio (nos livros do Física Clássica 3 volumes) é:
1° ano - Mecânica
2° ano - Termologia, óptica e ondas
3° ano - Eletricidade e física moderna

Então, eu queria estudar na ordem que você deu, na ordem crescente de dificuldade, mas a minha dúvida é: os tópicos são independentes? Eu não preciso saber mecânica para estudar eletricidade? Eu não preciso saber ondas para estudar termologia? (são apenas exemplos)

(OBS: pretendo usar a coleção Física Clássica - 3 volumes na minha preparação)

Eu, como leigo, pensei que mecânica seria a ‘‘base’’ da Física, mas como é a parte mais difícil, prefiro estudar ela depois, para não ‘‘quebrar a cara’’ logo no começo. Quero começar com assuntos fáceis e ir evoluindo com o tempo, ganhando cada vez mais confiança!!

Enfim, como eu disse, estou começando a me preparar para o vestibular do ano que vem, então tenho bastante tempo de estudo, e quero aproveitar do melhor jeito possível!!!

Resumindo:
-Eu queria estudar em ordem crescente de dificuldade, mas não quero ficar com dúvidas do tipo: ‘‘será que eletricidade é um pré-requesito para estudar física moderna’’ , ou então, estou começando a estudar eletricidade e penso ‘‘será que preciso saber algum conceito de ondas antes de estudar eletricidade?’’ , etc.

Bom, eu gostaria da sua opinião Susane, você tem muita experiência com isso, e tem muito valor no que fala!

-Qual a ordem que você me aconselharia estudar Física, sabendo que, nunca estudei física antes e não tenho nenhuma base, pré-requisito, etc?

Obrigado pela atenção!

Desculpe se eu fui muito repetitivo, é que eu queria deixar o mais claro possível para você entender a minha preocupação sobre a ordem dos assuntos ligada aos ‘‘pré-requesitos’’ de cada tópico.

Obrigado novamente, aguardo sua resposta, abraço!!!

1 Curtida

essa historia que mecanica é dificil é um mito, sem dizer que os assuntos estao nesta ordem por algum motivo, mecanica so é dificil se voce nao souber nada de matematica, eu comecei a estudar esse ano fisica junto com a matematica do ensino medio acabou nao dando muito certo porque mecanica requeria muita coisa da matematica que eu ainda nao tinha visto acabei me achando a maior imbecil por nao compreender algo tao basico, o que quero te disser é nao tenha medo da parte mecanica porque ela nada mais é do que a matematica sendo aplicada no dia-dia.
obs também nao tive aula de fisica na escola