Quantas questões fazer em média por conteúdo ?

Quantas questões vocês fazem em média estudando para matérias como Física, Química e Matemática ?

2 curtidas

Oi Jesse,
Pra mim depende da complexidade do assunto. Se for uma matéria tranquila uns 20 a 30 exercícios por sessão de estudo. Mas quando é difícil algo entre 5 e 10 exercícios.
Você tá estudando para qual vestibular?

1 curtida

Você vai fazer ITA, @Jesse_Conde?

1 curtida

Sim, irei prestar e estou focando em construir uma base sólida no momento. Eu estudo sozinho em casa em tempo integral…

1 curtida

Jesse, uma coisa a se pensar é que pro ITA a qualidade das questões resolvidas vale muito mais que a quantidade. Por exemplo, é melhor fazer 5 questões de nível médio a alto, conseguindo fazer sem olhar o livro, do que passar o tempo com 20 questões mais fáceis.
Diria pra você considerar mais o parâmetro de conhecimento treinado e adquirido na sessão de estudos do que o número de questões.
No meu caso, eu lembro que às vezes passava 1 hora em UMA questão:

  • 30 minutos tentando fazer sozinha, sem conseguir,
  • depois 30 minutos vendo um pedaço da resolução (e tentando fazer o resto sozinha).

E no outro dia tentava fazer a mesma questão e muitas vezes tinha esquecido, e tinha que passar um tempinho tentando fazer sozinha de novo, até conseguir…
Enfim, claro que não tinha toda essa dificuldade com todas as questões, mas é só um exemplo extremo pra mostrar que vale mais aprender a matéria a partir de poucas questões de nível médio pra alto, do que vaaarias questões mais ou menos.
O que você acha?

1 curtida

Obrigado por sanar minha dúvida Suzane. No entanto - aproveitando o embalo - eu tenho outra ponderação. Você acha contraproducente estudar por mais de um autor ou não ? Ainda relacionado a Exatas… Eu deveria buscar a teoria e os exercícios em um só livro base ou buscar outras formas de abordagem do conteúdo e exercícios ? Tomando como exemplo: se eu estou no momento estudando a teoria e resolvendo os exercícios de determinado conteúdo com um livro do Iezzi, onde os exercícios ás vezes são muito repetitivos e mecânicos, seria necessário ainda ver a fundamentação teórica de Elementos da matemática de Rufino ?

Ou ainda em Física, onde eu estou estudando Eletricidade por Gualter, Nicolau e Toledo - que tem a teoria sucinta -, você acharia produtivo resolver os exercícios do Sampaio e Calçada ?

1 curtida

Oi Jesse,

acho sim contraproducente.

Acho melhor terminar de ver toda a teoria + exercícios de um livro para passar logo para provas antigas. Dito isso, quando houver algum assunto que você não está entendendo bem, ou que achou a abordagem muito superficial (não acho que seja o caso do FME) aí pode pegar outro livro.

A teoria ou exercícios sucintos? Se for só teoria não tem problema, se forem poucos exercícios, pode pegar outro livro. Mas ainda assim acho legal tentar ver toda a matéria, e depois ir se aprofundando com as provas antigas.

Porque quando você for fazer as provas antigas, você vai errar um monte de questões, e cada vez que você erra, você pode fazer uma consulta na teoria ou ver uma resolução bem detalhada. E isso vai ajudá-lo a se aprofundar e revisar.

3 curtidas