Ajuda no plano de estudo

Olá. Boa noite a todos.

Tenho 22 anos e fui um estudante de escola pública e consequentemente tive um ensino precário.No ano de 2017 e agora em 2018 consegui organizar meus estudos e ir me descobrindo no quesito da aprendizagem porém , ainda estou em desenvolvimento e esqueci a maior parte do que aprendi.
No ano anterior estudei por um cursinho online e contratei um coach.Foquei no Enem porém, tive um resultado pífio em redação que me tomou muito tempo e não consegui preencher o gabarito tendo uma falha completa na prova.

Neste ano estou focado na USP,UNESP e UNICAMP em medicina e assinei cursinhos como : QG do Enem, Ferreto Matemática,Biologia Total e Redação e Gramática Zica.Todavia tenho um problema, sinto que já passou muito tempo e não aprendi nada.Até agora não fiz simulados e o coach insiste em dizer que eu tenho de me embasar mais antes de tentar simulados. Meu ensino tá muito devagar, sinto que não absorvi o conhecimento e que quando chegar na prova irei esquecer boa parte, enfim não estou confiante

Minha rotina de estudos é basicamente assistir vídeo aula , fazer anotações , resumo(fichas pautadas) e exercícios objetivos.
Na área de matemática não consigo avançar porque assisto a aula e quando chega nos exercícios de vestibular eu erro todos dando uma sensação de fracasso total. Então comprei o livro “Matemática e Realidade”
Sinto que o QG do Enem é superficial para tais provas.
Na redação demoro muito tempo para escrever.Gramática Zica não tem muitos exercícios e material.

Estou perdido e não sei por onde começar a me corrigir.
Por favor peço que me ajudem com conselhos e ideias para mudança desse estado.
Desde de já agradeço pela atenção.

1 curtida

O primeiro ponto que você disse é que está com a sensação de não aprender nada, então aconselho a você experimentar novas maneiras de estudo, tente focar mais em exercícios para ver onde realmente está a sua dificuldade você tem que praticar muito mas não se desespere tudo tem seu tempo, depois de ter realizado essa auto-avaliação recomendo você montar um ciclo de estudos próprio de acordo com a quantidade de tempo que você consegue estudar, recomendo você ter bons materiais para ler a teoria e praticar os assuntos estudados pois as vídeo-aulas por mais boas que sejam sempre falta algo a ser mencionado e é aí que entra os bons materiais, mas lembre-se não fique só na teoria principalmente exatas pois fica aquela sensação de falso aprendizado depois de assistir uma vídeo-aula. procure o canal omatematico no you tube e retome seus estudos com calma para melhorar a sua base.

1 curtida

Eu respondi um comentário parecido de uma colega no blog, vou copiar aqui:

"Thais, corta esse resumo. Faz assim: 1- veja os vídeos, em vez de anotar tudo tente filtrar e anotar só o principal, não tem problema não aprender tudo de primeira, depois 2- vá direto para os exercícios Você vai errar? Vai! E aí entra o passo 3- use a teoria para procurar as respostas dos exercícios que não conseguiu fazer. Esse método vai dar mais trabalho, mas você vai conseguir evoluir mais na matéria e vai ter mais tempo para descansar e renovar energias.
Vá “ler” a teoria com a ideia de resolver a questão, vá atrás especificamente de como resolver a questão.Faz isso e depois me conta. :wink: "

E matemática: Ferretto.

1 curtida

perfeito, @nagato_sensei

1 curtida

Obrigado pelas respostas. No caso uma continuidade seria anotar os exercícios mais difíceis para tentar novamente quando voltar na matéria certo? E a revisão deveria fazer todo fim de semana ou toda vez que voltar na matéria? A respeito das questões discursivas alguma dica? Devo fazer simulados com provas anteriores e estudar a teoria a partir da resolução ou continuar aprendendo com vídeo aulas e exercícios objetivos do material? Desde de já obrigado pela atenção.

Isso!

Você escolhe, ou pode ser a cada 2 semanas. Revise com os melhores exercícios.

Depende de quanto você já evoluiu na matéria. Se viu menos da metade é melhor continuar com vídeo-aulas + exercícios.

Bons estudos, @Bertidu!

Obrigado @susaneribeiro e @nagato_sensei !

1 curtida

Como filtrar e anotar só o principal se você estiver começando agora pelo livro?