Suzane, eu tenho uma dúvida bem específica. É possível aplicar essas técnicas de alta eficiência em algo “novo” a ser estudado. Ou seja, algo que o estudante ainda não tenha tido contato nem conhecimento prévios ? Se sim, qual a melhor forma ?
Eu vou contextualizar em cima da minha situação e do que eu busco. Atualmente eu me encontro na etapa de construção de uma base sólida em química. Eu decidi usar apenas um material didático para isso - Feltre 1,2 e 3. O senso comum sempre diz “leia a teoria e faça os exercícios”. Sim. Desmembrando isso. Nesse processo de leitura - contato inicial com o assunto -, como aplicar técnicas como auto-explicação e prática de exercícios?
Agora, minha experiência. Eu sempre estudava fazendo resumos do que eu achava relevante durante a leitura. Dois modos de se apropriar da informação:sinestésico e visual. Achava bom, porque em seguida sedimentava com os exercícios do livro e acabava acertando 60-70%. Todos os fáceis e médios que alguém que leu a teoria com atenção consegue fazer normalmente. Agora, os difíceis - que pedem um conhecimento prévio de outros assuntos ou demandam um maior esforço mental - naturalmente eu tentava até me dar por vencido. Ia buscar a resolução e refazia ele sozinho. Circulava também, para que, em revisões posteriores eu fizesse ele novamente sozinho. Revisava me auto-explicando e fazendo os exercícios difíceis (ainda faço isso). Dava bastante certo.
Porém, sembre buscando formas mais eficientes de estudar decidi não fazer mais os resumos durante a leitura para economizar tempo. Só ler e partir para os exercícios. Todavia, percebi que o meu rendimento caiu bastante. Comecei a errar algumas questões médias - construídas em cima de detalhes da teoria e exceções de leis - e ter uma porcentagem de acerto de 50% ou menos. Resultado: voltei para o método anterior em que eu estudava a teoria fazendo resumos - técnica de baixa eficiência - e nas revisões eu consolidava com técnicas de alta eficiência. Mas, ainda acho que o tempo pode ser otimizado. Me dê fótons, please…