[BLOG] Estude com a faca nos dentes e sangue nos olhos

Fala pessoal,

Durante os anos de faculdade no ITA e pelo que vi no 1o semestre de MED na USP, a gente sempre aprende de forma brusca e chocante: começando pelas questões e casos mais difíceis.

Eu não sabia que essa era uma forma replicável de se aprender. Mas hoje vi alguns experimentos e estudos confirmando a validade desse método.

Eu fiz isso nos vestibulares do ITA e da USP meio sem saber. Eu pegava as provas antigas muito antes de estar pronta, e agora confirmei que esse foi um dos melhores métodos de aprendizado rápido.

Falo mais sobre isso aqui.

9 curtidas

Susane você é um anjo que caiu de paraquedas na minha vida hehe! Parabéns pelo excelente trabalho! Perfeição define. Não sei se esse tópico seria adequado para isso, mas preciso muito de ajuda, ou um melhor direcionamento.
1.Não cursei o ensino médio, ou seja, nunca estudei química, física ou biologia, nem algumas matérias de matemática e etc(questões de vida mesmo.)… porém, sou uma pessoa muitíssimo dedicada e amo estudar! Obs: terminei o ensino médio via enem.
2. Estou fazendo cursinho MedEnsina na própria Fmusp, tenho acesso ao descomplica e disponho de 6 horas líquidas para estudar em casa, com bastante sacrifício claro!
3. Quero Medicina! Na USP! Siiiim estou apaixonada pela USP :sparkling_heart:. Eu sei que tenho capacidade para conseguir esse sonho louco e até assustador para algumas pessoas do meu convívio, seguindo minha história de vida. Fiz enem ano passado obtive média de 630 pontos estudando apenas uns 2 meses.

Preciso de ajuda nesses quesitos

  1. Acho que não estou rendendo no cursinho, pelo fato número 1…estou mega atrasada e não consigo acompanhar o mesmo ritmo, as aulas não estão rendendo muito para mim, rendo mais estudando a apostila ou os livros e resolvendo exercícios…estive pensando em utilizar os horários de aulas, e no próprio cursinho estudar algumas matérias…apenas focar nas aulas que demandam alguma explicação mais necessária…o que vc acha?
  2. Demoro muito a concluir um assunto e por vezes acho que não vou conseguir terminar todas as matérias. Não consigo pular de uma matéria para outra, por exemplo peguei um capítulo mais longo da apostila, no caso Química, ligações químicas demorei 5 dias pra concluir esse capítulo…tudo bem eu acertei 85 por cento dos exercícios…mas acho que perdi muito tempo. Não sei como administrar melhor meu tempo😑.
  3. Mais absurdo que passar na USP em Medicina é querer passar em um ano! Mas sei que posso conseguir com um melhor direcionamento sabe? Por favor! qualquer dica que se encaixa na minha rotina será muito bem vinda!
    Desculpa o post exageradamente grande, e mais uma vez parabéns! Você é uma pessoa incrível!
1 curtida

Então seria uma boa eu pegar essas provas do ITA que imprimi mas estava esperando “a hora certa” de começar a tentar resolver ? Digo isso porque foi recentemente que eu comprei os livros do tópicos de física pra aprofundar, tenho uma base mediana, diria que nível Unesp tendo em vista que passei ano passado em Eng elétrica daqui de Bauru …
Bom, acha que rola então estudar em paralelo com as provas aqui ? Eu tô pensando em fazer o seguinte, pegar o livro de ondulatória, por exemplo, e uma prova de física que tenha questão de ondulatória, livro aberto e prova na mesa, tentar fazer … Eu experimentei hoje isso, foi mais cansativo, quebrei mais a cabeça, mas é por isso que tô perguntando a você, pois se eu adotar essa rotina … Bom, vai ser a rotina. Portanto, quero sua opinião, parto pra esse “novo método” de estudo ?
Abraços Susane

2 curtidas

Oi Silvia

Realmente seguir o cursinho é difícil, o cursinho ensina do mesmo jeito quem está começando e quem está perto de passar. É bem complicado.

1- Acho interessante a sua ideia de passar mais tempo estudando sozinha. Por vários motivos: é um estudo mais ativo, você vai no seu ritmo, estuda exatamente o que precisa aprender.

2- Organização é fundamental. Vou ver se faço algum post sobre isso em breve, mas você tem que fazer um controle do que está estudando, do que está revisando, das questões pra rever de cada assunto.
Sobre a troca de matérias… É a transição! A gente quer continuar na mesma matéria justamente porque essa transição é difícil. Mas tem que fazer. Uma dica é fazer um ritual para a transição.

  • Levantar, beber uma água, escutar uma música, e
  • “soltar a tensão” da matéria anterior e
  • “criar uma intenção” para o estudo da próxima matéria.

Você solta a tensão se concentrando em relaxar os seus ombros, sua mandíbula. Deixe a matéria que passou, o que passou, passou.

Depois crie a intenção para a próxima matéria: quero estudar e aprender de maneira focada, concentrada, tranquila, sem desespero, sem ver o celular…

Ao fazer as transições e estudar todas as matérias você vai evoluir melhor. Porque quando você estuda 4 horas uma matéria na verdade você estuda umas 2 horas. Ou seja, perdeu tempo.

Tenho muito mais coisas pra falar sobre isso, vou escrevendo no blog :wink:

1 curtida

Oi Palma, eu gosto desse método sim, de estar com a prova e o livro na mesa. Pegue as resoluções da prova também.

Bom, não sei se isso vai dar certo. É importante fazer experimentos, tentar esse método várias vezes.

Uma ideia um pouco anterior que funcionaria é ver rapidinho a teoria e partir para as últimas questões de cada capítulo. Se você não lembrar direito dos assuntos recomendo fazer isso primeiro. Por outro lado, se lembra bem, pode ir direto para as provas.

Não vá para provas antigas se não sabe nada do assunto. É melhor estudar nem que seja um pouquinho, pra pegar uma ideia da matéria, e depois sim pode ir quebrar a cabeça.

Imagina ir fazer uma questão de matrizes sem nem saber o que são matrizes…

Outra coisa: É sempre bom revisar a matéria.

O estudo tem que seguir 3 caminhos:
1- seguir a matéria (estudar o q não viu)
2- revisar (manter na memória o q já estudou)
3- fazer as provas antigas e simulados.

Organize-se pra encaixar esses 3 estudos.

E estou estudando os livros exatamente nos dias de aula do curso . Exemplo: Aula de trigonometria ,fisica (pode ser termologia) e português … Eu separo a manhã para estudar o FME de trigonometria , de tarde termologia e a noite questoeq de português . Continuo fazendo isso ou algum conselho que a senhora possa me dar?

Olá Susane! Gosto muito de suas publicações e desde já sou grato por você ajudar a mim e a muitos!

1 curtida

A minha dúvida e como aplicar tudo o que você falou neste post nos livros? No FME , por exemplo , começo pelos exercícios de vestibulares? E no física clássica , pelos de aprofundamento e reforço? Me ajude!

1 curtida

Oi Pedro!

Comece pelos últimos dessas sessões sim. Mas esse método pressupõe que você consegue ver a resolução ou perguntar pra alguém.
Você tem as resoluções?

Nos primeiros dias vai ser bem difícil, então tenha um pouco de paciência. Quando errar veja a resolução, tente fazer sozinho.

Lembre-se de que é melhor errar e aprender logo, do que ir aumentando devagarzinho a complexidade.

Na prática, em alguns assuntos você vai conseguir usar a técnica da “faca nos dentes” , em outros, a matéria vai ser muito complicada e você vai precisar começar pelos primeiros exercícios.

Todas as técnicas de estudo a gente usa quando consegue ou faz sentido.

Essa técnica vai ser muito útil em listas grandes. Se o capítulo tiver 10 exercícios ou menos, não vai fazer tanta diferença.

Estudo no Ari de Sá e tenho amigos para tirar as dúvidas … Quanto as soluções , eu não tenho … Nesse caso , até pensei em ir para o tópicos de física ,pois tem as soluções digitalizadas em PDF na internet

No Ari, tem monitores?

Primeiro continue no física clássica, se não funcionar você troca.

Não tem , apenas as aulas e depois das aulas , biblioteca … Logo , tenho que fazer os livros e tirar as dúvidas com meus colegas durante as aulas mesmo

Quero passar logo! Mas quero ter essa dúvida sanada

Ah entendi, então pode ser útil fazer o tópicos junto com a resolução mesmo…

1 curtida

É bom pegar um livro só ou ver teoria em um e fazer exercícios em outro … No caso , teoria no física clássica e exercícios no tópicos ou devo pegar logo o tópicos e fazer logo… Eu já tinha começado o física clássica

E outra dúvida pra terminar!

Estou estudando os livros exatamente nos dias de aula do curso . Exemplo: Aula de trigonometria ,fisica (pode ser termologia) e português … Eu separo a manhã para estudar o FME de trigonometria , de tarde termologia e a noite questoes de português . Continuo fazendo isso ou algum conselho que a senhora possa me dar?

Pedro, respondi no seu comentário no blog. Seu método está ótimo, por revisar e acompanhar o cursinho.

1 curtida

Obrigado por tudo
Vai dar certo!

1 curtida