Começando do zero?

Estou em um ensino médio integrado (Etim= Ensino médio integrado ao técnico, no meu caso em ADM), a escola me ocupa 8 horas todos os dias, porém, o que complica é que muitas vezes tenho trabalhos tanto das matérias normais do EM, quanto das matérias específicas do técnico, e devo salientar que estou no 3o ano e tem o “ABIGUINHO” e famoso TCC que logo estarei começando a desenvolver, graças a Deus meu professor (e um grande apoiador do meu sonho) conseguiu um lugar para que eu fique nos dias de provas do ITA em outra cidade, e eu comecei a colocar bastante pressão em mim mesma do tipo:“Ele teve muio trabalho para conseguir isso, se eu não passar vai ser a maior decepção…”, mesmo ele me dizendo que isso não é uma troca, ele só quer ajudar, o pior que com o pessimismo eu comecei a me perder e vou ter que voltar a estudar de novo (do início), gostaria de saber como posso me organizar e ter um estudo mais produtivo nessa época de conclusão do curso ou se na sua opinião eu devo deixar este ano passar e começar a estudar (pra valer) no ano que vem?.Perdoe-me a extensão do texto, é que eu entrei em pânico por algumas semanas :confused:

3 curtidas

Oi @Thai, muito legal seu relato. São essas histórias de superação que ficam marcadas na vida da gente.

Então você fica 8 horas na escola, e consegue estudar umas 4 horas por dia em casa? E mais o fim de semana correto?

Neste caso eu acredito que seja melhor não fazer curso de vídeo aulas, porque:
1- você já tem muitas aulas durante o dia e
2- você tem que aproveitar o pequeno tempo de estudos pra exercitar e fixar a matéria

A primeira coisa é estabelecer metas pra esse ano.

Sendo bem simples quem faz todos os livros abaixo e faz provas antigas até conseguir explicar as provas antigas passa no ITA. Então temos:

  1. Coleção de química da Martha Reis
  2. Fundamentos da matemática elementar
  3. Tópicos de física ou física clássica
  4. Provas antigas

Então a gente tem que pensar em um jeito de adiantar a matéria, pra conseguir estudar este ano, 2018!

Minha sugestão é escolher 1 livro de cada disciplina pra fazer esse ano:

  • Livro 2 da Martha Reis (é o maior, depois de ver esse os outros serão moleza)
  • Escolher um dos livros de física (você prefere a física de qual ano?)
  • Fazer os 2 primeiros livros do FME (se não me engano são conjuntos(1) e funções(2))

Bom, essas seriam as metas.

O próximo passo é definir os horários de estudo. Mas antes, você concorda com essa sugestão?

6 curtidas

@Ester, o que você acha dessa forma de começar a estudar?
Acho que pode ser uma boa ideia.

Gostei. Inclusive, eu li aquele seu post indicando os livros e, após um tempo, consegui encontrar e fazer o download de todos eles pela internet. Obrigada pelas dicas. :slight_smile:

1 curtida

Adorei a ideia :smile: respondendo a pergunta quanto à Física (comparando o meu rendimento em questão de absolver a matéria do ano passado e do 1o ano), de longe o 2o ano foi ótimo para mim nesse quesito.
Na questão do horário, em janeiro e fevereiro foi bem e sem interrupções, porém, a partir desta semana o ritmo voltou ao “normal” na minha escola, ou seja, os trabalhos já estão surgindo ,inclusive como disse, o desenvolvimento do TCC, claro que depende do tamanho desses trabalhos eu posso usar um tempo curto ou extenso (podendo estudar menos que o necessário :/) , o que eu acredito que iria embaralhar meu horário e isso me deixa um pouco desmotivada…

1 curtida

@Thai, já planeja seu horário de estudos sabendo que você vai precisar de tempo para o TCC ou para os trabalhos do curso. Não vou dizer que vai ser fácil, mas assim você já se prepara melhor e não embaralha os horários.

2 curtidas

Oi, Susane! O que vc acha da coleção noções de matemática elementar do aref antar neto?

1 curtida

Qualquer uma dessas coleções é ótima. Mas só uma, não as duas.

Foque só em uma coleção. Depois escute o podcast dessa semana com o Lucas, ele fala sobre escolher 1 único material e como foi melhor.