Estou me preparando para o ITA e estou utilizando o livro Fundamentos da Matemática Elementar volume 1. Mas estou com dificuldade no segundo capítulo do livro, em especial na formalidade e complementação de conjuntos e não estou conseguindo fazer os exercícios que pedem para provar algo nem as questões do vestibular do ITA propostos no final do livro. O que devo fazer?
É assim mesmo mano questões de provar sempra vai ser difícil, não foca TODA sua atenção nelas, foca em aprender e enteder cada Tópico ensinado.
Voltando aqui 1 ano depois. Descobri como melhorar esse problema caso alguém também o tenha. Provavelmente sua falha é em operadores lógicos (é, ou, não,se então, se somente se), o Fundamentos não da um foco tão grande nessa parte e você precisa dela bem feita para conseguir aprofundar em conjuntos.
Para melhorar essa parte eu utilizei o livro do Edgar de Alencar Filho: Iniciação a Lógica Matemática, você precisará somente dos primeiros capítulos. Faça os exercícios especialmente aqueles que pedem para demonstrar de duas proposições são equivalentes. Para conseguir faze-las além de ter memorizado as propriedades (como por exemplo p → q <=> ~p V q) é fundamental saber a ordem de procedência das preposições lógicas que são:
1- Negação
2- Conjunção
3 - Disjunção
4 - Condicional
5 - Bicondicional
Ou seja, ao fazer a seguinte operação:
~p V q → r
Primeiro se faz o ~p, depois ~p V q e por fim ~p V q → r