Como conciliar Ensino Médio e estudos para vestibulares

Estou estudando no 2º ano do Ensino Médio e quero começar a estudar para os vestibulares, com foco no ITA.
Ainda não tenho muita base para a resolução de questões de provas anteriores, por isso estou providenciando os livros indicados para o vestibular do ITA, porém só vou poder ver isso em fevereiro, quando minha mãe receber o pagamento.
Quero montar um ciclo de estudos, com eficiência e que me ajude nesses estudos. Todavia, tenho que estudar para o ensino médio, o que envolve matérias de outras áreas, lição de casa, redações para fazer e mais livros para estudar e revisar. Tenho dificuldade em humanas, por isso gostaria de reservar um tempo para pelo menos rever o conteúdo passado pela aula.
Sou treineira desde o ano passado, então “conheço” mais ou menos como são as estruturas das provas da 1ª fase, níveis de dificuldade, média de tempo de término de prova (fiz Enem, Fuvest - 1ª e 2ªfases, Unicamp e ITA).
Claro que para montar essa estratégia de estudo, primeiro preciso organizar uma rotina. Não sei como fazer isso ainda.
Segundas e Quartas tenho aula das 7:00 às 16:30 com almoço, e depois tenho inglês das 17:00 às 19:00. Nesses dois dias, por causa do Novo Ensino Médio, vou ter aulas específicas sobre algum assunto que escolhi, no caso Tópicos de Química Avançada (que é mais a matéria de primeiro ano de faculdade e uma antecipação de alguns conteúdos do 3º ano) e Cálculo e Lógica (voltado mais para resolução de problemas de Olimpíadas e alguns vestibulares mais difíceis na parte de matemática).
Terças, Quintas e Sextas, tenho aula das 7:00 às 14:00.

Ao longo do ano eu vou fazer as aulas das olimpíadas que a escola proporciona, principalmente Química, que será provavelmente por um dia da semana das 14:30 às 16:00. As outras não tenho certeza se terá aula.

Sábado no Colégio 2 vezes por mês tem simulado, de várias faculdades ou por área do conhecimento, que eu também costumo fazer.
Estou tentando voltar para alguma atividade física, mas ainda não sei.
Pretendo não estudar inglês, apenas resolução de questões, porque vou ter 2 aulas na escola e mais 2 horas no curso, além de que já sou praticamente fluente.

Como seria a melhor forma de estudar ciências humanas, além das outras matérias, junto com preparatório para o ITA, que inda é bem nível básico?

1 curtida

Tudo bem? Como foi seu ano de estudos? Você tem alguma experiência para compartilhar?