Como conciliar estudos para o ITA e universidade

Boa noite professora,

Gostaria de saber como conciliar os estudos para o ITA enquanto curso uma universidade de Engenharia Elétrica. Estou no meu segundo ano de estudos para o ITA e infelizmente não pude continuar em Turma ITA por problemas familiares e baixa condição financeira para me manter longe de casa. Atualmente moro no Maranhão e infelizmente não há incentivo ou a cultura para concursos militares, porém o meu maior sonho como estudante/profissional é ingressar no ITA. Tenho 20 anos e curso Engenharia Elétrica no Instituto Federal do meu estado. Estou no 1º período e gostaria de saber de você quais os caminhos que devo seguir.

Quanto a minha fase de preparação, eu estou quase concluindo meu embasamento em Física e Química, enquanto Matemática acredito que se buscar as provas antigas e muuuuuitos exerícios, acho que vou bem.

Desde já, agradeço muito.

Obrigado!

1 curtida

Oi Matheus!

Fiz uma entrevista com um aprovado no ITA e em medicina e ele conta como estudava na federal do RS e estudava pro ITA. Foi correria, ele conta que se colocava muita pressão e passou na 3a vez.

Você tem acesso a cursos online e aos materiais de estudo?

Uma ideia é fazer um planejamento.

  1. Separar todas as horas disponíveis que você tem pra estudar
  2. Criar uma estratégia de estudos (o que estudar e quando).

Eu sou de Macapá então eu sei como é ser de tão longe e sonhar pra ir pro ITA.

É muito mais difícil passar sem cursinho, então você tem que dar muito o gás. O que você perde de estrutura de ensina você dá de gás!!

Como é a sua base?

Monte uma estratégia pra estudar os livros recomendados, use os vídeos que você conseguir pra assimilar os conceitos dos livros.

Bons estudos por aí!

1 curtida

Muito obrigado pela resposta!!

Tenho acesso a bons materiais e bons livros sim, o que falta são as apostilas de exercícios aplicadas nos cursinhos. Infelizmente esse ano devido a correria não pude assinar nenhum cursinho online, porém caso não der esse ano pretendo assinar no próximo ano. Infelizmente é muito ruim morar longe dos focos ITA-IME, mas quanto a minha base, é muito boa em Matemática e Física e Português, porém ainda faltam algumas coisas a serem ajustadas em Física e Química. Dentre elas, Química é meu ponto mais fraco.

Vou dar o gás sim!

Onde encontro esta entrevista?

Obrigado!!

Ainda vou editar :frowning:
Acho que na semana que vem vou conseguir publicar o podcast.

1 curtida

Já saiu o podcast, professora?

1 curtida

Oi Matheus,

Saiu agora:

Episódio 10: Como fazer medicina depois de se formar em engenharia no ITA: Rafael Louzada

Gostei muito dessa conversa, ele conta sobre a preparação para o ITA também.

1 curtida