Como é ser militar no ITA?

Minha meta é conseguir passar para o ITA e, também, optar pela carreira militar. Como é a convivência lá? Tem treinamento? Como funciona essa rotina estudante/militar? Existe um tratamento diferente de um para outro? E quanto ao mercado de trabalho, após se formar? Enfim, no geral, como é a experiência de ser um aluno e militar no ITA?

Olá, meu nome é Arthur e sou aluno militar do quarto ano do ITA de engenharia Aeroespacial. A convivência dentre os alunos do ITA, sejam militares ou não, é a mesma. Todos moramos no H8 e o respeito é mútuo. O treinamento militar padrão ocorre no primeiro ano do ITA, quando TODOS os alunos são militares. Você terá um período de aquartelamento (40 dias) onde haverão diversos tipos de treinamento, incluindo palestras, e atividade de campo. Esse período de aquartelamento é quando você terá a oportunidade de conhecer diversas pessoas novas e fazer muitos amigos. É um dos melhores períodos do ITA. A rotina do aluno militar (que segue carreira depois do primeiro ano) é bem simples. Ir à aula fardado todos os dias, formatura militar toda segunda feira (dura no máximo 30 minutos), instrução uma tarde por semana e educação física uma vez por semana. De forma geral não toma muito tempo e não é algo que vai atrapalhar seus estudos. Os alunos militares tem uma cobrança um pouco maior pois são representação de um símbolo dentro da sala. Dessa forma, é esperado que o aluno militar não durma na aula, não chegue atrasado ou falte. Mas essa cobrança não é algo crucial, você não vai ter problemas se dormir em uma aula, chegar atrasado ou faltar. Quanto ao mercado de trabalho, o curso que você está matriculado faz total diferença. Para o meu curso, a melhor opção (para quem quer viver no Brasil) é ser militar, pois você terá oportunidade de trabalhar nos principais pólos de engenharia aeroespacial do Brasil. Para o curso de Aeronáutica, tanto militar quanto civil tem varias oportunidades. Se você pretende sair do Brasil, não