Como estudar exatas e biológicas?

Queria uma dica de como vocês fazem para estudar essas matérias, principalmente das pessoas que tenham dificuldade e estão conseguindo superar com algum método.

Bom dia Clarissa, biológicas eu não tenho ideia, nunca estudei de verdade esses conteúdos.

Para exatas, vamos dividir:

Exatas: Matemática
Naturais: Física e Química

Meu conselho para Matemática: Compreenda não só como fazer, mas o porque de ser feito assim, não se contente em saber a fórmula, mas busque o porque da fórmula. Dê preferência aos exercícios mais difíceis, no inicio o conteúdo sempre vai parecer nebuloso, depois de um tempo as coisas fazem sentido.

Física e Química: Esses conteúdos exigem a compreensão de um evento natural -uma maçã caindo- e sua explicação na linguagem matemática, então, meu conselho é que ao estudar certo conteúdo, digamos, reações endotérmicas e exotérmicas, tente elaborar experimentos mentalmente, busque compreender cada passo do processo que ocorre, eu por exemplo, passo um filme das reações mentalmente e fico tentando colocar a equação no instante exato daquela reação por exemplo. Você também pode desenhar todo o evento natural e colocar cada equação em seu devido lugar.

O conselho para exatas permanece aqui, tente saber o porque e não só o como. Faça exercícios difíceis.

6 curtidas

Vou tentar seguir os passos que você disse, acho que vão me ajudar muito, principalmente pra matemática e química. Muito obrigada pelas dicas!