Como estudar para ENEM + Vestibulares sem gastar muito?

Eu vejo que tem muita gente que investe muito dinheiro em cursos e plataformas de ensino, o que me faz perguntar: “existe uma forma de se preparar para um vestibular sem gastar muito?”.

Não é como se eu estivesse pedindo uma fórmula mágica para estudar sem gastar absolutamente nada. Não, não é isso.

Eu estudo Inglês há 2 anos sozinha, somente a internet e eu. Hoje em dia tenho uma boa compreensão da língua e até consigo me expressar bem. Agora você me pergunta: “quanto você gastou para aprender a falar Inglês?”. Bom, eu te respondo com apenas uma palavra: nada.

Então, fazendo esse paralelo, eu sei que existe muita diferença entre aprender um novo idioma e se preparar para um vestibular, no entanto, será se não existe um jeito de estudar sem gastar quase nada?

Okay, é uma resposta complexa, que depende da realidade de cada um, porém aprender um idioma sozinho e sem gastar nada é possível, e quanto a passar em uma Universidade?

1 curtida

Oi Ester, você tem toda razão. Concordo que educação deveria ser de graça.
Existem muita fundações que ajudam a manter cursos como a fundação Lehman e outras empresas que estão começando a ajudar.
Mas enfim, respondendo sua pergunta, neste post os alunos postaram vários links, um link com apostilas do hexag medicina, que é um material maravilhoso, e dicas de canais no YouTube.

Como estudar de graça para o ENEM: Como estudar de graça para o ENEM

Desses links adoro o canal do marcelão da Química e os de história. O canal do marcelão é completo, ele ensina toda a matéria.
O canal de Bio do Jubilut também é muito bom. Mas como os “materiais” de estudo ficam mais espalhados, é preciso ter um pouco mais de organização com o que foi visto e o que será visto, talvez ir anotando os vídeos que você ja viu, criar uma lista e ir seguindo.

Vou pesquisar outros recursos grátis.

2 curtidas