Como estudar pelo Descomplica? (ITA)

Adquiri o plano anual do Descomplica, o que me garante o acesso até Março de 2019, porém estou até agora meio que sem saber como estudar por ele.

Eu quero passar no ITA e comecei o 1° Ano do Ensino Médio agora. Não sei muita coisa de Física e Química, então quando paro para analisar a quantidade de matéria que ainda preciso aprender me dá um leve desespero.

Meu plano em relação ao Descomplica é o seguinte:

  1. Terminar os cursos de “Matemática Básica”, “Física Básica” e “Química Básica”.

  2. Ver as aulas de Química, Matemática e Física que são oferecidos no curso “Enem Extensivo”.

Aí nisso o que eu quero saber é, devo realmente fazer os cursos básicos ou estarei apenas perdendo tempo?

Como faço para complementar o que estarei estudando pelo Descomplica?

É como eu disse lá em cima, eu não sei quase nada de Química e Física, enquanto me sinto totalmente perdida em relação à Matemática. Eu tenho que começar, literalmente, do zero.

(Sobre mim: Não tenho dificuldade em aprender as coisas, porém acabo me enrolando toda na questão de organização. Por isso se vocês tiverem como listar as coisas que preciso aprender, lembrando que o meu foco é o ITA, e se puderem, me dêem ideias de cronogramas, organização dos estudos. É como eu disse, eu tenho problema com organização de tempo e uma incrível capacidade de perder o foco, como vocês imaginam me ajudar?).

3 curtidas

Ester, você ainda está no 1o ano! Calma! =)

Como você ainda está no 1o ano, acho que é bom pegar leve. Se você conseguir aprender bem os assuntos do 1o ano já estará em muita vantagem em relação a quem só deixa pra estudar direito no 3o ano ou no cursinho.

Eu comecei minha preparação no 1o ano pro ITA também, no meu caso eu acompanhava as aulas normais do colégio, e me aprofundava com os livros recomendados, no caso os da Martha Reis, e tópicos da física. Os fundamentos consegui só de geometria.
http://www.resumov.com.br/como-passar-no-ita-livros-cursinho/

Então eu assistia as aulas de manhã, e de tarde separava meu estudo em 6 horas: 2 horas de química, 2 horas de física e 2 horas de matemática. Chego do colégio 13:30, almoço, descanso, e 15:00 voltava a estudar. E ia até 21:00.

Então falo 2 horas mas era 1 hora e meia mesmo.

image

Acho que pra você seria legal fazer um horário assim, e aí no horário de cada matéria você reveza entre:

  • ver a vídeo-aula,
  • ler o livro e
  • fazer exercícios

Para se organizar, tente ver o conteúdo do 1o ano. Pegue os livros do primeiro ano, veja nos índices o que você vai ver e vá acompanhando pelo descomplica. Outra ideia é ir acompanhando o que os professores vão passando na escola normal, aí à tarde você se aprofunda (vídeo-aula, livro + exercícios do livro).

Acho que é isso. O importante é fazer bem as matérias do 1o ano. Pense, por exemplo, que em física a parte mais importante (que mais cai) é mecânica. Em química, o 1o ano também é mais importante que a química orgânica do 3o ano. Então, vá com a ideia de fazer bem o primeiro ano, isso vai tirar um pouco da sua ansiedade também.

Sobre os cursos, experimenta fazer direto o Enem extensivo, se conseguir acompanhar você tem sua resposta.

3 curtidas

Obrigada! Ansiedade realmente não me deixa em paz, mas vou fazer o possível para manter tudo sob controle.

Gostei das suas dicas, inclusive dei até sorte esse ano, pois peguei justamente o livro de Química de Martha Reis.

Eu consegui baixar todos os livros recomendados pela Susane no post, os do Iezzi, os 3 volumes de Martha Reis e os 5 de Física Clássica. Deu um pouco de trabalho para achar, mas consegui rs.

Vou ver se consigo acompanhar o “Enem Extensivo”, como você disse, para tirar a dúvida sobre os Cursos Básicos. Porém, eu penso que pelo menos o de Matemática vale a pena fazer, até porque o ensino da disciplina que tive até agora é fraco e com muitos conteúdos atrasados, faltando conceitos, entre outras coisas.

Obrigada novamente!

2 curtidas

Tem como mandar o PDF por aqui?