Como fazer provas antigas de vestibulares?

Como você fazia provas antigas? E qual importância de provas antigas?
Vi que você olhava no gabarito a cada questão resolvida, porque não olhava apenas no final da prova?

2 curtidas

Fala Junior, vou te contar como estou fazendo.
Todo mundo que passa no ITA ou no IME fala que não tem como passar sem fazer uns 10 anos de provas antigas, no mínimo. Estou levando isso à risca.
Eu esperei terminar alguns livros antes de começar a fazer provas antigas. No meu caso, estou no 3o ano, usando tópicos da física, FME e Martha Reis.
Eu acabei os livros 1 e 2 de física e química. Comecei o ano fazendo provas antigas desses assuntos do 1o e 2o anos e acompanhando as aulas normais do 3o ano.
Eu uso o paper X:
https://imeita.paperx.com.br/
ou
www.paperx.com.br
Dá pra fazer os exercícios por assunto. Estou gostando muito. Ele é focado em ITA/IME, não sei o que você quer.
Eu testei fazer uma lista inteira e só olhar a resolução no final, mas achei muito ruim, aprendo muito melhor lendo o enunciado e fazendo logo com o auxílio da resolução (quando não sei fazer).

Acho que uma coisa é fazer provas anteriores como estudo e outra é fazer simulados. No meu caso estou querendo aprender o assunto, não testar se aprendi.

3 curtidas

Ei Helton, blz?

Vi algumas de suas respostas e vi que já está nessa jornada há algum tempo… Estou no 3º do médio também e decidi começar esse ano a estudar realmente para o ITA.

Uma dúvida, vi que tem um cronograma e tals… queria saber se nunca rola de você não segui-lo durante algum dos dias. Por exemplo: Uma saída as vezes e coisas desse tipo.

Outra coisa, em quanto tempo você conseguiu terminar os livros de química, física? E conseguiu o de matemática?

E tem outra haha… comecei há pouco tempo e ainda não consegui me adaptar para estudar nas sextas, sábados e domingos :(( Alguma dica? Se sim, não só em relação à esta última pergunta, mas qualquer que vá acrescentar no meu projeto.

Abraços!

2 curtidas

Eae Junior.
Então cara eu estou fazendo as provas antigas por tópicos. Por exemplo: terminei Óptica, ai eu pego todas as questões de óptica que caíram no vestibular e resolvo. Essa opção tem dado muito certo comigo, e ela é muito boa porque você consegue fixar/revisar as matérias e já pegar experiência em relação a como os conteúdos são cobrados na prova. Olho o gabarito a cada questão resolvida ( dica da @susaneribeiro ), pois dessa forma eu consigo corrigir o meu erro na hora, é melhor para o aprendizado.

1 curtida

Fala Pedro, blz?
Sim, às vezes rola de não conseguir seguir o horário, quando isso acontece estudo no sábado ou domingo à tarde. Na verdade, na maioria das semanas algum horário desses de estudo não dá certo, mas faz parte.

Cara, então, física e química eu fiquei bom. Consegui terminar cada um deles no ano certo, martha 1, tópicos 1 no 1o ano, e martha 2, tópicos 2 no 2o ano. Matemática acabei acompanhando só o que é passado no colégio (só fiz o FME de conjuntos, e metade do de funções), então esse ano tenho que me esforçar em matemática. Naquele horário que eu escrevi na outra pergunta, eu acho que vou mudar pra estudar matemática e português domingo de manhã. E vou colocar redação no sábado à tarde.

Eu fiz cada um deles em uns 10 meses, mas tirei férias em julho, alguns meses estava namorando e não consegui manter bem o ritmo. Mas acho que se você se organizar pra fazer todos os livros esse ano, focando 100% dá pra fazer.
Meu planejamento agora é acabar os livros do 3o ano até junho/julho, e a partir de agosto ficar só nas provas antigas.

Cara, acho que tem que começar pequeno. É muito fácil a gente encher o quadro horário de matérias. Diria pra você colocar 2 horas no sábado e 2 horas no domingo de matérias que você gosta, de assuntos tranquilos, ou até só 1 hora. E depois com o tempo vai crescendo. Outra coisa, é se lembrar sempre do objetivo.
Outra dica é planejar o estudo, por exemplo, quero acabar o tópicos 2 em 3 meses, quantas “páginas” preciso ver por dia? E ir atrás.

@LuizHenrique, faço exatamente isso também! A diferença só é que tô fazendo no paperx, e quando não tem uma resolução boa vejo no site do poliedro.

3 curtidas

Cara… obrigadão pela resposta! Foi muito útil.

Poderia me dizer como funciona o paperx?

2 curtidas

O paperx tem as questões de prova do ITA e IME separadas em listas de exercícios por assunto!
Além disso, as pessoas podem postar as resoluções.
Eu uso principalmente a parte de física, você pode acabar um assunto e ir lá se aprofundar no nível de questão que cai na prova.
Nem sempre as resoluções são boas, quando não são, vejo o ano da prova e procuro no Google ou no site do poliedro. Tem me ajudado bem, é bom pra fazer listas de exercícios de assuntos específicos.

1 curtida

Saquei. Valeu, Helton!

Boa sorte, mano!!!

1 curtida

Boa sorte pra você também!
Estamos todos no mesmo barco!

Oi, eu gostaria de dar uma olhada nas provas, até para já deixar salvo, porém não tá abrindo aqui, o site está com algum problema?

Nossa, realmente! Vou entrar em contato com os criadores pra saber se é só uma falha momentânea (acho que é).

O site voltou, @Ester .

1 curtida

Olá pessoal! Sou Bruno, um dos criadores da PaperX, o site ficou fora do ar enquanto estamos fazendo algumas atualizações de features novas que estarão disponíveis no nosso site. Fico contente em ver o site sendo usado e recomendado! Estou a disposição do que precisarem!

2 curtidas

@brunovcosta, o paperx é sensacional! Excelente trabalho e obrigada por aparecer por aqui!!
Pessoal, qualquer dúvida, já sabem… :wink:

Uso muito o site de vocês, muito nobre iniciativa! Valeu, Bruno!

Fala, Luiz. Qual site ou como vc faz pra obter as questões por tópico? Só joga no google ou tem algum app exclusivo? Me recomendaram o Grupo exatas, porem nao tem resolução somente o gabarito.

olha o curso elite tem os melhores gabaritos comentados, eu faço os tópicos separados pelo grupo exatas e corrijo pelo curso elite!

1 curtida