Como fazer um planejamento de estudos diante das incertezas

Oi, gente! A minha dúvida é sobre como elaborar um planejamento de estudos agora sem uma data predefinida para os vestibulares. Para o ENEM, sobretudo, que as datas podem variar em 4 MESES. Fico pensando em delimitar um período para ter concluído todas as provas antigas, por exemplo, mas tenho medo de acabar cedo demais ou tarde demais. Obrigada desde ja!

Oi, Isadora. Cara, eu diria para você seguir seus estudos no melhor ritmo que for saudável para você. Eu acho que se você consegue estudar todo seu plano em uma quantidade tal de meses, não precisa estendê-lo. Se você terminar alguns meses antes do exame, melhor ainda porque você vai poder melhorar a matéria em que você está deficiente e vai ficar mais tranquila. Quanto as provas, veja o vídeo da Susane acerca das fases para passar no vestibular. Ela diz que quando você pegar uma boa base e estudar uma parte significativa das matérias, pode continuar estudando as matérias e já ir tirando um tempinho para treinar as provas. Eu não recomendo que você deixe para treinar as provas depois, pouco tempo antes do exame, pois quanto antes você conhecer o padrão da prova que você irá fazer, mais você irá se adaptar às questões e mais calma você vai ficar na hora porque você vai ter em mente que já simulou aquele tipo de prova várias vezes. Então eu diria para você estudar o quanto puder agora e depois você vai só lapidando o seu conhecimento. Não fica com medo de não dar tempo de resolver todas as provas não, se já tem um conhecimento legal e já acha que consegue entender e resolver algumas questões, acho que já pode encaixar algumas provas no seu cronograma. Você pode também fazer uma lista e anotar os anos das provas que você vai fazer. Exemplo: de 2001 a 2019, aí conforme você for resolvendo você vai riscando. Isso vai te dar um parâmetro porque se você resolve, por exemplo, uma por semana, você já sabe mais ou menos em quanto tempo vai terminar todas. Para não ficar muito pesado no seu tempo, você pode repartir as questões da prova ao longo dos dias da semana mas fica a seu critério.Boa noite! Bons estudos. Abraço!

1 curtida

Obrigada! Quanto as provas antigas, ja faço muitas, pois estou na segunda fase mas vou fazer muitas provas aí são muitas hahahah. Tua resposta me acalmou bastante! :wink:

2 curtidas