Como melhorar o raciocínio lógico-matemático?

Gente, comecei a estudar matemática esse ano, nunca havia a estudado regularmente antes, mas encontro muita dificuldade em pensar “fora da caixinha”, em ter um bom raciocínio lógico-matemático. Sigo estudando e revisando matemática normalmente, apesar das dificuldades, e decidi começar a praticar provas antigas da OBMEP, pois ouvi dizer que o estilo da prova é boa pra lapidar o tal raciocínio matemático. Vocês têm alguma dica nesse sentido? Quais atitudes posso tomar para lapidar meu raciocínio matemático?

3 curtidas

Só fazendo questões. Você vai errar bastante, vai ser sofrido, vai apanhar para entender a resolução mas vai valer a pena. O caminho das pedras é esse e quem tá falando é alguém que também tinha uma imensa dificuldade com matemática e hoje é amigo até da geometria análitica. :laughing:

3 curtidas

Obrigado, mano! Seguirei tentando.

1 curtida

Diferentemente do que muitos pensam, raciocínio matemático é criado na base do choro e no ranger dos dentes. É normal se sentir burro estudando essa matéria, não atoa muitos se acham incapazes de aprende-la. Só nunca desista do aprendizado e sempre trate seu erro ou falta de “pensamento matemático” em uma questão como mais um chance de lapidar seu conhecimento no assunto, e não como uma frustração.

6 curtidas

Entendo! Agradeço imensamente!

Olha como melhorar raciocínio matemático,? Fazendo muitos exercícios, porém não faça isso ir logo fazendo questão da OBMEP, nem em sonhos quando o povo fala em lapidar eles estão querendo dizer fazer umas questõeszinhas fora da caixa , não confunda. Outra coisa importante é provavelmente você está travada na linguagem matemática, daí você ficar putz não consigo interpretar questões, pelo fato de não saber equacionar, de não saber utilizar a linguagem pedida , ex: o quíntuplo de alguma coisa é mesmo de falar na linguagem matemática 5x , certo entre outras coisa, se você estiver zerada em matemática existe um livro muito gostoso de se fazer é eu garanto para você que não terás mais problema em matemática, básica , o nome do livro e (calcule mais ) o próprio autor tem um curso gratuito que tem todas as questões resolvidas em vídeo,daí você fazendo esse livro capa a capa corra e vá fazer os 3 volumes do IEZZi ciências e aplicações,você estará preparada para qualquer vestibular , e dando uma ressalva quando eu falo fazer capa a capa eu estou dizendo que é pra você tentar fazer todos os exercícios, não se preocupe em aceitá-los já que isso vem naturalmente, já que realmente tem uns que você não vai conseguir fazer daí quando você avança para outro algo sobrenatural acontece que você cria ideias para resolver o que você deixou para trás , KKKKKKKK , forte abraço . Sucesso nos estudos .

5 curtidas

muito obrigado, irmão

Eu gosto de ficar treinando no khan academy

ola, me interessei nesse livro mas nao conseguir achar pdf do livro calcule mais. Por acaso voce tem?

Olá apenas possuo a versão física, porém lembro que em algum momento já me enviaram esse pdf , caso eu encontre posso está enviando no seu e-mail. Vale muito a pena resolver esse livro , para que é zeradão em mat.

gostaria muito do pdf, se encontrar por favor me manda

Alguém ai tem o livro em pdf de álgebra e trigonometria da cynthia y. young e poderia me mandar?