Como perder o medo de fazer redação

Estou estudando faz um tempo, porém não fiz nenhuma redação. Não consigo, fico horas tentando mas nunca fica bom pra mim. Eu sei que preciso ler mais, mas ler o que especificamente. Os temas da redação da FUVEST são mais do tipo filosófico.
Preciso de indicação de leituras pra redação.

3 curtidas

Jeniffer,
É assim mesmo. Começar a fazer redação é difícil!
Mas olha, esse é só o começo, depois que engrena fica bem mais tranquilo.

Acho que o maior bloqueio para escrever redação é querer fazer uma redação perfeita.

O pensamento que a gente tem que ter é deixar fluir, escrever livremente. Depois você edita.

Eu recomendo uma estratégia com 3 passos.
Passo 1 - Aprender a estrutura dissertativa

  • Acho que esse passo você já fez.

Passo 2 - Ler uma proposta

  • Leia um tema hoje, leia os textos motivadores mas ainda não faça a redação.
  • Em outros momentos do dia, pense no tema, você consegue pensar em algum argumento?
  • Pesquise sobre esse tema (textos e vídeos), complemente seus argumentos, veja novas ideias
  • Se quiser anote esses argumentos. Mas bem simples, algo assim:

Lista de argumentos
*argumento 1

  • argumento 2
  • argumento 3

E ainda não escreva a redação.

Passo 3 - Escreva uma redação ruim, horrível, que dê vergonha haha
Vá com a ideia de escrever qualquer coisa, a gente não sai do nada pra criar uma obra de arte.
Vá com a ideia de escrever uma redação ruim mesmo, uma redação que vai ficar escondida no seu caderno.
Lá pela 3a você mostra pra professora.

Mesmo assim, tente com os seguintes passos:

  • No dia seguinte depois de ler sobre o tema, você organiza melhor a ordem dos seus argumentos, uns 2 a 4 argumentos.
  • Pense em como juntá-los na conclusão.
  • E pense em como organizar a relação entre o tema e os seus argumentos na introdução.
  • Faça um rascunho desses parágrafos, escreva qq coisa que aparecer na sua mente.

Eu acho que o maior bloqueio é a gente pensar que temos que escrever uma redação nota dez, mas a gente precisa deixar fluir. Depois você edita, corta, reescreve. Mas o primeiro passo é deixar a primeira versão se escrever sozinha.

Antes a Fuvest liberava as melhores redações. Quando eu comecei eu era bem ruim, e eu quis " hackear" esse processo de escrever redações. Então eu fui no site da Fuvest e li dezenas de redações.
O que me chamou atenção é que váaaarias redações mencionavam Zygmunt Bauman. Eu não o conhecia, e achei super estranho essas redações receberem nota máxima.

Fui pesquisar sobre ele e me encantei, tanto com as ideias dele, quanto com a possibilidade de tirar 10 na redação usando seus argumentos haha

O livro principal é " modernidade líquida", mas não leia. Veja os resumos, ou os vídeos (prefiro).

São vídeos profundos, nos fazem pensar sobre nossa vida em sociedade, o que valorizamos. Vai servir pra redação, mas vai muito além.

Bons estudos!!

8 curtidas

Muito bom, @susaneribeiro

O que ajuda também é assistir as aulas dos professores sobre esses temas, é algo que tem me ajudado bastante.

Nossa, muito obrigada, vou tentar desenvolver esse método. É difícil demais a redação, acredito que se eu passar para a segunda fase vai ser decisiva para minha aprovação pois o curso que eu quero é Engenharia!
Trabalho de tarde até a noite, estou procrastinando nos estudos, vejo pessoas dizendo que fez um ou dois anos de cursinho e não passou em cursos bem menos concorrido que o meu. Sera que tenho ainda chance de passar? Chego até sonhar que não passei nem da primeira fase kkk, o desespero por está chegando a prova e parece que eu não estudei nada. O que me diz sobre isso, será que é relativo a aprovação? A pessoa pode ter estudado menos que a outra e menos assim ser aprovada?
Está difícil continuar acreditando na tão sonhada aprovação Susane.

1 curtida

Essa necessidade de fazer uma boa redação bloqueia mesmo. Bom texto!

1 curtida