Como perder o medo de fazer redação

Estou estudando faz um tempo, porém não fiz nenhuma redação. Não consigo, fico horas tentando mas nunca fica bom pra mim. Eu sei que preciso ler mais, mas ler o que especificamente. Os temas da redação da FUVEST são mais do tipo filosófico.
Preciso de indicação de leituras pra redação.

3 curtidas

Jeniffer,
É assim mesmo. Começar a fazer redação é difícil!
Mas olha, esse é só o começo, depois que engrena fica bem mais tranquilo.

Acho que o maior bloqueio para escrever redação é querer fazer uma redação perfeita.

O pensamento que a gente tem que ter é deixar fluir, escrever livremente. Depois você edita.

Eu recomendo uma estratégia com 3 passos.
Passo 1 - Aprender a estrutura dissertativa

  • Acho que esse passo você já fez.

Passo 2 - Ler uma proposta

  • Leia um tema hoje, leia os textos motivadores mas ainda não faça a redação.
  • Em outros momentos do dia, pense no tema, você consegue pensar em algum argumento?
  • Pesquise sobre esse tema (textos e vídeos), complemente seus argumentos, veja novas ideias
  • Se quiser anote esses argumentos. Mas bem simples, algo assim:

Lista de argumentos
*argumento 1

  • argumento 2
  • argumento 3

E ainda não escreva a redação.

Passo 3 - Escreva uma redação ruim, horrível, que dê vergonha haha
Vá com a ideia de escrever qualquer coisa, a gente não sai do nada pra criar uma obra de arte.
Vá com a ideia de escrever uma redação ruim mesmo, uma redação que vai ficar escondida no seu caderno.
Lá pela 3a você mostra pra professora.

Mesmo assim, tente com os seguintes passos:

  • No dia seguinte depois de ler sobre o tema, você organiza melhor a ordem dos seus argumentos, uns 2 a 4 argumentos.
  • Pense em como juntá-los na conclusão.
  • E pense em como organizar a relação entre o tema e os seus argumentos na introdução.
  • Faça um rascunho desses parágrafos, escreva qq coisa que aparecer na sua mente.