Estou estudando faz um tempo, porém não fiz nenhuma redação. Não consigo, fico horas tentando mas nunca fica bom pra mim. Eu sei que preciso ler mais, mas ler o que especificamente. Os temas da redação da FUVEST são mais do tipo filosófico.
Preciso de indicação de leituras pra redação.
Jeniffer,
É assim mesmo. Começar a fazer redação é difícil!
Mas olha, esse é só o começo, depois que engrena fica bem mais tranquilo.
Acho que o maior bloqueio para escrever redação é querer fazer uma redação perfeita.
O pensamento que a gente tem que ter é deixar fluir, escrever livremente. Depois você edita.
Eu recomendo uma estratégia com 3 passos.
Passo 1 - Aprender a estrutura dissertativa
- Acho que esse passo você já fez.
Passo 2 - Ler uma proposta
- Leia um tema hoje, leia os textos motivadores mas ainda não faça a redação.
- Em outros momentos do dia, pense no tema, você consegue pensar em algum argumento?
- Pesquise sobre esse tema (textos e vídeos), complemente seus argumentos, veja novas ideias
- Se quiser anote esses argumentos. Mas bem simples, algo assim:
Lista de argumentos
*argumento 1
- argumento 2
- argumento 3
E ainda não escreva a redação.
Passo 3 - Escreva uma redação ruim, horrível, que dê vergonha haha
Vá com a ideia de escrever qualquer coisa, a gente não sai do nada pra criar uma obra de arte.
Vá com a ideia de escrever uma redação ruim mesmo, uma redação que vai ficar escondida no seu caderno.
Lá pela 3a você mostra pra professora.
Mesmo assim, tente com os seguintes passos:
- No dia seguinte depois de ler sobre o tema, você organiza melhor a ordem dos seus argumentos, uns 2 a 4 argumentos.
- Pense em como juntá-los na conclusão.
- E pense em como organizar a relação entre o tema e os seus argumentos na introdução.
- Faça um rascunho desses parágrafos, escreva qq coisa que aparecer na sua mente.
Eu acho que o maior bloqueio é a gente pensar que temos que escrever uma redação nota dez, mas a gente precisa deixar fluir. Depois você edita, corta, reescreve. Mas o primeiro passo é deixar a primeira versão se escrever sozinha.
Antes a Fuvest liberava as melhores redações. Quando eu comecei eu era bem ruim, e eu quis " hackear" esse processo de escrever redações. Então eu fui no site da Fuvest e li dezenas de redações.
O que me chamou atenção é que váaaarias redações mencionavam Zygmunt Bauman. Eu não o conhecia, e achei super estranho essas redações receberem nota máxima.
Fui pesquisar sobre ele e me encantei, tanto com as ideias dele, quanto com a possibilidade de tirar 10 na redação usando seus argumentos haha
O livro principal é " modernidade líquida", mas não leia. Veja os resumos, ou os vídeos (prefiro).
São vídeos profundos, nos fazem pensar sobre nossa vida em sociedade, o que valorizamos. Vai servir pra redação, mas vai muito além.
Bons estudos!!
Muito bom, @susaneribeiro
O que ajuda também é assistir as aulas dos professores sobre esses temas, é algo que tem me ajudado bastante.
Nossa, muito obrigada, vou tentar desenvolver esse método. É difícil demais a redação, acredito que se eu passar para a segunda fase vai ser decisiva para minha aprovação pois o curso que eu quero é Engenharia!
Trabalho de tarde até a noite, estou procrastinando nos estudos, vejo pessoas dizendo que fez um ou dois anos de cursinho e não passou em cursos bem menos concorrido que o meu. Sera que tenho ainda chance de passar? Chego até sonhar que não passei nem da primeira fase kkk, o desespero por está chegando a prova e parece que eu não estudei nada. O que me diz sobre isso, será que é relativo a aprovação? A pessoa pode ter estudado menos que a outra e menos assim ser aprovada?
Está difícil continuar acreditando na tão sonhada aprovação Susane.
Essa necessidade de fazer uma boa redação bloqueia mesmo. Bom texto!