Conselho sobre os dias de estudo

Oii, tudo bem?

Antes da pergunta em si, uma pequena contextualização. Estou no 3° ano do ensino médio, esse ano é o meu primeiro ano estudando especificamente pra o enem, como o principal foco dos meus estudos. Mas desde o 8/9 ano estudava bastante, mesmo que de uma maneira muito teórica, sem dar devida atenção às questões.

Quando montei meu quadro horário, deixei redação e lista sniper de física pra domingo. Mas tem sido bem difícil de cumprir isso, porque nos dias de domingo geralmente já estou bastante cansada por conta da rotina de conciliar escola e estudos pra o enem.
Seria uma boa ideia tentar organizar essas duas tarefas durante a semana, ou tentar deixar assim mesmo?

Vejo muitas pessoas falando que pra passar em medicina tem que estudar dia de domingo, daí fico pensando que se eu não conseguir ter essa mesma rotina, não vou conseguir passar.

Grata desde já.

Olá Ana, tudo bem?
Então… reserve PELO MENOS um dia da semana para descanso! Por mais “contraditório” que pareça, ele é fundamental e atua diretamente na retenção e no bom andamento do aprendizado. Li vários relatos sobre estudantes de medicina da USP, e TODOS que vi citaram a importância do lazer nessa etapa, que é a nossa preparação. Então, vc pode estudar domingo sim, desde que tenha um dia livre para ocupar-se com coisas que vc gosta.
Enfim, tente conciliar esses afazeres com seu tempo semanal, mesmo que vc tenha que “ajustar” alguns horários em q vc estuda. Vá experimentando aos poucos, pois somente assim vc perceberá oq funciona ou não.
É isso, boa sorte!

Oii Maria, tudo bem sim. E você?

Muito obrigada pelo Conselho! Esse começo de ano está sendo bastante complicado, até por que o terceiro ano do ensino médio é muito importante e a sociedade sempre nos pressiona à sair da escola aprovados.

Reajustei meu quadro horário, de forma que existissem esses dois âmbitos ( lazer e estudos). Até agora, me sinto muito mais produtiva e até alegre.
E como você disse, temos que ir vendo o que funciona pra a gente.

Mas uma vez, muito obrigada!