Cronograma de Estudos

Olá pessoal, estou montando um quadro de horários para o enem e gostaria de ajuda na distribuição de matérias. Baixei o ciclo de estudos da susane :slight_smile:

Ficou mais ou menos assim:

Dê preferência às que você tem mais dificuldade, por ex 2h de uma pra 1h de outra que é mais fácil pra ti. Também é bom intercalar humanas e exatas, tu pode ver aula em um horário e fazer exercícios no outros, etc., pra não se cansar tão fácil. Ah, outra coisa que eu acho importante é sempre colocar matérias mais “ativas” na parte da manhã, porque ficar só vendo aula pode acabar dando muito sono.

2 curtidas

Olá, Ferreira! Acho que os conselhos da @victoriaprestesl resumem bem como aproveitar melhor um quadro de horários. Quanto à minha opinião, penso que um ciclo de estudos seria muito mais eficiente. Porque? Bem, pois torna o estudo mais dinâmico e adaptativo. Caso surja algum imprevisto basta continuar do ponto onde parastes (essa flexibilidade é ótima!:chipmunk:). Além disso, no meu caso, animo-me muitas vezes só de lembrar que cosegui completar um ciclo inteiro. Funciona quase como uma meta diária. Sugiro considerar “esse lado da força” hehe. Abraços!

Observação: Eu utilizo o ciclo abaixo feito pela Susane, apenas distribuo a metade da carga de inglês para literatura, e a outra para português.
Observação number two: Como o seu caso é para o enem, sugiro incluir filosofia e sociologia no ciclo, cerca de meia hora para cada. Podes colocar adicionando horas ou substituindo pela diminuição da carga horária de outra matéria.
ciclo%20de%20estudos%20fuvest%20medicina

1 curtida

Sim! Eu conheço esse ciclo da susane, porém fico com dúvidas no quesito que pode acaba não dando tempo suficiente para ver a teoria/vídeo aula. Por exemplo, natureza e matemática costumo demora 1h:30 até 2h dependendo do assunto. Assim, talvez não consiga me adaptar pelo “excesso” de matérias em um dia.
Obs: : Estudo 1h de inglês todos os dias

Muito obrigado pelas dicas! Realmente parte da manhã costuma deixa matérias mais difíceis

Estava pensando e fiz um ciclo com o quadro de horário (uma das recomendações das @susaneribeiro e ficou mais ou menos assim:

O que achou?

Quanto a sua dúvida referente ao tempo, eu geralmente estudo a matéria e caso não consiga fazer os exercícios no dia eu faço no dia seguinte, sem estresse. :eagle:
Isso me ajuda a fixar o conteúdo na cabeça e a não decorar a matéria, pois eu tenho que reler minhas anotações e me lembrar do raciocínio para resolve-las.
Caso eu não consiga, isso significa que ou eu não entendi a matéria, ou as anotei de maneira não eficiente. Assim, tento evitar de me auto-sabotar :sunny:
Achei legal a ideia de ler redações exemplares no dia anterior que dedicastes para produzir sua redação semanal :sparkles:
Ademais, penso que varia de pessoa para pessoa, mas eu adicionaria 2 horas a mais de matemática no lugar de 2 horas de biologia, pois o peso daquela matéria é muito maior que o desta.
Por fim, acho que inicialmente o quadro está bom :smile:. Conforme for progredindo nesse projeto mantenha a cabeça aberta para realocar os horários, acho super normal percebermos com o tempo os momentos em que elas mais se adaptam, então com paciência muita coisa se ajeita.
Mantenha a força! Abraços :chipmunk:

2 curtidas

Muito obrigado pelas dicas! É que pretendo fazer Uerj e tem específica de Biologia kkk