Olá pessoal, estou montando um quadro de horários para o enem e gostaria de ajuda na distribuição de matérias. Baixei o ciclo de estudos da susane
Ficou mais ou menos assim:
Olá pessoal, estou montando um quadro de horários para o enem e gostaria de ajuda na distribuição de matérias. Baixei o ciclo de estudos da susane
Ficou mais ou menos assim:
Dê preferência às que você tem mais dificuldade, por ex 2h de uma pra 1h de outra que é mais fácil pra ti. Também é bom intercalar humanas e exatas, tu pode ver aula em um horário e fazer exercícios no outros, etc., pra não se cansar tão fácil. Ah, outra coisa que eu acho importante é sempre colocar matérias mais “ativas” na parte da manhã, porque ficar só vendo aula pode acabar dando muito sono.
Olá, Ferreira! Acho que os conselhos da @victoriaprestesl resumem bem como aproveitar melhor um quadro de horários. Quanto à minha opinião, penso que um ciclo de estudos seria muito mais eficiente. Porque? Bem, pois torna o estudo mais dinâmico e adaptativo. Caso surja algum imprevisto basta continuar do ponto onde parastes (essa flexibilidade é ótima!). Além disso, no meu caso, animo-me muitas vezes só de lembrar que cosegui completar um ciclo inteiro. Funciona quase como uma meta diária. Sugiro considerar “esse lado da força” hehe. Abraços!
Observação: Eu utilizo o ciclo abaixo feito pela Susane, apenas distribuo a metade da carga de inglês para literatura, e a outra para português.
Observação number two: Como o seu caso é para o enem, sugiro incluir filosofia e sociologia no ciclo, cerca de meia hora para cada. Podes colocar adicionando horas ou substituindo pela diminuição da carga horária de outra matéria.
Sim! Eu conheço esse ciclo da susane, porém fico com dúvidas no quesito que pode acaba não dando tempo suficiente para ver a teoria/vídeo aula. Por exemplo, natureza e matemática costumo demora 1h:30 até 2h dependendo do assunto. Assim, talvez não consiga me adaptar pelo “excesso” de matérias em um dia.
Obs: : Estudo 1h de inglês todos os dias
Muito obrigado pelas dicas! Realmente parte da manhã costuma deixa matérias mais difíceis
Estava pensando e fiz um ciclo com o quadro de horário (uma das recomendações das @susaneribeiro e ficou mais ou menos assim:
O que achou?
Quanto a sua dúvida referente ao tempo, eu geralmente estudo a matéria e caso não consiga fazer os exercícios no dia eu faço no dia seguinte, sem estresse.
Isso me ajuda a fixar o conteúdo na cabeça e a não decorar a matéria, pois eu tenho que reler minhas anotações e me lembrar do raciocínio para resolve-las.
Caso eu não consiga, isso significa que ou eu não entendi a matéria, ou as anotei de maneira não eficiente. Assim, tento evitar de me auto-sabotar
Achei legal a ideia de ler redações exemplares no dia anterior que dedicastes para produzir sua redação semanal
Ademais, penso que varia de pessoa para pessoa, mas eu adicionaria 2 horas a mais de matemática no lugar de 2 horas de biologia, pois o peso daquela matéria é muito maior que o desta.
Por fim, acho que inicialmente o quadro está bom . Conforme for progredindo nesse projeto mantenha a cabeça aberta para realocar os horários, acho super normal percebermos com o tempo os momentos em que elas mais se adaptam, então com paciência muita coisa se ajeita.
Mantenha a força! Abraços
Muito obrigado pelas dicas! É que pretendo fazer Uerj e tem específica de Biologia kkk