Da pra passar no ITA sem cursinho?

Quero entrar no ITA, mas não tenho dinheiro para pagar por um cursinho. Queria saber se com uma boa organização da para passar estudando sozinha.
Obs: Ano que vem vou entrar no 2° ano do médio

1 curtida

Sim e não :sweat_smile: . É bastante complicado passar estudando sozinho, é necessário ser uma pessoa bem acima da média, mas não deixe isso te desanimar. Como você está indo para o segundo ano foque em construir uma base forte durante esses anos do ensino médio, entenda bem os fundamentos e treine bastante. Faça a prova nos 2 anos e tente dar seu melhor. Faça outras provas militares também, por mais que não sejam uma opção para você. Os melhores cursinhos do Brasil possuem ótimos programas de bolsa, mesmo que você não tenha como pagar 1 centavo, um bom resultado no ITA e aprovação em outros concursos vão te garantir uma vaga lá. E a partir dai, tendo uma boa base, a aprovação é certa. (não tome isso como verdade absoluta, é apenas um conselho)

o que funcionou pra mim quando eu comecei a estudar pro ita foi ir fazendo os livros indicados pela galera por exemplo topicos de fisica, fme e feltre e fazendo bastante questoes do ita pra treinar questoes no estilo. tem alguns foruns no telegram voltados pra vestibulares militares em que voce encontra tambem apostilas de cursinho com questoes do ita e ime separadas por assunto e similares (e muito importante resolver esse tipo de problema durante a preparaçao). pra mim os livros base e questoes do ita e ime foram o suficiente para que eu passasse na 1 fase do ime e conseguisse bolsa 1000% num cursinho muito bom do ceara, mas acho que resultados em vestibulares militares como espcex, afa, efomm etc sao o suficientes alem das provas de bolsa que mtos cursinhos do ceara. e muito importante mesmo voce ter organizaçao, escolher um material legal pra estudar e ir seguindo por ele com teoria e exercicios, se vc for pegando mtos materiais de uma vez pode acabar se perdendo e nao terminando o que é necessário.
como voce ta no segundo ano vc pode começar ir fazendo os fme’s, topicos e feltre na ordem. se eu fosse fazer isso hj faria o fme na seguinte ordem:
funçao, log, trigo, plana, geo anal, matrizes e combinatoria ( o de espacial eu pegaria a teoria por apostila e faria exercicios do ita e do ime pq o iezzi de espacial e pesado dms)
Depois de ver a teoria e fazer as questoes de embasamento pra cada assunto eu faria questoes de ita e vestibulares (que voce encontra em foruns no telegram ou internet etc)
Pra fisica acho que o topicos e questoes do ita cobre bem e pra quimica acredito que se vc usar um livro como atkins so pra consultar de vez em quando vale a pena.
Sugiro vc procurar alguem que trabalhe com isso tambem, no instagram tem o nilton monitutor que presta tutoria pra quem quer ita (ele sabe muitos materiais e tem contato com a galera dos cursinhos e pode te arrumar uma bolsa)
Final do ano eu faria assim: 5 anos de 1 fase do ime e 10 anos de 1 fase do ITA (nao esquece de ler as obras obrigatorias porque portugues ajuda MUITO se vc nao for tao bem em exatas)
Se vc puder tambem faça vests militares e provas de bolsa ( o farias brito e ari de sá lançam provas de bolsa no fim do ano, e pelo menos no ano que eu fiz a do ari de sa nao foi dificil).
Agora o negocio mesmo e estudar muito por mtas questoes e ter organizaçao pra estudar varias materias ao mesmo tempo, pq esse negocio de estudar uma materia de cada vez nao da mto certo.
Quando eu decidi que queria ita e tava no terceiro ano comecei a cagar humanas (conseguia fazer o minimo pra passar) e exatas eu ia bem por causa do ita. Se vc se der bem esse ano pode conseguir fazer o terceiro ano ja nas turmas ita de algum curso de fortaleza (o direcionamento do cursinho vai te poupar mto tempo)
Alem disso se vc começar a estudar agora acho que da pra fazer os livros de fisica e quimica ate setembro ou outubro mais ou menos de depois fazer so prova antiga de primeira fase (matematica e bom filtrar pq no iezzi tem coisa que nao cai). uma coisa que funcionou bem pra mim quando passei de fase foi treinar as provas de primeira fase no tempo certo no modelo do ita pra adquirir rapidez e velocidade. tem mta gnt que acha que passar de fase e facil, eu particularmente tinha sentia dificuldade em admnistrar o tempo e tal.
Se vc puder tambem faça simulados durante a preparaçao, mesmo que vc va mal, o simulado ajuda mto a ver questao diferente e observar sua evoluçao a longo prazo.
Tudo que eu disse e baseado na minha experiência no ano que eu estudei sozinha e eu cometi muitos erros que me prejudicaram , como tentar fazer os iezzi de cabo a rabo na ordem cronologica e nao fazer provas antigas no tempo na minha primeira tentativa.
Dai depois que vc passar de fase se der tempo pode tentar fazer uns seis anos de prova de segunda fase se organizar direitinho e se o tempo entre a primeira e a segunda fase for grande que nem foi esse ano
Ano passado teve um menino do maranhão que conseguiu passar estudando sozinho direto do segundo ano.
Se vc quiser ajuda com qualquer coisa tipo material e talz meu insta é ana.luiza.lou pode mandar direct.
E isso ai boa sorte da o gas que da certo !!

2 curtidas