Qual foi a parte mais difícil de estudar em casa? Ou de fazer cursinho presencial? Caso sinta-se bem, compartilhe.
Passei 1 ano estudando em casa, e a parte mais difícil foi lidar com a solidão. Não tinha amigos no ensino médio, só colegas de sala, e isso fez falta.
Ficar sem conversar com ninguem alem de seus pais e poucos familiares é um pouco depressivo
☆ Faça amigos no ensino médio, a sua saúde mental é mais importante que uma nota ☆
Gostaria de tirar uma dúvida, estou pretendendo usar o Livro do KOTZ química geral para o ita, volumes 1 e 2, o que você acha? em relação a química orgânica qual livro é melhor utilizar e fácil de entender para o ITA? Solomons, McMURRY ou Paula Bruice?
Oi @eduardo_silva. Estudei para a FUVEST, não sei muito sobre livros para o ITA. Crie um tópico sobre, fica mais fácil de obter respostas.
Bons estudos.
Estudei o ano passado inteiro em casa, e a parte mais difícil foi a solidão e comprometimento. No começo acabei nem ligando muito pra solidão, achava que era até bom, conversava muito pouco, saía pouco, literalmente tinha todo tempo do mundo pra estudar, mas com o tempo comecei a sentir falta das conversas e dos amigos. O comprometimento também foi uma fase de amadurecimento, como eu não fiz cursinho presencial, basicamente eu mesmo montei meu cronograma e afins, e a responsabilidade de estudar era inteiramente minha, então era necessário ter todo comprometimento do mundo pra não procrastinar.
De estudar em casa? Nenhuma. Só tenho a agradecer.
Em presencial? Tudo. Não faria de novo nem que me pagassem. Passei um ano indo em presencial após ter saído da escola e não saber nada como funcionavam os vestibulares. Posso afirmar que foi um ano que perdi muito dinheiro, fiquei muito cansado e não rendi nem perto do que rendo em casa.
Um pouco estranho no começo ja que tinha terminado a ensino médio a 5 anos atras, e so lembrava de biologia e historia, tentei seguir o padrão das pessoas o que foi de extremo sofrimento pensei em desistir, uma coisa boa em estudar sozinho claro com os materiais corretos é que você percebe o seu ritmo e como voce aprende melhor sem ter que seguir ritmo de ninguém.
Não sofri muito com solidão porque no fim eu sempre fui como um polvo sempre gostei de me esconder.
Começarei a estudar em casa esse ano e estou bem tranquila e mais confiante. Sinceramente, mesmo a solidão é “ok” as vezes. Você pode marcar de sair com amigos próximos ou algo parecido, para não se afundar só nos estudos e esquecer da vida pessoal.
Mas quando se faz cursinho presencial… Não é uma experiência muito boa O ambiente é pesado com a competitividade, você perde muito tempo indo e voltando, fica esgotado mais rapidamente. Editarei meu comentário quando esse ano passar para poder comparar bem as duas opções.
Até agora, estou ótima com a ideia de ficar sozinha.