[DESABAFO] Qual foi a parte mais difícil de estudar em casa?

Qual foi a parte mais difícil de estudar em casa? Ou de fazer cursinho presencial? Caso sinta-se bem, compartilhe.

Passei 1 ano estudando em casa, e a parte mais difícil foi lidar com a solidão. Não tinha amigos no ensino médio, só colegas de sala, e isso fez falta.
Ficar sem conversar com ninguem alem de seus pais e poucos familiares é um pouco depressivo :confused:
☆ Faça amigos no ensino médio, a sua saúde mental é mais importante que uma nota ☆

2 curtidas

Gostaria de tirar uma dúvida, estou pretendendo usar o Livro do KOTZ química geral para o ita, volumes 1 e 2, o que você acha? em relação a química orgânica qual livro é melhor utilizar e fácil de entender para o ITA? Solomons, McMURRY ou Paula Bruice?

Oi @eduardo_silva. Estudei para a FUVEST, não sei muito sobre livros para o ITA. Crie um tópico sobre, fica mais fácil de obter respostas.
Bons estudos.

Estudei o ano passado inteiro em casa, e a parte mais difícil foi a solidão e comprometimento. No começo acabei nem ligando muito pra solidão, achava que era até bom, conversava muito pouco, saía pouco, literalmente tinha todo tempo do mundo pra estudar, mas com o tempo comecei a sentir falta das conversas e dos amigos. O comprometimento também foi uma fase de amadurecimento, como eu não fiz cursinho presencial, basicamente eu mesmo montei meu cronograma e afins, e a responsabilidade de estudar era inteiramente minha, então era necessário ter todo comprometimento do mundo pra não procrastinar.

1 curtida

De estudar em casa? Nenhuma. Só tenho a agradecer.

Em presencial? Tudo. Não faria de novo nem que me pagassem. Passei um ano indo em presencial após ter saído da escola e não saber nada como funcionavam os vestibulares. Posso afirmar que foi um ano que perdi muito dinheiro, fiquei muito cansado e não rendi nem perto do que rendo em casa.

4 curtidas

Um pouco estranho no começo ja que tinha terminado a ensino médio a 5 anos atras, e so lembrava de biologia e historia, tentei seguir o padrão das pessoas o que foi de extremo sofrimento pensei em desistir, uma coisa boa em estudar sozinho claro com os materiais corretos é que você percebe o seu ritmo e como voce aprende melhor sem ter que seguir ritmo de ninguém.
Não sofri muito com solidão porque no fim eu sempre fui como um polvo sempre gostei de me esconder.

2 curtidas

Começarei a estudar em casa esse ano e estou bem tranquila e mais confiante. Sinceramente, mesmo a solidão é “ok” as vezes. Você pode marcar de sair com amigos próximos ou algo parecido, para não se afundar só nos estudos e esquecer da vida pessoal.
Mas quando se faz cursinho presencial… Não é uma experiência muito boa :confused: O ambiente é pesado com a competitividade, você perde muito tempo indo e voltando, fica esgotado mais rapidamente. Editarei meu comentário quando esse ano passar para poder comparar bem as duas opções.
Até agora, estou ótima com a ideia de ficar sozinha.

3 curtidas