Não é fácil para mim chegar aqui e falar isso, mas não sei mais em qual outro fórum, site ou comunidade ir para falar sobre isso.
Existem momentos em nossa vida que parece que estamos andando em câmera lenta, enquanto tudo e todos estão a 1000km/h. Eu passei por isso, e sinto que ainda esteja passando.
Não sei ao certo o que aconteceu, porém aos poucos fui perdendo interesse em tudo que gostava de fazer, fui desanimando, até que finalmente parei. Como se estivesse paralisado.
Ontem mesmo eu conversava com um amigo, e então percebi que o motivo de estar procrastinando desde o começo do ano é o medo de falhar, de não ser suficiente, de decepcionar, e acredito que isso engatilha a ansiedade. Basicamente, eu tinha um plano de começar a estudar para o vestibular esse ano, porque isso me deixaria a frente, facilitaria meu estudo, e faria com que eu tivesse mais tempo.
Eu comecei, estudei durante o período de aproximadamente um mês, e aí bateu o desânimo, desde então nunca mais estudei, e passei por uma fase em que fiquei bastante deprimido, uns 3 a 4 meses eu diria, em que não conseguia fazer nada. Resultado: fiz o Enem sem saber nada.
É complicado para mim, depois disso que passei, o desânimo não vai embora, procrastinar é a única coisa que faço, e lamento muito, por mim mesmo. É horrível me ver fracassar antes mesmo de tentar.
Eu diria que a parte mais difícil é saber que todos esperam muito de mim, que eu seja bem sucedido, porque dizem que eu tenho potencial, no entanto isso só faz aumentar meu medo de falhar.
Não sei ao certo porque quis falar isso agora, só que eu realmente precisava desabafar. Eu quero me dedicar, ter ânimo ao acordar e já saber o que vou fazer no dia, aprender uma coisa nova a cada dia, me sentir suficiente e não ter mais esse medo.
Obrigado se leram até aqui. Sinto-me envergonhado por ter de admitir tudo isso, mas eu sei que alguém pode entender e talvez até se identificar.