Dificuldade em física: não consigo entender exercícios

Bom, comecei a estudar cinemática, entendi a teoria mas na hora de fazer questões sempre faço os cálculos errados porque não sei ler a questão corretamente, já “fiz” uns 20 exercícios (tentei, não consegui, e fui olhar a resolução), tentei diferentes apostilas, mas não adianta. Não tenho essa dificuldade em matemática e química, só física mesmo e não entendo o porquê, também não sei como melhorar isso. Até mesmo pra escola, sempre que tentei nunca consegui entender, se alguém tiver alguma dica pra isso, por favor me diga.

1 curtida

Talvez tenha que revisar matemática básica, ajuda bastante… agora, uma dica que eu aderi:" sempre faça a mais do que te pedem"…quando comecei a estudar física, fui aprendendo a teoria e as fórmulas, mas eu queria saber o “porque” delas, e não apenas decorar, isso me fez comprar livros, tais como: "Isacc Newton - biografia, Os gênios da ciência - Stephen Hawking, e outros de física teórica, isso me ajudou a “ler” questões de física melhor…foi assim que descobri que Newton descobriu a lei da gravidade através da terceira lei de kleper, e não por causa de uma maçã…espero ter ajudado :slight_smile:

3 curtidas

Tem uma frase famosa que fala que entender qual é o problema é metade da solução.

Achei sensacional você conseguir identificar o problema. É preciso de muito autoconhecimento.

Acho que agora você sabe o que é preciso melhorar, você mesma vai conseguir sozinha, por observação.

Uma ideia a mais seria:

  1. Antes de resolver a questão, tente se explicar os passos do problema, o que exatamente está acontecendo? Qual é a ordem dos problemas físicos?
  2. Imagine! Pode ser que sejam dois carros freando, em colisão… Imagine mesmo, sem se preocupar com as equações.
  3. Depois, em um segundo momento, coloque as equações. Quando você tiver um entendimento do que está acontecendo, a matemática do problema se tornará muito mais fácil.

Boa @Jhonatan, eu também adoro ler biografias de cientistas, elas ensinam muita coisa sobre o tipo de raciocínio que é legal ter, principalmente a imaginação.

5 curtidas

Ajudou muito, obrigada pelas dicas!

2 curtidas