Dificuldades em elaboração da redação e bloqueio na escrita

Diante de várias notas baixas nas redações desse ano, fiquei com um bloqueio até para sentar e produzir a redação. Além de um curso que faz uma correção detalhada, gostaria de saber o que faço para aumentar o meu repertório sociocultural e melhorar o conteúdo das redações?

1 curtida

Oi, Elayne. Primeiramente gostaria que você soubesse que você não é incapaz de escrever uma boa redação. Eu já tive o mesmo problema de bloqueio que você, eu já fiquei muito tempo olhando para a folha de papel em branco sem conseguir escrever nada, acho que por conta da pressão também. E o que eu te indico é o seguinte: não precisa começar escrevendo, vai com calma. Primeiro, leia o tema da redação, tente buscar o máximo de informações sobre esse tema, ai você escreve seus dois argumentos do desenvolvimento no rascunho( no enem, normalmente eu faço 2 parágrafos de desenvolvimento então uso um argumento para cada mas isso vai da sua escolha e da prova que você irá fazer).Faça apenas isso por enquanto. Se conseguiu, ótimo. Se não, não desista. Aí a próxima etapa é você buscar os repertórios, é legal você procurar ideias e não apenas frases prontas porque se você entender o que a ideia quer dizer você não precisará gravá-la, você apenas precisará explicá-la, colocar o nome de quem a produziu e encaixá-la no tema. Quanto mais a ver com o tema o seu repertório for, melhor ele é para não ficar parecendo que você apenas jogou na folha. Um bom canal de repertórios é o da Débora Aladim ou você pode pesquisar redações acerca do tema que você quer produzir e aprender com os repertórios usados. Quando voce ja estiver com os argumentos e o repertorio no rascunho( 3 repertórios que sejam produtivos já servem) voce pode escolher um desses repertorios para usá-lo na introducao como contextualizacão e os outros dois nos desenvolvimentos.
Lembrando que na introdução você não precisar explicar os argumentos, apenas apresentá-los, pq a explicacao deles voce deixa para fazer nos desenvolvimentos. Feito isso, escreva no rascunho como vc pode solucionar os problemas que você abordou nos seus argumentos e depois é só você complementar o seu texto e passar tudo para o papel. Não fique com medo, vai tentando se acostumar aos poucos com a criaçao da redação, no começo demora mesmo mas depois vc adquire velocidade e isso se torna um hábito com a pratica. Sei que nas redações do enem é comum o uso de palavras “bonitas” e “difíceis” mas n trave diante disso, pq isso vc aprende com o tempo e mais importante que isso é a clareza de suas ideias. Nunca deixe nada solto, explique bem o que voce quer passar e amarre bem suas ideias umas nas outras. O curso online explicaê( foi o que eu usei) faz um detalhamento muito bom das redações.
Enfim, é isso o que me fez evoluir nas redações e espero muito que te ajude. Se ficou ruim de entender qualquer coisa, pode perguntar. Um abraço.

Para complementar, dê uma olhada nessa apostila de redação se você for fazer a redação do enem,vale muito a pena. A estrutura do enem é explicada de um jeito bem simples e fácil de entender.Tenho certeza que você chegará onde almeja. Você consegue.Bons estudos.

1 curtida