Dificuldades em elaboração da redação

Diante de várias notas baixas nas redações desse ano, fiquei com um bloqueio até para sentar e produzir a redação. Além de um curso que faz uma correção detalhada, gostaria de saber o que faço para aumentar o meu repertório sociocultural e melhorar o conteúdo das redações?

1 curtida

Querida Elayne, não se intimide por ter tirado notas baixas em redação, deixe isto para o passado! Há uma máxima que diz o seguinte: " escritor é, antes de tudo, um leitor". Não há segredos mágicos em escrever uma redação. O hábito faz o monge, da mesma forma que o hábito da leitura fará você escrever melhor. Sei que é difícil romper aquela sensação de paralisação diante da proposta; mas é quase impossível você não escrever nada se, mediante o hábito da leitura de periódicos, livros, revistas - o seu capital cultural em outras palavras -, for vasto. Deixei aqui um trecho de uma aula que talvez ajude você: escrever é este processo de sucessivas operações mecânicas que vão sendo ordenadas e levando o leitor a um determinado lugar. Pense que sua redação tem começo, meio e fim. Cada parte cumpre sua função lógica, e o que te limita é o tema central - sobre o qual você produzirá sua tese.

2 curtidas

Oie! eu tive muuuitas dúvidas em como aumentar meu repertório sociocultural para a redação… tem um vídeo no yt da Débora Aladim em que ela cita alusões históricas interessantes pra redação. Além disso, vc tbm pode separar temas como educação, segurança, cultura, arte e etc e procurar citações de filósofos ou sociólogos sobre esses temas. Outra coisa que fiz foi pesquisar uma lista de filmes para usar na redação, e separei artigos interessantes da Constituição de 88 para colocar… Não fique presa a modelos já prontos de redação, busque desenvolver o seu próprio, pois vai te dar mais segurança com o passar do tempo. Espero ter ajudado

1 curtida