É melhor estudar física em uma ou duas frentes?

Tô estudando sozinho pelo fundamentos da física. Será que é melhor ir estudando um livro de cada vez ou estudar 2 livros ao mesmo tempo? vlw

4 curtidas

Oi Julio, a matéria de física é bem extensa. Acho que o ideal é estudar em duas frentes sim. Uma abordagem pra quem está no 3o ano ou já acabou o ensino médio é fazer o seguinte:

Frente 1

  • Termologia
  • Eletricidade
  • Física moderna

Frente 2

  • Mecânica
  • Óptica e ondas

E aí variar ao longo da semana. Por exemplo, se no seu quadro horário você separou 6 horas pra física, pode deixar 3 horas para frente 1 e 3 horas para frente 2, e ficar revezando entre elas. Esse método é ótimo se você estiver fazendo um curso online.

Se estiver fazendo um cursinho presencial, pode seguir as frentes propostas pelo professor, normalmente eles dividem a matéria.
O que você acha dessa sugestão?

2 curtidas

susaneribeiro, também estou estudando pelo fundamentos da física e dividi a matéria assim

1.Eletricidade

2.Mecânica

3.Termologia , Óptica e Ondas
Como eu estudo física todo dia da para estudar cada frente 2x por semana, o que acha?

1 curtida

Que legal, Karamazov! Você está se preparando para o ITA? Está ótimo conseguir estudar. 2 x por semana cada tópico.
Uma curiosidade, quantas horas por dia você está estudando?

Estou me preparando para EEAR
Estou estudando física praticamente do ZERO

2 curtidas

Legal seu quadro horário, você está dando o gás realmente!
Tenho 2 sugestões:

  • Colocar intervalos - nem que seja de 5 a 10 minutos. Nesse tempo faça alguma coisa que gosta, eu por exemplo, gosto de ver vídeos de música no youtube.
  • Não estudar 1 matéria por 4 horas, melhor estudar 2 horas cada matéria.

Por exemplo, em vez de estudar 4 horas seguidas de uma matéria, pode ser bom estudar só 2 horas 1 matéria e depois estudar 2 horas de outra matéria. Assim, daria pra ver todas as matérias todo dia.
Por exemplo:
De 14 às 16: matemática (todos os dias)
De 16 às 18: português (todos os dias)

É só uma sugestão!!

1 curtida

Estou fazendo assim: Estudo 1h50m e pauso 10m

Vou testar isso, como ficaria a parte de física?

Mano, acho que você poderia colocar Inglês entre elas, tipo Física-Inglês-Física.

1 curtida

Acho que fica muito legal colocar inglês entre as físicas realmente, ótima ideia, @LuizHenrique!

Linguagens e exatas usam modos de raciocínio diferentes do cérebro, isso vai fazer você aprender melhor e mais rápido.

Recentemente eu li um livro chamado “Aprendendo como aprender” de uma neurocientista americana, ela mostra muuuitas dicas de como estudar, estou escrevendo um post sobre isso, mas já falando algumas das dicas mais relevantes pro vestibular:

  1. Revezar entre modo focado (alta concentração) e modo difuso (intervalo relaxante)
  2. Fazer intervalos realmente prazerosos - (pra mim funciona escutar / ver vídeos de música no youtube) - Esses intervalos fazem com que o modo difuso do cérebro comece a funcionar e ajuda a fortalecer os “caminhos neurais” que você construiu quando estava estudando. Quase como o efeito de dormir.
  3. Revezar as matérias de estudo (linguagens/humanas x exatas), como o @LuizHenrique falou bem.
  4. Fazer muitos exercícios, até conseguir fazer a questão mentalmente por inteiro só de ler o enunciado.
  5. Rever a matéria (revisão), ela sugere em 4 momentos:
  • no fim da sessão de estudos (só passar o olho no que você estudou)
  • 24 horas depois
  • 1 ou 2 semanas depois
  • 60 a 90 dias depois

@Karamazov, acho que agora seu quadro horário ficou uma maravilha!

susaneribeiro Seria legal fazer a mesma coisa com os livros do FME ?

1 curtida

Susane, eu estou estudando na ordem dos livros mesmo. Por ex: Física Clássica - Vol I é cinemática, então pretendo estudar todo o volume I pra então ir para o II. Do mesmo jeito com o FME e também com Martha Reis.

Acha que é vacilo estudar assim? Alguma dica?

1 curtida

Oi Ensis! Acho que não.

Acho legal ir livro a livro, só com uma frente. Mas essa é só minha opinião.

E mesma essa questão de dividir física em 2 frentes, não é necessária, foi só uma sugestão. Você pode ver só em uma frente também.

É importante você ver como aprende melhor, se é dividindo e estudando conteúdos diferentes de uma mesma matéria, ou indo em um único conteúdo.

E monte também uma estratégia de revisão. Quando mais “frente única” for o seu estudo, mais importante será a revisão. Porque mais fácil vai ser esquecer o que você já estudou.

Acho que está ótimo. Além de que com frente única fica bem mais fácil de organizar o estudo.

O detalhe é só se atentar para as revisões.

Um jeito fácil é anotar no capítulo as melhores questões para refazer umas semanas depois.

1 curtida

Entendi. Muito obrigado!

Susane, estou começando a estudar para o ITA, ainda estou ganhando base então estou vendo os assuntos por livros e apostilas de cursos (poliedro e farias Brito). Em Matemática (FME); Em física (Tópicos, física clássica); Em química (Martha Reis). Quando eu sinto que estou precisando fazer mais questões e as questões de determinado material já acabou eu utilizo o de outro material, ou as vezes utilizo um específico para focar em algum tópico. Queria poder me organizar para estudar para o ITA. Estou em dúvida se eu deveria estudar 2 frentes ou mais, mas não queria estudar menos que duas frentes por matéria. Qual a sua opinião de estudar por 4 frentes em cada disciplina (seguindo a lógica do Farias Brito)?