Susane, tô tentando seguir o plano de aula do cursinho online que estou fazendo que é o FBONLINE. Assisto a video aula e depois vou ler a teoria e quando termino faço os exercícios.
TÔ VOLTANDO agora a rotina, não consigo ficar só 1:30 em uma matéria como bio, físi, quím, acabo durando bem mais… e acabo deixando de estudar as outras matérias que deveria ter estudando. Fico me prendendo a uma e no final acabo me sentindo uma inútil por não conseguir completar o ciclo. O que eu faço? Eu paro de estudar quando chegar o tempo de iniciar a outra, ou continuo pra não perder o raciocínio da matéria? Não sei o que fazer, mas tô bem perdida. Só fico atrasando o plano de estudo por conta disso.
Oi Manu, tudo bem?
Então, eu também faço cursinho online e acho que posso te ajudar um pouco quanto a isso. Realmente é bem complicado assistir às videoaulas, ler a teoria e fazer os exercícios em menos de 2 horas, por isso eu reservo no mínimo 2 horas para cada matéria ( Filosofia e inglês eu coloco 30 min, 1 hora).
- Esse é o meu horário de estudos, tento sempre alternar entre uma matéria que gosto e uma que não gosto muito.
- Se você tiver uma base boa em alguma matéria, sugiro que você ou leia a teoria ou assista as videoaulas (um dos dois) e já parta para os exercícios. Dependendo da matéria, acho válido ir direto para os exercícios.
- Quanto a essa questão que você disse à respeito de parar de estudar a matéria quando começar o tempo da outra, eu acho que depende da situação. Caso esteja faltando uns 5 exercícios da lista, por exemplo, eu acho que vale a pena terminar tudo, até porque isso te dá um gás para a próxima matéria, uma vez que você conseguiu cumprir seu objetivo. Porém, se você estiver bem no começo da lista, eu sugiro que você tente fazer até a metade ou pare onde estava mesmo e retome na próxima vez que for ver a matéria na semana.
- Só uma OBS, eu tento sempre seguir o Pomodoro, e já incluo o tempo das pausas nessas horas do meu horário.
- OBS 2: Não lembro onde eu vi isso, mas baixei uma extensão do Google Chrome que chama “Stay Focused”, em que você basicamente estabelece o tanto de tempo que você quer passar em sites que te tiram do foco ( youtube, facebook, etc ), e quando esse tempo é esgotado os sites são bloqueados até o ciclo começar novamente. Eu somo as pausas que dou no Pomodoro e coloco lá. Está dando muito certo !
Caramba, mto obrigada ajudou bastante. Eu tô tentando ir pelo método do Podomoro tbm, Tipo, faço 30min+5min de intervalo+30min+5min de intervalo. Só que as vezes demoro muito na matéria, fazendo resumo, enfim… A ideia de colocar 2hrs pras matérias mais difíceis é bem melhor mesmo, assim não fico tão preocupada em terminar logo. To Seguindo o Plano do Cursinho e Indo por Ciclo… Mas as vezes não consigo concluir o ciclo do dia e fico nervosa por isso.
Quanto a redes sociais, não sou mto ligada a isso, então nem me influência mto, o que me atrapalha mais é minha cachorra latindo, ou meus sobrinhos aqui em casa, perco total concentração. kk
Enfim, mto obrigada pela ajuda.
Como você fez para ficar assim certinho kkk eu n consigo mexer no Excel direito, rs tem alguma dica?
@Ensis e @ManuhBarros, vejam a planilha com opção de fazer quadro horário também.
Eu compartilhei na lista de e-mails do Resumov.
olá, alguém poderia mandar o link do quadro horario do ITA? eu tinha visto em um link no blog, mas não consigo mais achar…
Cara, na verdade eu só preenchi kkk. Lá no cursinho que eu faço eles deram um link para podermos baixar a planilha, porém eles mudaram de plataforma e eu não consegui encontrar o link lá para te passar.
Obeigada Susane, acho q vou seguir o QH msm, pq por ciclos eu me perco muito. Sei que tem a questão do imprevistos, mas me perco dms.
Mto obrigada por disponibilizar.
Obrigada!!! Não tinha visto essses nomezinhos embaixo kkkkk
@susaneribeiro, surgiu outra dúvida, ao olhar o quadro horario eu percebi que todos os horarios estão preenchidos. Se eu fosse adequar para meu dia a dia eu teria que ocupar todas as lacunas da manhã com aulas e perderia bastante tempo de estudo Sei que levará mais tempo, mas será que teria como aproveitar de uma melhor forma possível as horas da tarde, tipo quais matérias dar mais ênfase e que não podem faltar para a preparação (ITA), só usando o período da tarde? Ou algo que pode ajudar para quem está na mesma situação?
Acredito que irá ajudar muitas pessoas que estão se preparando com cursinho e mais cedo no EM.
Oi Nanda, eu consigo dar a estrutura geral. De vez em quando consigo dar uma ou outra ajuda mais específica, mas personalizar o horário pra cada um é difícil. A ideia do fórum é fornecer uma plataforma em que vocês conseguem se ajudar.
Eu estou fazendo mentoria de alguns alunos, se você se interessar fale comigo.
De qualquer forma, a planilha é bem fácil de editar. Você pode apagar tudo, e depois digitar as primeiras letras da matéria que automaticamente já fica tudo colorido e bonito.
Oi Gisele, para as federais de medicina também, principalmente Fuvest e Unicamp.
Eu acabei não falando muito da mentoria, porque a ideia é fazer um grupo pequeno.
Comecei porque alguns alunos no passado pediram muito. E gostei bastante, porque dá pra ver a melhora na organização e no estudo do aluno de uma forma impressionante. Pode ser uma sessão individual no skype toda semana ou a cada 2 semanas, mais orientação diária no whatsapp.
Muito legal! Adorei essa ideia!!!
Como funciona essa mentoria?
Oi Pedro, a mentoria serve para guiar como você deve estudar.
A gente tem que ver a preparação como um projeto, que tem começo, meio e fim. E um projeto tem um bom planejamento e uma boa execução.
No planejamento a gente coloca o que estudar e em quanto tempo, algo factível e dinâmico (podemos alterar conforme for andando).
E a boa execução é estudar corretamente. E aí cada pessoa tem um jeito melhor de aprender.
Isso tudo a gente conversa na mentoria.
Além da mentoria eu estou fazendo um curso explicando o passo a passo de como fazer esses dois processos: planejamento e estudo (o que fazer quando sentar a bunda na cadeira). O curso vai sair só no começo de junho. A mentoria seria desde já.
A mentoria funciona com uma ligação por semana ou a cada duas semanas, também mando materiais, áudios e vídeos explicando alguns conceitos.
Essa é uma parte do que eu faço no resumov.
E também tem todo o conteúdo grátis, hoje fiz uma entrevista com uma aprovada. Semana que vem faço com o pessoal do ITA. E assim seguimos…
oi susane, gostei muito dessa ideia, para mais informações posso te chamar no e-mail mesmo?
Oi Nanda, pode sim ou mande mensagem pelo fórum.
olá, estou interessado nessa mentoria também, já está muito cheio ou ainda tem espaço sobrando? rs