Estou Perdida no Tempo de Estudo

Susane, tô tentando seguir o plano de aula do cursinho online que estou fazendo que é o FBONLINE. Assisto a video aula e depois vou ler a teoria e quando termino faço os exercícios.
TÔ VOLTANDO agora a rotina, não consigo ficar só 1:30 em uma matéria como bio, físi, quím, acabo durando bem mais… e acabo deixando de estudar as outras matérias que deveria ter estudando. Fico me prendendo a uma e no final acabo me sentindo uma inútil por não conseguir completar o ciclo. O que eu faço? Eu paro de estudar quando chegar o tempo de iniciar a outra, ou continuo pra não perder o raciocínio da matéria? Não sei o que fazer, mas tô bem perdida. Só fico atrasando o plano de estudo por conta disso.

4 curtidas

Oi Manu, tudo bem?
Então, eu também faço cursinho online e acho que posso te ajudar um pouco quanto a isso. Realmente é bem complicado assistir às videoaulas, ler a teoria e fazer os exercícios em menos de 2 horas, por isso eu reservo no mínimo 2 horas para cada matéria ( Filosofia e inglês eu coloco 30 min, 1 hora).

.

  • Esse é o meu horário de estudos, tento sempre alternar entre uma matéria que gosto e uma que não gosto muito.
  • Se você tiver uma base boa em alguma matéria, sugiro que você ou leia a teoria ou assista as videoaulas (um dos dois) e já parta para os exercícios. Dependendo da matéria, acho válido ir direto para os exercícios.
  • Quanto a essa questão que você disse à respeito de parar de estudar a matéria quando começar o tempo da outra, eu acho que depende da situação. Caso esteja faltando uns 5 exercícios da lista, por exemplo, eu acho que vale a pena terminar tudo, até porque isso te dá um gás para a próxima matéria, uma vez que você conseguiu cumprir seu objetivo. Porém, se você estiver bem no começo da lista, eu sugiro que você tente fazer até a metade ou pare onde estava mesmo e retome na próxima vez que for ver a matéria na semana.
  • Só uma OBS, eu tento sempre seguir o Pomodoro, e já incluo o tempo das pausas nessas horas do meu horário.
  • OBS 2: Não lembro onde eu vi isso, mas baixei uma extensão do Google Chrome que chama “Stay Focused”, em que você basicamente estabelece o tanto de tempo que você quer passar em sites que te tiram do foco ( youtube, facebook, etc ), e quando esse tempo é esgotado os sites são bloqueados até o ciclo começar novamente. Eu somo as pausas que dou no Pomodoro e coloco lá. Está dando muito certo !
4 curtidas

Caramba, mto obrigada ajudou bastante. Eu tô tentando ir pelo método do Podomoro tbm, Tipo, faço 30min+5min de intervalo+30min+5min de intervalo. Só que as vezes demoro muito na matéria, fazendo resumo, enfim… A ideia de colocar 2hrs pras matérias mais difíceis é bem melhor mesmo, assim não fico tão preocupada em terminar logo. To Seguindo o Plano do Cursinho e Indo por Ciclo… Mas as vezes não consigo concluir o ciclo do dia e fico nervosa por isso.
Quanto a redes sociais, não sou mto ligada a isso, então nem me influência mto, o que me atrapalha mais é minha cachorra latindo, ou meus sobrinhos aqui em casa, perco total concentração. kk
Enfim, mto obrigada pela ajuda.

2 curtidas

Como você fez para ficar assim certinho kkk eu n consigo mexer no Excel direito, rs tem alguma dica?

@Ensis e @ManuhBarros, vejam a planilha com opção de fazer quadro horário também.

image

Eu compartilhei na lista de e-mails do Resumov.

2 curtidas

olá, alguém poderia mandar o link do quadro horario do ITA? eu tinha visto em um link no blog, mas não consigo mais achar…

@Nanda, adicionei uma planilha com um exemplo de quadro horário para o ITA, nome :QH ITA.

1 curtida

Cara, na verdade eu só preenchi kkk. Lá no cursinho que eu faço eles deram um link para podermos baixar a planilha, porém eles mudaram de plataforma e eu não consegui encontrar o link lá para te passar.

1 curtida

Obeigada Susane, acho q vou seguir o QH msm, pq por ciclos eu me perco muito. Sei que tem a questão do imprevistos, mas me perco dms.
Mto obrigada por disponibilizar. :slight_smile:

1 curtida

Obrigada!!! Não tinha visto essses nomezinhos embaixo kkkkk

1 curtida

@susaneribeiro, surgiu outra dúvida, ao olhar o quadro horario eu percebi que todos os horarios estão preenchidos. Se eu fosse adequar para meu dia a dia eu teria que ocupar todas as lacunas da manhã com aulas e perderia bastante tempo de estudo :confused: Sei que levará mais tempo, mas será que teria como aproveitar de uma melhor forma possível as horas da tarde, tipo quais matérias dar mais ênfase e que não podem faltar para a preparação (ITA), só usando o período da tarde? Ou algo que pode ajudar para quem está na mesma situação?
Acredito que irá ajudar muitas pessoas que estão se preparando com cursinho e mais cedo no EM. :slight_smile:

Oi Nanda, eu consigo dar a estrutura geral. De vez em quando consigo dar uma ou outra ajuda mais específica, mas personalizar o horário pra cada um é difícil. A ideia do fórum é fornecer uma plataforma em que vocês conseguem se ajudar.
Eu estou fazendo mentoria de alguns alunos, se você se interessar fale comigo.
De qualquer forma, a planilha é bem fácil de editar. Você pode apagar tudo, e depois digitar as primeiras letras da matéria que automaticamente já fica tudo colorido e bonito.

1 curtida

@susaneribeiro você só faz mentoria com alunos que querem o ITA?

1 curtida

Oi Gisele, para as federais de medicina também, principalmente Fuvest e Unicamp.

Eu acabei não falando muito da mentoria, porque a ideia é fazer um grupo pequeno.

Comecei porque alguns alunos no passado pediram muito. E gostei bastante, porque dá pra ver a melhora na organização e no estudo do aluno de uma forma impressionante. Pode ser uma sessão individual no skype toda semana ou a cada 2 semanas, mais orientação diária no whatsapp.

2 curtidas

Muito legal! Adorei essa ideia!!!

Como funciona essa mentoria?

Oi Pedro, a mentoria serve para guiar como você deve estudar.
A gente tem que ver a preparação como um projeto, que tem começo, meio e fim. E um projeto tem um bom planejamento e uma boa execução.
No planejamento a gente coloca o que estudar e em quanto tempo, algo factível e dinâmico (podemos alterar conforme for andando).
E a boa execução é estudar corretamente. E aí cada pessoa tem um jeito melhor de aprender.
Isso tudo a gente conversa na mentoria.
Além da mentoria eu estou fazendo um curso explicando o passo a passo de como fazer esses dois processos: planejamento e estudo (o que fazer quando sentar a bunda na cadeira). O curso vai sair só no começo de junho. A mentoria seria desde já.
A mentoria funciona com uma ligação por semana ou a cada duas semanas, também mando materiais, áudios e vídeos explicando alguns conceitos.
Essa é uma parte do que eu faço no resumov.
E também tem todo o conteúdo grátis, hoje fiz uma entrevista com uma aprovada. Semana que vem faço com o pessoal do ITA. E assim seguimos… :smiley:

2 curtidas

oi susane, gostei muito dessa ideia, para mais informações posso te chamar no e-mail mesmo?

1 curtida

Oi Nanda, pode sim ou mande mensagem pelo fórum.

olá, estou interessado nessa mentoria também, já está muito cheio ou ainda tem espaço sobrando? rs