Estratégia estudo Geografia para Fuvest

A segunda fase do curso que prestarei cobra geografia como uma das matérias. Dentre os assuntos que estudo para a fuvest, os de Geografia são os mais densos. Perco muito tempo com a teoria, porque o assunto cobrado é bem específico, daí fico com medo de partir direto para os exercícios. Alguém sugere alguma estratégia>

Daniel, o curso que quero também apresenta questões de Geografia na segunda fase. Creio que os exercícios são muito importantes, mas não adianta fazê-los sem ter uma boa base na teoria.

Pela experiência que venho adquirindo, percebi que a Fuvest costuma cobrar bastante a Geografia do estado de SP em vários aspectos, como por exemplo: sociedade, indústria, produção agrícola, hidrologia… Enfim, São Paulo num contexto geral, porém com especificidades. Pra estudar este segmento eu utilizo o canal do Professor Jean Azevedo, Jeangrafia. As aulas são completas e focam em outros temas também cobrados na Fuvest.
O link: https://www.youtube.com/user/contatolivros

Outro ramo muito frequente é o das atualidades. Pra isso eu utilizo e recomendo o canal História Online, que faz lives com os profs Daniel e Rodrigo todas as terças feiras. É possível interagir com eles. O conteúdo é de excelência. História Online tbm apresenta um site com publicações sobre atualidades na parte das publicações do prof Daniel. Outra dica legal é utilizar o Google Notícias e selecionar os tópicos mais interessantes, como por exemplo “Iemen”, “Crise na Venezuela”, “Reforma da previdência”, “Brexit”, etc.

Para o resto dos temas, acho importante observar a matéria de Geografia nos conteúdos cobrados no edital do ano passado. Assim vc saberá especificamente o que estudar, principalmente se aliar o edital a um ebook dos conteúdos mais cobrados na Fuvest q a Suzane disponibilizou. Vc poderia tomar Geografia como referência para saber quais temas estudar primeiro.

Há vários canais no youtube que podem te auxiliar além dos que citei . Indico “Terra Negra”, “AulaDe” e “Oficina Resolve”.

Depois de aprender cada conteúdo, vc pode fazer os exercícios. Eu uso as listas do Grupo Exatas. O site libera listas da primeira e segunda fases com exercícios apenas da fuvest e dividos por tema. É ótimo.

Essa é minha estratégia pra estudar geo. Sinto que minha evolução na matéria está cada vez melhor!

De coração, espero ter ajudado.

2 curtidas

Muito obrigado pelas dicas, ajudou bastante. Não conhecia o Google Notícias e nem essas listas do Grupo Exatas, fera demais. Irei adaptar meu método baseado nessas dicas e nas minhas últimas experiências. Valeu! :slightly_smiling_face:

1 curtida

Obrigado. De verdade.