Estudo noturno é mais produtivo?

Olá Susane! Tudo bem?
Me chamo Maria Clara e tem uma grande questão que vem atrapalhado meus estudos ultimamente, que é: eu sempre tive um costume muito grande em dormir pela tarde desde a minha infância. Como sempre estudei pela manhã e sempre consegui estudar e fazer minhas atividades sozinha e rápido, ao chegar da aula eu dormia durante a tarde e estudava somente no período da noite, as vezes até um pouco mais tarde se necessário. Isso vem me trazendo um imenso problema atualmente, pois, estudo pela manhã mas faço estágio pela tarde, ou seja, não tenho como dormir e virar a madrugada estudando (o jeito que eu mais produzo e vejo resultados). As vezes, tenho tempo livre no estágio mas não consigo estudar pq meu cérebro está “adaptado” a não funcionar esse horário. Não sei o que fazer, sinceramente. Sempre fui uma pessoa noturna, sabe quando durante o dia você só sente vontade de ficar deitada mas à noite você poderia construir uma casa e não ligaria? Me sinto assim.
Caso alguém seja da mesma forma e tenha conseguido mudar isso ou arranjado um jeito de conseguir se concentrar, por favor, eu adoraria ler.
Grata pela atenção.

1 curtida

Não sou a Susane, mas tenho usado uma tecnica que me ajuda.
Já tentou usar a tecnica de mini hábitos? Basicamente é assim: em uma semana me “obrigo” a estudar 30 min por dia (no seu caso de tarde) e então dormir 30 min mais cedo (tipo compensar o tempo), assim você vai aumentando com o tempo.
Exemplo
:black_small_square:1° semana - Estudar 30 minutos e dormir 30 minutos mais cedo
:black_small_square:2° semana - Estudar 45 minutos e dormir 45 minutos mais cedo
.
.
.
:black_small_square: n° semana - Estudar 4 horas e dormir 4 horas mais cedo
Pode parecer bobo, mas funciona.