Experimento ITA em 1 ano e 6 meses

n sei, tente ver aulas de ambos e ai vc decide qual melhor
com o nerkice vc consegue fazer a fuvest, mas vai ter q arrumar um material para acompanhar

1 curtida

Conselho 4. Memorização.

Olá pessoal, tudo bem com vocês? Todos os dias após minha sessão de estudos eu faço duas coisas:

  1. Técnica Feynman
  2. Anki

Técnica Feynman:
Primeiro pegue um pedaço de papel, agora imagine que você tenha que explicar pra uma criancinha de 5 anos o assunto que estudou, como você faria? Fazendo isso, você é obrigado a compreender realmente a matéria, pois se não sabe, vai ficar bem claro na hora da explicação, você vai travar. E no desenrolar do texto, você vai estudando e tirando todas as suas dúvidas. Assim você aprofunda o seu conhecimento teórico. Outra ideia é que você não pode utilizar palavras que você acabou de aprender. Como assim? Caso você vá explicar Soluções, lá você viu alguns conceitos novos, como Coeficiente de Solubilidade, na hora desse estudo, é muito interessante que evite utilizar conceitos técnicos e sim utilizar palavras e analogias pra explicar este conceito.

Também é possível fazer isso com questões, compreendendo e explicando as nuances das resoluções, você aprofunda e aumenta a sua “intuição” sobre o conteúdo. Gosto dessa técnica porque acaba com o decoreba ou o falso aprendizado.

Anki:
É um programinha de revisão que utiliza a repetição espaçada, então, no lugar de você ter que lembrar quando revisar o assunto, ele faz isso pra você. Como o Anki funciona com perguntas e respostas, utilizo tanto perguntas teóricas quanto questões do vestibular que quero, é exatamente como a Susane indicou, só que eu automatizo com o Anki. Facilita demais a vida.

Valeu.

12 curtidas

Olá pessoal, julguei mais prudente realizar um plano sólido de estudo de 1 ano e meio, contando a partir de agora, então, o método continua o mesmo, mas agora com um ano a mais de preparação.

Valeu por quem acompanhou durante esse mês. Recentemente cheguei a conclusão que planos de longo prazo são bem mais eficazes. Desde os meus 13 anos que pesquiso sobre métodos de aprender inglês rápido, se tivesse feito qualquer curso, hoje com 17, já seria fluente.

O que me fez realmente mudar de ideia quanto a esse plano foi um requisito crucial para este vestibular, a maturidade matemática. A prova de Física do ITA e a de Matemática cobra certas habilidades que são praticamente impossíveis de se adquirir a partir do zero em apenas 6 meses de estudo, necessita uma experiência a mais, um certo conforto com os números, creio que um ano e meio de estudo centrado seja o suficiente.

Então é isso pessoal, valeu.

9 curtidas

Bom dia pessoal, tudo certo com vocês? Estou iniciando meus estudos na matemática do zero e comecei pela aritmética. O livro que estou utilizando se chama “Praticando a Aritmética - Lacerda”, é um livro muito, muito bacana. O mais interessante nele é que, possui um ótimo rigor matemático para um conteúdo inicial, assim já é bacana para ir se acostumando com a linguagem dos livros de matemática.

Hoje finalizei o primeiro capítulo e devo dizer, apanhei um pouco pra compreender o que estava escrito ali, bate uma sensação de desespero quando não consigo pegar o assunto de primeira, começo ficar ansioso e por fim, confuso, daí não aprendo mais nada. Dei uma pausa, NÃO FUI PROCURAR UM MATERIAL MAIS SIMPLES, coisa que eu adorava fazer quando a dificuldade surgia. Li várias vezes, quando o livro não oferecia exemplos, eu criava os meus, fórmulas que não compreendi de primeira, busquei encontrá-las, até que tudo ficou simples.

Valeu a pena.

7 curtidas

pedro, que incrível você estar compartilhando suas experiências, me identifiquei com muitas delas!

1 curtida

Pedro, tu escreve bem pra caramba, bicho. Muito irado o teu planejamento de preparação, mantém esse ritmo que tu passa.
Eu desisti de estudar para o ITA antes mesmo de começar porque não tinha a inteligência emocional que tu tem. Igual a você, eu não me dedicava na escola e só estudava pra passar na prova e depois esquecia o assunto e, infelizmente, ainda trago comigo minhas defasagens em química, matemática e física. Quando terminei o ensino médio em 2015, fui atrás de um cursinho ITA/IME aqui em Fortaleza (sou daqui mesmo, caso se pergunte), mas o Ari de Sá e o Farias Brito, que são os mais conhecidos e tal, tinham uma prova de seleção e eu não tive capacidade de passar por motivos óbveis.
Bom, depois disso fui atrás de uma terceira opção, o Colégio 7 de Setembro. Mandei email perguntando sobre a turma. No mesmo dia recebi uma ligação do coordenador da turma ITA de lá, o Max, querendo que eu já fosse fazer a matrícula e que eles me dariam bolsa de 50%. Acho que foi o dia mais feliz da minha vida, achava que estava dando um grande passo em direção a minha aprovação, mas infelizmente não deu muito certo pra mim. Como foi dito, praticamente não tinha base e era simplesmente impossível acompanhar o nível das aulas. Eu pegava os simulados e não conseguia fazer nada, deixava tudo em branco morrendo de vergonha pelos professores que iriam corrigir a minha prova. E claro, ver os outros alunos super mais avançados do que eu só me deixava pior e incrédulo da minha capacidade. No fim das contas eu acabei desistindo com menos de 6 meses de curso e entrei em um estado vegetativo, sem interesse em nada e sem ambição. Apesar de ter ficado tão pouco tempo no 7 de Setembro, conheci duas pessoas que hoje me fazem ver com clareza que tudo se conquista se a gente se dedicar de corpo e alma. Os dois também tinham chegado na turma no memo período que eu, um era de Goiânia e o outro do interior de Minas Gerais, o Hilquias e o Joliver. Eles tinham estudado um ano sozinhos pra pagar a base e foram pra lá para aprofundar, fazer os simulados e se dedicar totalmente, dava pra sentir o comprometimento deles. Quando não estavam em aula, estavam resolvendo exercícios da apostila e estudando. No fim do ano, soube que o Hilquias tinha passado e no fim do ano seguinte foi a vez do Joliver. O que torna esses exemplos significantes pra mim é que eu os vi de perto, vi que não eram os primeiros da turma, vi que não eram gênios e mesmo assim conseguiram passar em um tempo relativamente curto de cursinho, a maioria chega a passar 4 ou 5. Foram aprovados e a galera mais antiga, não.
Tomara que você não esteja esperando o plot twist, o momento que digo que consegui superar as minhas dificuldade e passei no ITA, pois a verdade é que estive nos últimos 3 anos largado jogando videogame. Olha, eu acho que já enrolei demais e vou direto ao ponto. A verdade é que estou com 21 anos, quase um senhor, e me vem de volta uma vontade louca de estudar pro ITA, me restam 2 tentativas se a minha lógica não estiver errada. Eu sei que é possível, falta saber se estou disposto a pagar o preço. Caso eu decida seguir esse caminho, basicamente vou assinar O Kuadro, fazer a coleção do Aref que adquiri na época, fazer os Tópicos de Física e os Feltres. Não sei se vou conseguir, mas ao menos colocarei as matérias em dia que vão servir para outros vestibulares e estarei me redimindo comigo mesmo por ter desistido prematuramente (ai como eu me arrependo).
Era isso, escrevi esse textão porque me senti inspirado pelos teus post e escrever é um ótimo exercício pra mente. Valeu, Pedro, grande abraço.

8 curtidas

O objetivo é ser simples.

Fala Daniel, fico feliz que o meu post tenha te ajudado amigo, abraço.

4 curtidas

Continua escrevendo cara. Viu ? Só o teu planejamento já mudou a história de uma pessoa. Imagina a tua história de aprovação e quantos milhares você ainda vai inspirar…

3 curtidas

Olá! Como estão seus estudos? Conte-nos as novidades?

1 curtida

beleza pessoal? valeu então

Sinto emergir, do teu discurso, uma esperança e cordialidade que me inspiram! Já temos 22… Acredita que tô começando agora o meu preparo!? Meu plano é estudar pelo Kuadro utilizando-me das ferramentas do Sniper. Abraço! Que o QI esteja com você! :smile:

1 curtida

Que foda, Daniel. Espero que não tenha desistido. Esse foi teu último ano? (Agora, 2020) Como foi? Também sou de Fortaleza, tenho 17 anos. Tive uma base fodida (No pior sentido) e agora estou correndo atrás para estudar para o ITA. Chega a ser engraçado, eu não passaria no ENEM se fizesse neste exato momento, mas cá estou eu almejando esses voos.

1 curtida