Experimento ITA em 1 ano e 6 meses

Boa noite pessoal, este tópico está focado em relatar minha preparação do para o ITA em 6 meses.
Loucura né não? hahaha

Vamos ver no que vai dar.

Meu materiais são os indicados pela Susane.

Física:
VestCursos + Tópicos de Física

Química:
VestCursos + Feltre

  • Livros do Nelson Santos
    Treinamento em Quimica - IME ITA UNICAMP
    FÍSICO-QUIMICA - ITA OBQ

Nelson Santos ela não indicou, mas é interessante utilizar, pois os livros dele são focados no ITA e como o paperx não dividiu a matéria do ITA de química por tópicos, isso facilita muito a vida.

Matemática:
VestCurso + FME

Paperx

Então é isso, vídeo aulas 2x da velocidade normal, anotação em mapa mental (funciona bem pra mim), exercícios das apostilas e dos livros.

Inicialmente eu pensei em saltar os exercícios básicos, mas acabou que eu os compreendia rapidamente, mas também os esquecia rapidamente, então, para mim, se torna essencial os exercícios mais básicos, para fixar melhor os conceitos.

Redação e Português serão esquecidos inicialmente, até que eu finalize os livros em questão + Paperx por tópicos, então quando eu for atacar as provas antigas, tiro 4 horas para redação e Português.

Estou estudando cerca de 18 horas brutas por dia, devem ser umas 14 líquidas, irei calcular, conselhos e dicas, estou aqui.

16 curtidas

Carga Horária:

Química:
Química Total: 203 horas
Assistindo 2x: 102 horas de teoria.

Física:
Total: 190 horas.
Assistindo 2x: 95h.

Matemática:
Total: 82 horas.
Assistindo 2x: 41 horas.

VestCursos.

Bloco Teoria: 238 horas.

O curso de matemática não aborda os conteúdos essenciais, como Números Complexos e Polinômios com a profundidade adequada, então é muito provável que eu leve bem mais tempo somente com teoria que as horas informadas.

Em 15 horas líquidas por dia, toda a teoria pode ser vista em 16 dias.

Como regra geral, a cada dia de teoria, irei dedicar 4 dias de exercícios das provas anteriores do ITA.

Não sei se irei conseguir explicar, mas só utilizei a contagem de 16 dias, para facilitar o cálculo geral, mas a cada conteúdo finalizado, irei resolver questões anteriores do ITA.

Então Teoria + Questões Anteriores = 80 dias. 15 liquidas por dia.

Após esses 80 dias, atacar as provas anteriores, fazer simulados de acordo com as novas regras e ver o que acontece.

Pessoal, este é o meu projeto, tenho certeza que vocês podem me auxiliar com ideias e dicas, tentarei relatar meus dias aqui.

Mas todos vocês irão ficar sabendo dos meus resultados.

Não irei desistir.

Dá um help ai Susane hahha

7 curtidas

Uau, estratégia de ir pra guerra!

Sensacional! O legal é que você está encarando como um projeto de aprovação, em que usa as horas líquidas, e faz cálculos de quanto tempo ver cada assunto.

Minha sugestão é pegar leve com as datas, às vezes vai dar certo, às vezes não. O importante vai ser aprender a matéria.

Perfeito!!

Quero muito acompanhar seu projeto pra passar no ITA 2019!!!

4 curtidas

Sobre cursinhos.

Bom dia pessoal, tudo bem?

Recentemente, passei por dificuldades semelhantes as que a Susane descreveu em alguns posts, sobre os cursinhos. Sou assinante de um cursinho online totalmente focado no ITA e no IME, mas eu realmente não indico a ninguém, penso que para aproveitar o melhor possível do cursinho, é necessário ter certa bagagem, o que considero contra-intuitivo, já que vamos lá para aprender.

Posso estar errado, mas penso que o ideal mesmo, caso queira fazer um cursinho, seja estudar por livros essenciais da matéria, que explicam desde a base até os assuntos mais desenvolvidos ou utilizar vídeo-aulas que ensinem a matéria desde a base, assim, utilizar o cursinho focado em tirar dúvidas e no treinamento específico para as provas, pois assim será mais fácil compreender todo o assunto abordado.

2 curtidas

Esse cursinho é o VestCursos?

Tirando a parte de ter certa bagagem, o que você está achando do cursinho?

Não não, atualmente estou estudando pela VestCursos, que embasa muito bem. Estava em referindo ao Percurso, pra aproveita-lo da melhor forma, é necessário certa bagagem.

VestCursos é show de bola, o Renato possui uma didática absurdamente boa, o curso de química possui tudo que você precisa, não falta nada, o único não tão aprofundado é o de Matemática, mas as aulas do Raul são boas também.

O Percurso atualmente está resolvendo as provas antigas do ITA, o que é bom demais. Então, uma certa mesclagem de materiais seria o ideal. Os professores do Percurso também são muito bons, só que é aquela, se quiser aproveitar de verdade, é necessária certa bagagem.

3 curtidas

Saquei.

Eu estava pensando em assinar, mas estou terminando meu ensino médio esse ano e só tenho o período noturno para estudar, daí achei que tiraria mais proveito caso tivesse mais tempo para estudos. Acha que estou fazendo certo? Ou daria pra aproveitá-lo bem mesmo tendo só a noite para isso?

Não sei bem. Estou em um experimento para ser aprovado, não tenho bagagem suficiente pra te aconselhar com firmeza. O caso é, eu sai do meu emprego pra estudar em tempo integral, quanto mais tempo livre para estudar, melhor. Caso estude só a noite, pode chegar em janeiro e você nem embasou todos os assuntos, o que seria ruim, tenta ao máximo finalizar os livros que a Susane indicou até dezembro, porque você vai ter 2019 todo só pra resolver provas antigas. Posso estar enganado, mas acho bacana fazer isso.

Só uma pergunta!. Este paperx é grátis?. Como ele funciona exatamente?. Vi algumas pessoas no fórum citarem ele, mas não conheço… :slight_smile:

1 curtida

Thai, é uma plataforma onde encontramos provas do ITA e IME divididas por assunto, podemos pesquisar questões de anos específicos, é um google pra questões do ITA. É gratuito, até agora pelo menos. Não entendi bem se é uma empresa ou uma organização.

Agora que percebi, acabei fazendo duas perguntas rsrs, entendi, muito obrigada!! :smiley:

Conselho 1.

Bom dia pessoal, tudo bem com vocês? Recentemente tive algumas experiências que eu gostaria de compartilhar com vocês. A necessidade de dominar a matemática básica.

Eu fui um péssimo aluno durante toda a minha trajetória escolar, não em notas, mas em dedicação mesmo. Sabe aquele aluno que tem tudo pra reprovar, mas uma semana antes da prova “aprende” tudo, é aprovado, mas no fim das contas, ainda não sabe de nada? Esse era eu. Essas hábitos antigos me afetam até hoje, por exemplo, não tenho domínio em frações algébricas, radiciação e produtos notáveis, eu compreendo muito bem os conceitos mas ainda não tenho prática suficiente. Então, mesmo compreendendo a teoria e os problemas de física e química, muitas vezes durante essa semana, eu travei por não ter domínio sobre conceitos mais que elementares da matemática. Sei resolver, mas não consigo, isso causa um desespero momentâneo. Então cabe a mim resolver este problema, revisando conceitos básicos da matemática para prosseguir nos meus estudos.

Escolhi a coleção Conquistando a Matemática 6° ao 9° ano para solucionar este problema. Escolhi essa coleção sem nenhum motivo específico, foi a que encontrei para download.

Então este é o meu conselho, comece da base e tudo irá se tornar mais simples do que parece.

6 curtidas

Conselho 2. A Busca do Material Perfeito

Eu enfrentei um sério problema e só agora me livrei disso, se chama A Síndrome do Material Perfeito, eu estava refletindo sobre minha carreira como estudante (kkkk), e cheguei a uma triste conclusão - Eu conheço mais sobre materiais, do que sobre a matéria -, você pode me perguntar sobre qualquer série de livros, é muito provável que eu já tenha lido sobre ela em algum blog por aí, ou em grupo de facebook, terei uma “boa” opinião para dar, mas no fim das contas, o que realmente importa que é a matéria em questão, eu fico bem pra trás.

Essa busca incessante pelo melhor material tem atrasado meus estudos em qualquer área da vida há muitos anos, eu sempre travo nessa fase. Então, eu criei um princípio para daqui em diante:

Aprenda a fazer, independente de onde e como, simplesmente aprenda a fazer.

Cá entre nós, se você consegue resolver as provas do ITA, realmente importa se você estudou pelo Iezzi 11 volumes ou Aref 8 volumes? Basta conseguir resolver a prova, não interessa se você estou pela coleção A ou B, talvez estudou por vídeo-aula ou até mesmo apostilas bem resumidas. O que realmente interessa, é aprender, não travar, compreender a matéria, compreender as questões. Não interessa se utilizou Martha Reis ou Feltre, o que interessa é resolver aquela porrada de questões de eletroquímica que caem todo ano naquele bendito vestibular e ponto final.

Portanto, repito: Aprenda a fazer, independente de onde e como, simplesmente aprenda a fazer.

É muito melhor, selecionar os melhores materiais, 3 livros por matéria, por exemplo, e definir quais assuntos você irá estudar. Você lê as questões desse assunto na sua prova e vai estudar em algum livro que você escolheu. Se não compreender, vai pra outro livro, depois vai ver vídeo-aula, ou até o contrário, eu compreendo mais rápido lendo, então prefiro ler.

Claro que, ter um bom material ajuda e muito no seu aprendizado, só que, não se deve passar meses travado por conta de uma dúvida como essa (como eu passei), então é isso pessoal.

10 curtidas

Conselho 3. Objetivo

Bom dia pessoal, este é um conselho contra a procrastinação. Sendo direto: Quando eu decido na noite anterior o que eu irei estudar no dia seguinte, quais questões eu irei responder, defino objetivos para o dia seguinte, eu simplesmente produzo muito e não me sinto capaz de descansar até finalizar aquele objetivo. Penso que, saber o que se quer, acordar e já saber qual o seu objetivo daquele dia, nos dá muita, muita força.
Existem vários dias que eu não me organizo direito e acaba que acordo no dia seguinte e não sei por onde começar, fico enrolando e nada de útil sai.

Em resumo: Organize seus objetivos do dia seguinte na noite anterior, deixe em um local exposto, você simplesmente não será capaz de ficar enrolando na cama no outro dia pela manhã, eu garanto.

8 curtidas

Pedro, você escreve demais, perde muito tempo quando deveria estar exercitando o cérebro

Eu também faço isso!!

Estou gostando do seu projeto, é parecido com o meu. Continua contando. :facepunch::facepunch::facepunch:

4 curtidas

Discordo completamente

1 - Esse espaço é justamente para compartilhar experiências boas de estudo.

2 - Escrever sobre o projeto de estudos ajuda no autoconhecimento.
A diferença entre quem passa e quem não passa muitas vezes é essa capacidade de julgar se o que está fazendo é certo ou errado, analisar onde vai bem, onde vai mal, e como melhorar.

Muitas vezes a gente tem ideias interessantes e espertezas justamente quando escreve (eu sei que eu sou assim). Além disso escrever com frequência ajuda muito na redação, inclusive a ter rapidez nas palavras.

11 curtidas

Pode deixar :muscle:

olha, a matematica do nerckie no youtube eh mt melhor q a do raul brito

1 curtida

Nerckie é melhor que o Ferretto tbm, pra Fuvest?

1 curtida