Falta de tempo/rotina fixa

Olá pessoal!

Antes de mais nada, muito obrigado @susaneribeiro por ter criado esse projeto! O Resumov tem me ajudado tanto, mas tanto, que até me motivou a continuar na luta apesar das dificuldades. Sempre procuro ler alguma coisa aqui para me ajudar com os estudos e também para me servir de inspiração. E como tem gente bacana por aqui :slight_smile:

Enfim, desculpem pelo textão, mas gostaria de pedir uma ajuda. Estou tendo uma dificuldade ABSURDA com os estudos e vou tentar explicar os motivos:

1 - Saí do ensino médio há quase 10 anos, e da faculdade há 4, ou seja, é muito tempo sem estudar
2 - Minha formação foi muito ruim (fiz ensino médio à noite, em escola pública)
3 - Tenho uma rotina louca e exaustiva, pois trabalho viajando, o que não me permite ter uma rotina fixa de estudos (minha média de horas líquidas de estudo por dia é por volta de 5, no entanto nas folgas posso estudar o dia todo, e em alguns dias mais tranquilos posso conseguir estudar mais).

Meu plano é o seguinte: Não tenho pressa pra passar no vestibular, até mesmo porque preciso me planejar financeiramente (quando você já tem quase 30 anos e tem que se sustentar sozinho, ficar 6 anos sem trabalhar é BEM complicado e exige planejamento). Dessa forma, para esse ano, pensei em construir uma base sólida nas matérias que tenho mais dificuldades, que são Mat/Fís/Qui e Bio e começar a estudar por elas (exatas nunca foram meu forte e no ensino médio quase não tive aula de Bio). Em Novembro vou fazer o Enem e a Fuvest e gostaria de ver um mínimo de resultado até lá, portanto estudaria essas matérias até por volta de Outubro, que é quando terei férias, e poderia usar o tempo livre pra dar um gás em humanas e tentar ver o que for possível.

Por enquanto, não tenho a mínima chance de fazer cursinho presencial. Aliás, tô gostando muito de estudar sozinho. Assinei o Stoodi, que gostei bastante, e o Prof. Ferretto (maravilhoso para estudar Mat). Como material de apoio peguei as apostilas do Hexag, que também gostei bastante, e tenho minhas apostilas antigas da época do cursinho. Além disso pego tudo o que posso da net pra complementar. Conforme eu for evoluindo vou comprando outros materiais e posso pegar um cursinho melhor, como o Kuadro.

Eu penso em fazer algo desta forma porque me dá desespero em ver como eu não lembro de mais nada… Se eu não me sentir pelo menos mais confortável com os conteúdos das matérias que eu mais tenho dificuldade, parece que a coisa não flui. Comecei a estudar ano passado mas desisti quando comecei a apanhar de coisas básicas das exatas, e isso me desmotivou bastante, além é óbvio da minha falta de tempo (se bem que isso é algo que eu consigo lidar, nem que eu tenha que estudar nas madrugadas).

Então gente, é basicamente isso. Sei que tenho um grande desafio, mas acredito que pra quase tudo na vida dá-se um jeito. Eu amo a área da saúde, então se eu não passar em Medicina, eu faria Odonto feliz da vida (semana passada visitei a faculdade de Odonto da USP e fiquei encantado).

Me perdoem pelo desabafo, e se puderem me dar sugestões ou alguma luz de como elaborar um método que funcione, com essa minha falta de tempo e lacuna abissal de conhecimentos, serei muito grato!

4 curtidas

Achei muito legal sua abordagem de começar devagar, sem pressão de passar esse ano. Estudar só algumas matérias também é uma boa ideia.

Acho que você tá no caminho certo.

2 curtidas

Oi Raphael!!

Deixaria duas dicas rápidas:
1 - Estudar antes de ir trabalhar
Não sei se sua rotina permite, mas normalmente é melhor estudar antes de ir trabalhar do que depois do trabalho.
Eu começava a trabalhar às 8:00, mas chegava 6:50 ± e estudava até umas 8:30. Eu colocava nesse horário as matérias mais difíceis pra mim. Pode ser uma ideia pra você.
Isso costuma ser melhor do que ter que ir estudar quando você volta super cansado do trabalho.

2 - Fazer um planejamento, uma planilha em que você coloca todos os assuntos, e marque Vi / não vi, fiz revisão / não fiz, e as melhores questões (para facilitar a revisão depois).
Tipo assim:

assunto || vi || revisão || questões
citologia || x || 0 || 16, 18, 21

Assim você vai ter uma visão ampla do que está estudando e de onde quer chegar.

Em geral a gente deixa pra se parabenizar pela missão cumprida só quando sai o resultado, mas a gente tem que incluir essas mini vitórias no dia-a-dia também. Isso vai ajudar muuuito a manter o gás e a motivação pra continuar os estudos. Então quando acabar um capítulo difícil: sensação de missão cumprida.

image

Você tá na lista do Resumov? Tô fazendo um workshop sobre como estudar cada matéria pra MED e vou divulgar com toda a lista, provavelmente amanhã ou no começo da semana que vem.

2 curtidas

Oi Susane!

Obrigado pelo retorno. Como minha rotina é flexível, há dias que consigo estudar antes de trabalhar sim. Procuro definir o horário da forma que o estudo renda o máximo possível, ou seja, procuro horários nobres onde sei que vou conseguir focar 100%.
Estou fazendo um planejamento assim, mas na forma de um diário. Vou começar a colocar em uma planilha, assim o mapeamento fica mais fácil.
Quando puder, divulgue essa lista sim! Ainda não vi nada por aqui (se perdi algo, se puder me mandar o link agradeço!).