Fiz uma boa escolha de materiais para fuvest?

Decidi estudar para medicina na USP, e fazer o enem para tentar a UFRJ. Assinei a plataforma do ferreto, pretendo ver as videos aulas, fazer os exercicios que ele propoe, ler o livro, fazer os exercicios do livro, e depois fazer as questoes da plataforma. Pensei nos seguintes livros:

Matematica: Iezzi 3 volumes
Quimica: Feltre 3 volumes
Português: não sei
Fisica: Fisica básica do Nicolau e Toledo
Biologia: Amabis e Martho ou Bio da Sônia
Geografia: Geografia geral e do Brasil do Eustáquio
Historia: historia concisa do Brasil do Boris e Historia geral e do Brasil

oq acham ? alguma recomendação para português ?

Muitos dizem que a Sônia Lopes ( falta gabarito por exemplo) é ruim, eu uso do Amabis e é muito bom. Como você vai tentar medicina, será necessário um aprofundamento. Eu uso, para aprofundar a parte humana, o canal anatomia e etc, pois percebi que as questões nessa parte cobram a nível universitário em alguns assunto, logo, achei melhor optar por usar esse canal do YouTube. Como você disse que irá assinar o Ferreto, ele terá biologia, contudo eu não sei se o professor e bom Ou ruim.

Acho que essa parte de dizer que um professor e bom, é muito pessoal, porém você poderia dizer fazendo favor se o Coelho de física explica de maneira didática?

Vá na lista de Filosofia dos Contra os Acadêmicos, lá eles indicam duas gramáticas que podem te ajudar no português. No mais, tem o canal Gramática em Vídeo no YT.

1 curtida

Olha, comprei a maioria dos livros dessa sua lista e posso afirma que, no meu caso, foram perca de dinheiro. Principalmente esses volumes do iezzi, me confundi de mais tentando aprender algumas matérias lendo a teoria. Muito melhor assinar um curso online o que forneça vastas listas de exercícios e aulas elucidativas e didáticas, sem aquele monte de número e decoreba jogados na sua cabeça.

Sobre português, tem que ver o que os vestibulares que vc vai fazer pedem. Ficar aprendendo casos de próclise e ênclise, por exemplo, são pura perca de tempo para 99% dos casos. Vale mais a pena ir fazendo as provas e ir atrás da teoria apenas quando você errar ou não ter ideia de como resolver tal questão.

Se tu ta assinando o ferretto, já está com conteúdo online ótimo para os vestibulares que irá realizar. Só acho bom pegar mais listas de matemática e física por fora pq o que ele disponibilizam lá é pouco.

Interessante, eu já dei uma olhada nos PDFs dos livros, gostei de algumas coisas que vi. Eu gosto de estudar pelo livro depois da video aula, pois sinto que os videos são como uma introdução ao assunto, nos livros consigo me aprofundar melhor, e como medicina na USP é o curso concorrido, prefiro seguir por essa lógica mas, eu prefiro estudar por textos mesmo. Sem ser o Iezzi, qual mais você achou muito ruim ?

Já ouvi falar muito bem dele, ainda não me debrucei sobre o livro, mas amanha vou fazer isso, e te dou uma resposta. Eu gostei do professor de bio do Ferreto, mas é aquilo né, preciso ficar muito fera nas matérias, principalmente química e biologia

1 curtida

O mais importante não é a teoria e sim a prática. A teoria é fundamental para você ter ao menos noção do conteúdo que tá encarando, mas com certeza você vai aprender mesmo quando for fazer questões. Você vai errar MUITAS questões e é esse ‘choque’ causado pelo erro que vai te ensinar. Não se esqueça de revisar linha por linha das questões que errar. Então, antes de tudo, nada de desanimar ou se achar um completo inútil por errar muitos exercícios. Eu prefiro errar porque aí sim eu aprendo de verdade.

Sobre os livros, aqui vai a minha sugestão:

Biologia: Biologia de Amabis e Martho. Bio da Sônia Lopes é uma boa e tem uma linguagem mais leve, mas particularmente recomendo o primeiro.
Física: Tópicos de Física. Nada mais.
História: História do Vicentino e Dorigo em volume único. Perfeito.
Inglês: Leia textos, tente traduzi-los tanto mentalmente como no papel e depois que pegar o ritmo faça questões. Se não tiver base alguma, estude o mínimo por meio de vídeos no YouTube e apenas resolva questões.
Literatura: Português: Linguagens volume único. Recomendadíssimo.
Matemática: Matemática Ciência e Aplicações. O melhor.

As matérias que não citei eu concordo com os livros escolhidos.

Ah, tem um post bem bacana do Resumov que fala sobre estudar para medicina: Como passar na Fuvest em medicina | resumov

1 curtida

Eu comprei os de matemática, historia ( comprei o que vem em volumes separados ) e química. Eu procurei os de física, mas são muito caros, vou ter que ficar no pdf mesmo, o de português eu vou comprar dps junto com o de biologia e o restante dos livros. Obrigado pelas recomendações. Oq você acha do física básica do Nicolau, Toledo e Ronaldo ? Eu fiquei meio receoso depois de ler no pir2, que não é nada recomendado para a fuvest.