Formado em uma faculdade privada nos anos 80 pode fazer o ENEM hoje em dia?

Oi pessoal. Tudo bem? Bom, minha mãe estudou a vida inteira em escola pública, inclusive o Ensino Médio e se formou como pedagoga numa faculdade privada em 1984. Ela queria fazer outra faculdade alguns anos atrás e tentou fazer o ENEM. Porém ela não pôde entrar pois ficou subtendido que pelo fato dela ter cursado uma faculdade privada ela não seria elegível a fazer o ENEM (foi essa a interpretação dela). No entanto não sei se isso está correto, e se está, se teria mudado nos últimos anos. Vocês poderiam me explicar ou informar se sabem de algo sobre isso?

Abraços!

Bom dia, João!

A nota do Enem pode ser utilizada como acesso ao ensino superior em universidades brasileiras que aderiram ao Enem como forma única ou parcial de seleção. Cada universidade tem autonomia para aderir ao novo Enem conforme julgue melhor. Nos mesmos moldes do ProUni, o [Sistema de Seleção Unificada] (Sisu) é totalmente online e permitirá ao estudante escolher cursos e vagas entre as instituições de ensino superior participantes que utilizarão o Enem como única forma de ingresso.

A nota também é utilizada por pessoas com interesse em ganhar pontos para o [Programa Universidade para Todos] (ProUni).

Não vejo nenhuma restrição ao caso da sua mãe ter feito Universidade Particular.

Talvez a restrição seria para conseguir entrar pela cota como aluno de escola pública, é este o caso?

Como praticamente todas as universidades federais aderem ao SiSU, o sistema de cotas mais utilizado é o da Lei Federal 12.711, de 29 de agosto de 2012, mais conhecido como Lei de Cotas . Essa modalidade de ação afirmativa reserva metade das vagas das instituições federais para candidatos que estudaram todo o ensino médio em escolas públicas ou concluíram através de Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou Enem. Entre as vagas reservadas, metade é para candidatos com renda familiar mensal até 1,5 salário mínimo por pessoa e a outra metade para renda superior a esse valor. Dentro de cada faixa de renda há, ainda, vagas reservadas para negros, pardos e indígenas, em distribuição proporcional aos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) por estado.