Indecisão para começar a responder Provas Antigas

Por favor, poderiam me ajudar? Do inicio do ano para cá não pude estudar direito por alguns problemas pessoais, mas agora estou com todo o dia livre e disposto. Tenho acesso a todos os livros indicados aqui no resumov para as matérias e o meu foco é somente o ENEM para medicina. Porém, estou perdido com as provas antigas, pois sei que são um excelente método, mas quando começar? Alguns assuntos do ENEM eu já sei(Não muitos), outros preciso revisar, outros não tenho ideia. Ouvi o podcast da Susane, mas fiquei totalmente indeciso se começo logo pelas provas antigas, porque da para ir aprendendo os assuntos que mais caem, o estilo da prova e descobrir o que não sabe, ou se estudo primeiro os assuntos, resolvo exercícios para depois resolver a prova antiga mais perto do fim do ano. Quando penso em responder sem estudar os assuntos antes ( ir tentando resolver, o que não souber pesquisar a resolução e depois estudar o assunto) eu tenho o sentimento que estaria me enganando, uma que vez que ao não saber uma pergunta iria pesquisar a resposta, o assunto e entender, mas depois eu não teria mais nenhum “teste” de uma prova antiga pra saber se eu acertaria aquela questão sem ter visto a resposta, ou seja, parece que eu só aprendi uma questão em específico e não o assunto de verdade. Desculpa o texto longo, mas precisava explicar meu contexto, obrigado aos que responderem. ( Susane, me ajuda :frowning: ).

3 curtidas

Oi Antoni,

Sua dúvida é muito boa.

Antes de fazer as provas antigas é preciso ter uma base.

O que eu fiz pra humanas foi o seguinte: vi todos os vídeos do curso online, todos mesmo, antes de ir fazer as questões. Fiz meio que maratona de netflix, só que de história / geografia. (Pro ENEM faria também socio e filo).
Isso deu uma ideia geral de toda a matéria, nas questões de provas antigas duas coisas aconteceram:

  • Revisão = fixei na memória
  • Aprofundamento = completei as lacunas que faltavam

Estou fazendo um vídeo explicando em detalhes esse processo.

A estratégia pra exatas é um pouco diferente (não veja todos os vídeos antes). A estratégia também envolve ter uma base, mas nesse caso é preciso estudar os assuntos mais frequentes na sua prova. Veja a análise de incidência, descubra o que mais cai. E depois de ver pelo menos metade desses assuntos vá fazer as provas antigas.

A única matéria que dá pra ir pra provas antigas sem base nenhuma é português, porque são muitas questões de interpretação de texto, e as de gramática pode ir no estilo “learn as you go”, aprendendo conforme a necessidade.

2 curtidas

Susane, poderia dizer qual site você usou para estudar geografia? :smiley:

Obrigado pela orientação. Espero no fim do ano voltar aqui e compartilhar uma boa noticia. Parabéns pelo seu projeto, Susane!