Insegurança na hora de fazer exercícios

Fico muito inseguira para resolver exercícios difíceis, principalmente de física. Eu leio a teoria, resolvo uma pilha de questões sobre o assunto, e ainda assim tenho dificuldade nas mas difíceis, e toda vez tenho que olhar a resolução. Sempre termino de estudar um conteúdo com a sensação de que não aprendi o suficiente, ou que não vi o que tinha que ver. Já tentei várias estratégias, como resolver os exercicios mais difíceis nas horas de maior produtividade, ou refazer alguns dias depois os que não entendi, mas parece que eu não avanço, que estudo e não melhoro. Não sei mais o que fazer.

1 curtida

Oi, tudo bem?

Então, é normal ter essas dúvidas e insegurança quando vemos algo novo, mas o que geralmente dá certo é você fazer primeiramente os exercícios mais elementares para você entender como se aplicam a teoria na prática. Além disso, você vai se sentir mais confiante para avançar os assuntos e nos níveis das questões, caso quando vc tiver dificuldade quando passar para os exercícios de maior dificuldade, tente refazer os mais elementares para ganhar confiança!

Outra dica muito importante é você mentalizar que você vai conseguir aprender um determinado conteúdo e etc. Isso deixa vc mais focado para avançar na matéria, olha muita resolução, veja o que você errou e também o porque você acertou, muitas vezes acertamos, mas não era um pensamento 100% correto. Mas o principal é você lutar com o conteúdo, sentar e estudar, não tem fórmula mágica, o segredo é estudar!

No mais acho que é isso, qualquer coisa é só falar! :slight_smile:

1 curtida

Essa dúvida é sensacional. Pensei em fazer um perguntas e respostas no Podcast, e acho que vou começar com essa sua dúvida.
Mas já adiantando, física, principalmente mecânica, é uma matéria que você ganha maturidade com tempo. Mesmo estudando muito, parece que precisa de um tempo pra assimilar os conceitos, pra cair a ficha. Então é questão de paciência e persistência, sei que não é a resposta que você queria, mas infelizmente é verdade.
Quando eu estudava pro ita, mecânica foi sem dúvidas o assunto mais difícil pra mim, e não adiantava estudar várias horas. O que precisei ter foi paciência mesmo, e estudar um pouco quase todo dia.
Na prática, eu via por exemplo um estilo de questão, complexa tipo polias + corda + plano inclinado e ficava 1 semana nessa questão. Tentando entender todos os detalhes.
Uma coisa que ajuda é imaginar bem os fenômenos físicos, e só depois pensar nas equações! Então primeiro entenda o enunciado, imagine o problema físico, imagine mesmo os movimentos, e só depois pense no equacionamento.
Até Einstein falou que depois de ter a imaginação do problema físico era difícil transformá-lo em equações. Então você não está sozinha.

A gente tem essa impressão também. Eu mesma lembro que eu achava um absurdo: “poxa, mas eu fiz essa questão ontem, como já esqueci?”
Aí é aquela questão de PP:
Paciência + persistência
Roma não foi feita em um dia.

O que você acha?

1 curtida

Obrigada pelo retorno, vou tentar ter mais paciencia comigo msm e esperar q com o tempo eu melhore e sinta os resultados, mas vou continuar me esforcando. obg pelas dicas :heart: