ITA x Unicamp/USP

  1. Bom, ao longo do tempo, eu já pensei em vários cursos diferentes. Porém, aproximando da reta final do meu terceiro ano, eu já estava considerando algo de computação. Só não sabia se queria Ciência ou Engenharia.
  2. Agora, estou considerando seriamente a Engenharia. Por conta disso, fui pesquisar um pouco sobre os cursos da minha cidade (UFC e IFCE). Não achei muitas avaliações sobre eles. Inclusive, o curso da UFC é consideravelmente recente. 2014 ou 2015, eu acho.
  3. Por isso, pesquisei um pouco sobre Engenharia da Computação em outros estados e acabei me deparando com a possibilidade de cursar no ITA. Inclusive, comecei a considerar bastante essa possibilidade, apesar do meu foco estar sendo Enem até agora.
  4. Hoje, andei pesquisando um pouco mais e vi que, em alguns fóruns, o pessoal coloca a Unicamp e a USP em um patamar equivalente e até superior ao ITA em Engenharia de Computação.
  5. Por isso, estou muito confuso sobre o que eu devo escolher. No ITA, o custo de vida nos alojamentos parece ser bem baixo e eu provavelmente teria uma ótima formação, mas o processo de entrar lá é complicadíssimo, ainda mais para uma pessoa que estava estudando para Enem. Por outro lado, a Unicamp e a USP, teriam processos seletivos bem mais tranquilos, mas não sei como funcionam os auxílios estudantis por lá.
  6. Se alguém puder clarear minhas ideias a respeito dessas opções, agradeceria demais.

Bem, não sei se o processo seletivo da USP e da Unicamp seriam tão tranquilos kkk. Acho uma boa vc fazer uma lista de pros e contras seus em relação a essas faculdades. Em questão de curso, acredito eu que nas três vai ter uma ótima formação e em uma faculdade de excelência, mas realmente o pessoal por ai diz q a USP e a Unicamp são melhores que o ITA nesse curso. Acho uma boa olhar o currículo das três. Espero ter ajudado

Engenharia a usp é melhor ou era a da unicamp? Bom ambas sao boas sobre a unicamp a qual eu tenho mais conhecimento existe a bolsa moradia e outras bolsas como auxilio para voce se fixar na cidade de Campinas, mas é so para pessoas de baixa renda e tem que conprovar qie voce nao tem como se manter em campinas

Não sei se é tranquilo assim não hahaha. Em relação a computação a formação no ITA é melhor logicamente. Mas computação envolve a parte de inovação e isso a unicamp e usp são gigante porque os alunos de história, geografia, letras se juntam com a área de exatas pra criar aplicativos e por isso a usp e a Unicamp são as maiores em inovação do país. No final eu não sei opinar qual das 3 é a melhor, mas o THE diz que em computação a único é a melhor porque é a que mais inova. ( THE é um ranking conceituado no mundo inteiro )

1 curtida

Obs : Perto do processo seletivo do ITA, Unicamp e USP são bem tranquilos sim kkk. É comum em turmas de cursinhos para ITA/IME ter alunos que já foram aprovados em medicina nas federais, ou na área que desejam seguir na USP e na Unicamp (pelo menos aqui em Fortaleza).
Sobre a formação, bem provável que na Unicamp/USP tenha uma base mais sólida e com todo o suporte possível, principalmente na pesquisa. Mas o diferencial do ITA são os alunos, se um dia esse for o seu foco, irá entender bem.