LÍNGUA PORTUGUESA - Como e o que devo estudar?

Eu já tenho uma ideia de como me preparar para as outras disciplinas, porém eu estava me questionando sobre o que faria com relação à Língua Portuguesa e, por isso, gostaria que alguém me falasse um pouco sobre cada aspecto abaixo:

  • Como devo me preparar para ENEM e vestibulares no quesito Língua Portuguesa? (No meu caso, o vestibular específico é para o ITA)
  • O que eu preciso ver/rever de conteúdo?
  • Quais são as dicas que me dá para conseguir memorizar o conteúdo e fixá-lo?
  • E quanto à Literatura?

À propósito, não gosto muito de estudar Português, prefiro Língua Inglesa para ser sincera, então queria saber também quais são as dicas para não acabar desanimando ou ficando entediada ao estudá-la.

1 curtida

Oi Ester,

Se entendi bem você está no 1o ano, certo?

Bom, o que acho que funciona é o seguinte:

Você tem um material da sua escola? Siga o material, é bom saber as classes gramaticais, processos de formação de palavras, orações subordinadas…
Se você estivesse no cursinho falaria para ir direto para provas antigas e voltar na matéria quando tiver dúvidas, mas pra você que está no 1o ano, acho que é legal pegar uma base boa nas matérias.

Se fosse você, tentaria acompanhar toda a matéria de português e fazer algo como 1 prova de português por semana. Por exemplo, 10 - 15 de uma prova mesmo. Os livros tem textos bem tranquilos de se interpretar, mas as provas são mais complicadas. Então já veja umas provas. Faça as do ITA mesmo.

  • Resolver provas,
  • Errar questões
  • Consultar a matéria no livro
  • Errar de novo
  • Aprender com os erros
    haha

Para a fuvest, eu estou acompanhando a matéria do cursinho, mas dando super importância às obras obrigatórias. Não sei se têm no ITA, mas enfim, mesma coisa, faça muitos exercícios.

1 curtida

Sim, isso mesmo.

Eu tenho um pouco de receio de não ver tudo que preciso, muitas pessoas falam que gramática é muito deixada de lado no ensino médio, que priorizam mais Literatura e depois nos vestibulares/ENEM se sentem prejudicados.

O Descomplica disponibiliza Exercícios, separados por conteúdo, então pensei em tentar ir fazendo eles, sabe? E, claro, acompanhar as aulas.

Enfim, muito obrigada mesmo pela resposta, vou me lembrar disso. Eu só precisava mesmo dessas dicas, para ter uma visão geral em relação à Língua Portuguesa.