Literatura no vestibular

Olá, alguém que é muito focado na Literatura, poderia me explicar esse programa de estudo? Vou fazer vestibular tradicional e no programa de estudo estar escrito que vai cair isso:
LITERATURAS LUSÓFONAS

1. A presença do épico nas literaturas lusófonas ( Portugal, Brasil e África);
  2. Nacionalismo – construção e formação da identidade nacional dos países lusófonos:
    manifestações artístico-literárias;
  3. Elementos Messiânicos nas literaturas lusófonas;
  4. Manifestações contemporâneas: relações entre literatura e hipertextualidade.

Desde já agradeço as respostas. OBS: Nunca estudei literatura, aceito conselhos !!!

Fala Tiago, apesar do meu pouco conhecimento, vou tentar lhe ajudar, ok?

Literatura Lusófona é que é escrita na língua portuguesa.

O épico são aqueles livros, poesias que narram feitos heroicos, grandiosos… Então no ponto número seria a presença de poesias, romances e contos que sejam desse tipo de texto.

A literatura retrata a identidade de um povo, então no ponto número dois pode ser a identidade dessa galera, no Brasil temos o Macunaíma.

O resto confesso que não sei falar sobre, seria bacana seguir umas aulas de literatura, pra aprender legal os assuntos. Mas é isso ai amigo, valeu.

Thiago, estude literatura portuguesa… e literatura contemporânea… hipertexto é um recurso visual em que o texto não é linear, a pessoa constroi a forma como o lê…

vlw Pedro, ajudou bastante.

Obrigado Aline, não gosto muito de literatura, porém vou focar mais literatura portuguesa e contemporânea, como vc msm falou.

Thiago, você faz algum curso de vídeo aulas? Acho que esse é um assunto que vale a pena ver vídeo aulas, porque os professores explicam melhor que os livros.
Fica a dica.

Faço sim, alguma dica de livro de Literatura que tenha uma didática fácil de aprender ?

vestibular da URCA né? rs

Sim, vc vai fazer tbm ?

Sim. Você conseguiu mais materiais sobre literatura lusófona?

sim, conseguir os paradidáticos em PDF e a parte da Literatura Africana tem na coleção SM Protagonista. E tbm tem todo o conteúdo na plataforma QG do ENEM.

Qual curso vc quer? Tem algum material de Literatura ou outras matérias para compartilhar ?

Essa plataforma é paga né?

Direito, e vc? Tenho alguns, da area de humanas. Posso organizar e mandar alguns materiais que acho interessante compartilhar

Direito tbm. Manda seu nome de usuário do insta, Facebook ou N° do whats que compartilhamos os materiais.

Vocês podem se mandar mensagem privada, só entrar no perfil um do outro.

me diz teu email, pq ta aqui no computador ai fica mais facil pra mim