Olá, alguém que é muito focado na Literatura, poderia me explicar esse programa de estudo? Vou fazer vestibular tradicional e no programa de estudo estar escrito que vai cair isso: LITERATURAS LUSÓFONAS
A presença do épico nas literaturas lusófonas ( Portugal, Brasil e África);
Nacionalismo – construção e formação da identidade nacional dos países lusófonos:
manifestações artístico-literárias;
Elementos Messiânicos nas literaturas lusófonas;
Manifestações contemporâneas: relações entre literatura e hipertextualidade.
Desde já agradeço as respostas. OBS: Nunca estudei literatura, aceito conselhos !!!
Fala Tiago, apesar do meu pouco conhecimento, vou tentar lhe ajudar, ok?
Literatura Lusófona é que é escrita na língua portuguesa.
O épico são aqueles livros, poesias que narram feitos heroicos, grandiosos… Então no ponto número seria a presença de poesias, romances e contos que sejam desse tipo de texto.
A literatura retrata a identidade de um povo, então no ponto número dois pode ser a identidade dessa galera, no Brasil temos o Macunaíma.
O resto confesso que não sei falar sobre, seria bacana seguir umas aulas de literatura, pra aprender legal os assuntos. Mas é isso ai amigo, valeu.
Thiago, estude literatura portuguesa… e literatura contemporânea… hipertexto é um recurso visual em que o texto não é linear, a pessoa constroi a forma como o lê…
Thiago, você faz algum curso de vídeo aulas? Acho que esse é um assunto que vale a pena ver vídeo aulas, porque os professores explicam melhor que os livros.
Fica a dica.
sim, conseguir os paradidáticos em PDF e a parte da Literatura Africana tem na coleção SM Protagonista. E tbm tem todo o conteúdo na plataforma QG do ENEM.