Livros em PDF são ruins para o estudo?

Vocês acham que estudar por livros em PDF atrapalha o rendimento? Claro que não vai ter a mesma eficácia se fosse com livros físicos, mas dá pra considerar?

1 curtida

Fala Leo,

Acho que dá sim, eu uso um ipad pra ler os livros e apostilas em PDF e funciona muito bem.
Acho muito bom poder escrever no livro, circular as questões que errei pra ver depois. Grifar os pontos mais importantes em canetinha amarela ou azul…

Então uso um app pra poder editar o PDF. Às vezes estudo no PC, mas acabo ficando mais no ipad mesmo.
No meu caso, uso o app iannotate, ele é pago, sai por 10 dólares, mas pra mim valeu muito a pena, porque dá pra grifar, escrever no canto da página, coloco marca texto amarelo, azul. Mas é só pra IOS.

À noite mando uma foto das seleções que faço nele que não estou com ele agora. E aí uso mais uma canetinha dessas de 15 reais pra ir selecionando, escrevendo.

Tenho um bro que tem um tablet da samsung e usa o Xodo pdf. Ele gosta muito também. Acho que o Xodo é de graça.

Em relação à eficácia, não sei, mas pra mim tá dando certo. To conseguindo evoluir bem nos capítulos.

Você estuda no computador ou usa tablet?

No computador, mas seria uma boa um app como esse que você citou, acho que o fato de não poder circular, marcar e escrever é o que mais faz falta…

Você costuma comprar ou baixar os livros?

Eu tenho uns livros, na verdade eu queria as apostilas do poliedro. Mas vi alguém falando dessas apostilas do Hexag Medicina que são parecidas com as do poliedro e resolvi baixar e ver. E gostei muito, eu gosto que vai direto nos assuntos importantes, com menos texto, e com um monte de exercícios.
São essas aqui: http://www.cursinhoparamedicina.com.br/hexag-solidario/

E aí por um lado é até bom que quando vou estudar na biblioteca não tenho que levar um monte de livros.

Você vai comprar os livros?

Tô estudando pra medicina, pra Unicamp, você tá estudando pra qual faculdade?

Geralmente, costumo procurar as versões em PDF dos livros que me interessam. Ainda não comecei a estudar pelos livros, mas estou quase, por isso quis tirar essa dúvida. Daí quando for começar eu irei procurar para download.

Infelizmente, os livros que estou procurando têm o preço um pouco alto, então não fica muito acessível…

Tô estudando pro ITA.

1 curtida

Então Leo, não acredito que atrapalhe o rendimento se você souber se adaptar, porque entra várias questões aí, por ser num gadget (computador ou até mesmo tablet como o Mauricio citou) têm que cuidar para não se distrair com notificações e ser disciplinado para não cair na tentação das mídias sociais. Com relação à forma que se apresenta o material, em pdf, existem aplicações para leitura que tu pode usar um marca texto, o Adobe Acrobat permite até edições do PDF (eu particularmente acho útil para selecionar exercícios - caso você queira imprimir depois).

3 curtidas

Tinha ficado de mandar um exemplo de como estudo os PDFs no ipad. Abaixo uma prova da Fuvest aberta no iannotate. Mas como o @Lorenzo falou, dá pra usar o Adobe Acrobat ou outros programas também.
Prefiro muito mais ver no tablet que no computador, mas isso é de cada um. E deixo no modo avião! Nada de distração.

1 curtida