Livros para fuvest e enem

Eu vou começar a estudar para o enem e para a fuvest com o objetivo de entrar na poli-usp, para cursar engenharia mecânica. Eu estou em dúvida entre o livro Fundamentos da Física do Ramalho e o Tópicos de Física. Qual vocês recomendam para esses dois vestibulares?

Como vai, meu caro?

Vou te contar sobre minha experiência pessoal, então reflita consigo mesmo se vale a pena ou não utilizar a coleção.

No início de janeiro, eu comecei a utilizar o Fundamentos do Ramalho, por recomendação de um blog sobre estudos. Podia jurar que estava aprendendo as matérias, pois conseguia resolver a maioria das questões e continuava avançando. Um mês depois eu ainda estava estudando Cinemática, que nem é Física de verdade como todos sabem (é apenas matemática), e já tinha esquecido até o que era o Movimento Retilíneo Uniforme enquanto aprendia MUV, Queda Livre, etc.

Se você procurar postagens sobre o Fundamentos, vai ver que muitos falam bem, e muitos outros falam desse mesmo fenômeno que aconteceu comigo (achar que está aprendendo). Ele até ganhou o apelido de “Afundamentos da Física” pelos estudantes de ITA/IME. No início foi estimulante, mas se você pegar qualquer lista do Tópicos e tentar resolver, vai ter muitas dificuldades, e todos sabem como as listas do Tópicos são boas. Isso, porque o Ramalho não te ensina, de fato, o porquê das das coisas. Por exemplo, a noção que ele apresenta de Velocidade escalar é muito intuitiva e você acaba se perdendo facilmente, sem conseguir entender o que é uma trajetória direito.

Lembro que, no meio de um seção de questões comentadas, ele ensinou o conceito de Velocidade Relativa, em vez de colocar logo na teoria do capítulo. Resultado: não consegui entender exatamente o que aquilo significava, e nunca sabia quando usar.

Agora, dê uma olhadinha no primeiro capítulo do Tópicos. Lá tem a distinção entre as diversas áreas da Física, ele menciona que existe uma diferença entre grandezas escalares e vetoriais (razão pela qual a Cinemática Escalar não ser Física de verdade), você acaba sabendo que a Mecânica é divida em três partes, e assim por diante. Tudo fica mais claro. Mas tem um preço: o Tópicos é bem menos gradual do que o Fundamentos, então pode ser um pouco difícil no começo

Obrigado pela resposta. Já estava quase comprando o Fundamentos da Física, vou comprar o Tópicos da Física agora. Tempo não vai ser problema, estou no 2° ano do ensino médio ainda.

Há alguma versão em específico que você me recomenda? Eu tenho que comprar os cadernos de resoluções? Pois sem os cadernos acaba saindo bem mais barato.

Meus parabéns por começar logo do segundo ano, você terá uma base excepcional com o Tópicos.

Bom, a edição que eu (e a maioria) das pessoas utilizam é a de 2012. Eu até tenho o PDF da mais atual, junto com as resoluções, mas acho que as edições mais recentes das coleções consagradas tentam excessivamente contextualizar a matéria, então eu achei um pouco mais chato de acompanhar, mas isso não é um bom critério. Recomendo que você mesmo compare as teorias e tire suas próprias conclusões.

Em relação aos cadernos, eles são fundamentais. As resoluções são chave no aprendizado, porém não necessariamente você precisa comprar os cadernos, simplesmente utilize o PDF na internet para consultas. (Sério, não deixe de consultar, é muito bom. É um dos motivos pelos quais se prefere o Tópicos a todas as outras coleções, incluindo o Física Clássica)

Muito obrigado pelas respostas. Me ajudou muito.