Olá, meu nome é Ester, tenho 17 anos e estou no terceiro ano do Ensino Médio.
Possivelmente, já devem ter visto alguns tópicos feitos por mim, por aqui, em 2018, acredito.
Inicialmente, quando eu estava no oitavo e no nono ano, eu desejava ingressar no ITA. Em 2018, no primeiro ano, ao pensar mais sobre, o vestibular, a carreira, minha vida, aos poucos, eu fui percebendo que não era isso que eu queria para mim. Assim, a ideia de tentar Medicina foi se moldando em minha cabeça.
No ano seguinte, 2019, mudei-me de cidade, fui morar sem meus pais, com o meu irmão, a 67km daqui. Lá fiz o segundo e, agora, estou fazendo o terceiro ano, estava, até ser decretada a quarentena. Também tinha entrado em um curso pré-vestibular. Ficava das 7h até às 12h, na escola, e das 14h às 18h, no curso, só estava à noite em casa.
Não consigo escrever muito bem estas linhas, um misto de vergonha e arrependimento me tomam, estudar é um desafio. Eu começo e paro, não avanço muito, o desânimo e o medo de fracassar me atormentam. Ansiedade não ajuda, alguns indícios de depressão só pioram. Não uso destes como desculpa, apenas são fatores reais que me fazem sentir incapaz e insuficiente para conseguir alcançar meu objetivo.
E o julgamento, sempre presente na minha cabeça, consegue me fazer sentir ainda pior. Eu sei que preciso só começar. E, a cada vez que começo, me sinto menos preparada.
Minha maior dificuldade são as exatas, mesmo assim, não me saí muito bem nas demais, nas duas edições do ENEM que participei. O meu melhor desempenho foi em redação. Todas as notas, muito abaixo do que eu preciso para Medicina, e a ideia de precisar melhor 200 a 300 pontos, me atormenta.
Eu quero ouvir conselhos, alguma dica, uma sugestão, ideia, que me mostre como começar aos poucos e como sentir que estou avançando, porque toda vez, tenho receio de não ter aprendido. Também tenho noção que da forma que estou, emocional e psicologicamente, vai ser muito mais difícil estudar e aprender, por isso vou buscar formas de melhorar.
Realmente quero passar, ser médica, eu tenho um propósito…