Eu comecei a fazer 2° ITA neste ano, não sabia o que se eu queria ita mesmo (ainda tenho um pouco de dúvida até hoje). Eu sentia muita dificuldade em alguns assuntos e quando eu pegava no livro me sentia improdutivo, lento. Resultado: 4 meses de aula e eu devo ter feito 20% do que passaram, só fui nas aulas e tentei absorver ao máximo (apesar de não entender muita coisa). Alguém pode me ajudar sugerindo como eu posso fazer pra botar em dia? Meu maior problema é química orgânica e elétrica.
Oi Rafael,
A maioria do seu tempo de estudos tem que ser usada para fazer exercícios, não ler teoria. Talvez ao ler teoria você tenha se sentido lento.
É possível que por não estar conseguindo avançar no livro, você se sinta lento. Neste caso, só posso dizer que todo mundo passa por isso. É normal não acompanhar direito. Pra entrar no ITA a gente tem que persistir!!!
Pode ser que demore uns meses pra você conseguir acompanhar o curso.
Amanhã vou liberar um podcast com um aprovado no ITA, ele falou que o mais importante pra ele foi persistência e fé!
Obrigado pela resposta, Susane. Eu ouvi o podcast com o iteano e eu achei sensacional, me inspirou bastante!
No primeiro semestre eu avacalhei total, fui um completo vagabundo. Queria te perguntar como eu posso fazer pra me organizar nas férias e neste segundo semestre, levando em conta que vou fazer cursinho ano que vem.
Oi Rafael,
Você precisa montar uma estratégia pra adiantar conteúdos pra estudar agora neste ano. Não deixe pra ver tudo com a profundidade que cai no ITA só no ano que vem.
Então a estratégia teria 2 passos, eu mandei por email, não sei se você recebeu.
1o passo: o quê
Definir o que fazer, definir quais livros estudar.
2o passo: quando
Crie um cronograma de quando vai estudar esses conteúdos.
No seu caso, pegue:
- um dos livros do tópicos de física ou física clássica
- alguns livros do fundamentos de matemática, ou alguma apostila de matemática específica para turma ita
- algum livro de química, como Martha Reis ou Feltre
E dê o gás nesses livros.
Estude pra aprender esses assuntos mesmo, sem se preocupar com o resto dos conteúdos.
Ola Susane … o meu caso é parecido com o do Rafael ,e eu ja comecei os livros recomendados acima … mas qual é melhor hora de se começar de fato a fazer provas antigas ? Depois de um embasamento razoável nos livros ?
Gabriel, eu fiz um treinamento em vídeo, e o primeiro vídeo é justamente sobre como lidar com a matéria atrasada.
Eu vou liberar por e-mail na segunda, mas já adianto pra você e pro pessoal do fórum.
Acho que vai tirar suas dúvidas, ou pelo menos a maioria delas (é a minha intenção, pelo menos).
Sobre as provas antigas, você pode começar a fazer desde cedo, em um aplicativo desses de questão ou pode esperar ver os assuntos mais frequentes (que somem mais de 50% dos pontos pela análise de incidência).
Ou clique aqui:
https://resumov.mykajabi.com/p/video-1-materia-atrasada