Matéria Atrasada Demais

Eu comecei a fazer 2° ITA neste ano, não sabia o que se eu queria ita mesmo (ainda tenho um pouco de dúvida até hoje). Eu sentia muita dificuldade em alguns assuntos e quando eu pegava no livro me sentia improdutivo, lento. Resultado: 4 meses de aula e eu devo ter feito 20% do que passaram, só fui nas aulas e tentei absorver ao máximo (apesar de não entender muita coisa). Alguém pode me ajudar sugerindo como eu posso fazer pra botar em dia? Meu maior problema é química orgânica e elétrica.

1 curtida

Oi Rafael,

A maioria do seu tempo de estudos tem que ser usada para fazer exercícios, não ler teoria. Talvez ao ler teoria você tenha se sentido lento.

É possível que por não estar conseguindo avançar no livro, você se sinta lento. Neste caso, só posso dizer que todo mundo passa por isso. É normal não acompanhar direito. Pra entrar no ITA a gente tem que persistir!!!

Pode ser que demore uns meses pra você conseguir acompanhar o curso.

Amanhã vou liberar um podcast com um aprovado no ITA, ele falou que o mais importante pra ele foi persistência e fé!

1 curtida

Obrigado pela resposta, Susane. Eu ouvi o podcast com o iteano e eu achei sensacional, me inspirou bastante!
No primeiro semestre eu avacalhei total, fui um completo vagabundo. Queria te perguntar como eu posso fazer pra me organizar nas férias e neste segundo semestre, levando em conta que vou fazer cursinho ano que vem.

1 curtida

Oi Rafael,

Você precisa montar uma estratégia pra adiantar conteúdos pra estudar agora neste ano. Não deixe pra ver tudo com a profundidade que cai no ITA só no ano que vem.

Então a estratégia teria 2 passos, eu mandei por email, não sei se você recebeu.

1o passo: o quê
Definir o que fazer, definir quais livros estudar.

2o passo: quando
Crie um cronograma de quando vai estudar esses conteúdos.

No seu caso, pegue:

  • um dos livros do tópicos de física ou física clássica
  • alguns livros do fundamentos de matemática, ou alguma apostila de matemática específica para turma ita
  • algum livro de química, como Martha Reis ou Feltre

E dê o gás nesses livros.

Estude pra aprender esses assuntos mesmo, sem se preocupar com o resto dos conteúdos.

1 curtida

Ola Susane … o meu caso é parecido com o do Rafael ,e eu ja comecei os livros recomendados acima … mas qual é melhor hora de se começar de fato a fazer provas antigas ? Depois de um embasamento razoável nos livros ?

Gabriel, eu fiz um treinamento em vídeo, e o primeiro vídeo é justamente sobre como lidar com a matéria atrasada.
Eu vou liberar por e-mail na segunda, mas já adianto pra você e pro pessoal do fórum.
Acho que vai tirar suas dúvidas, ou pelo menos a maioria delas (é a minha intenção, pelo menos). :wink:

Sobre as provas antigas, você pode começar a fazer desde cedo, em um aplicativo desses de questão ou pode esperar ver os assuntos mais frequentes (que somem mais de 50% dos pontos pela análise de incidência).

video1foto

Ou clique aqui:
https://resumov.mykajabi.com/p/video-1-materia-atrasada

1 curtida