Material de Física e como estudar para olimpíadas?

Olá. bom dia Susane! Gostaria de agradecer pelo seu trabalho, acredito que têm contribuído muito para todos.
Queria saber se o livro “FÍSICA 1, Mecânica. 2ª Edição,2013” de Helou, Gualter e Newton é o mesmo “Tópicos de Física” ?

Quanto à olimpíada de física, OBF, você participou? Que métodos usou para estudar?

Desde já agradeço.

3 curtidas

Oii, acho que não é o mesmo. Se não tiver “Tópicos de física” no título não é o mesmo.
Não consigo te dizer se o conteúdo é o mesmo ou parecido, só folheando pra saber.

Eu fiz sim a olimpíada de física, mas fiz só a primeira prova, no dia da segunda prova fui rebelde, não fiz e fui jogar RPG.

Mas enfim, na época a prova era bem parecida com a prova do ITA. Por isso, também estudei provas antigas da OBF.

(estudei provas antigas de olimpíada de física e de química, recomendo muito para o ITA, mas não recomendo as de matemática, porque são muito diferentes).

Na prática eu baixava as provas de vários anos e tentava fazer as questões.

Uma dica é: quando não souber fazer uma questão, pergunte-se qual conhecimento não tenho? ou o que exatamente preciso estudar pra conseguir responder isso?

Parece uma pergunta boba, mas ajuda a focar exatamente na lacuna que você precisa fechar.

Depois veja a resolução, aprenda a fazer e se achar que precisa estudar o assunto, veja a matéria no livro.

Ah, e depois é legal ser “medalhista olímpico”, nem que seja só pra mãe dar parabéns. :rofl:

4 curtidas

Também estava com essa dúvida se vale a pena fazer a obf. Boa dica!

2 curtidas

Obrigado Susane! Estou sempre te acompanhando, ótimo trabalho!
Eu desejo entrar no ITA, estou no 9ºano, vou começar estudando pelas olimpíadas então!

2 curtidas