Mentalidade de vestibulando de medicina

Pessoal, vou fazer uma pergunta que talvez pareça irrelevante para a maioria, mas como vocês se mantém motivados o tempo todo? Como que seria a mentalidade ideal que um vestibulando de um curso concorrido deve ter ?

1 curtida

Acho que ninguém se mantém motivado o tempo inteiro Edgar, na verdade, pode sim existir essa pessoa, mas é bem raro. Eu enfrento essa dificuldade, eu faço o seguinte:

  1. Visualizo minha realidade.
  2. Visualizo onde quero chegar.
  3. Se eu continuar procrastinando, chegarei lá?
  4. Paro de pensar e vou estudar.

É isso que faço, até que funciona. Mas a disciplina é essencial também, ás vezes, é mais estudar porque devemos estudar, contra nossa vontade mesmo, do que por querer. É algo bem relativo.

2 curtidas

Boa pergunta, Edgar!!

Perfeito, Pedro! Essa é a motivação intrínseca.

Sugestão:

Visualizo onde VOU chegar

Precisa ser certo como o dia!

Quando eu estudava pro ITA eu me achava tanto que pensava “azar do ITA/FMUSP se não me aprovar” haha

Tem muitas coisas que entram na “conta” da motivação.

A motivação de cada um é diferente, mas em geral a maioria das pessoas começa o ano super motivado, e depois essa motivação cai. A vontade de estudar costuma diminuir na fase 2 do estudo.

Para aumentar de novo, a gente tem que fazer uma série de coisas. Uma delas é organizar a preparação como um passo a passo, um projeto realmente em que você sabe exatamente o que fazer e não fica perdido.

Então, a dica pra hoje é:
1 - organize o estudo como um projeto, em que você tem o que fazer em cada etapa do estudo.
2 - Crie energia mental com exercícios físicos e com determinação foco!
3 - Faça intervalos divertidos, e em alguns dias da semana faça intervalos mais longos (como quinta ou sexta).
4 - Dicas de visualização que o @Pedro_Medeiros falou lá em cima.

Tem muitas coisas para a motivação, e cada pessoa precisa de uma “prescrição” diferente.

6 curtidas

Isso que a @susaneribeiro falou é essencial, a sensação de estar perdido desanima qualquer um. Organização é a base.

1 curtida

Gente… esses dias bateu o cansaço forte… pra procurar me motivar fiz um quadrinho com quantos dias faltam para as férias do meio do ano… hahaha… daí todo dia que penso em jogar tudo pro alto e descansar, falo para mim mesma: falta só mais tantos dias… e vc descansa de verdade… e vamos indo… :muscle:

3 curtidas