Pessoal, tem um tempo que eu quero escrever e deixar tudo registrado em relacao ao meu preparo para fzr a prova do ITA. É bem novo isso pra minha pessoa kkk alguma coisa rodou no meu coração e agora tudo o que eu quero é estudar e passar. Bom, eu tenho 15 anos e tô começando o 1 ano do ensino médio em uma escola pública, vim de uma escola particular (auxiliadora) e acredito que isso foi muito importante em relação a minha base de conhecimentos em determinados assuntos. Sempre gostei de estudar e ai quando descobri o ITA me interessei muitoo, com o tempo fui me aprofundando mais em relação as engenharias e tudo mais.
Tem 1 mês (quase) que eu começei a estudar e confesso que eu passei um perrengue danado pra conseguir me organizar e orientar, quero começar a seguir o sniper de questoes da susane só a partir do 2° ou 3°ano. Depois de tentar e testar muitos métodos de váriaaaaas pessoas na internet que ou ja passaram ou estao estudando para provas parecidas, consegui montar o meu planejamento de acordo com a minha rotina. Esse ano vou focar nos livros de matemática do FME vol1,2 e se der o 3. O vol 1 e 2 eu vou começar a ver ao "mesmo tempo " só depois que eu terminar a playlist do ferreto. Vi muita gente falando que é bom começar pela base, mas também vi gente falando que nem sempre é necessário caso vc tenha um base bacana e tem a questão da confiança, de não ficar só no fácil e não tentar aumentar nossos limites. Confesso que estou gostando bastante de estudar matematica e fisica meio que no “meu tempo”. Na escola a gente ta sempre correndo sem saber onde vai dar e ai acaba que fica muito puxado me dedicar em tudo e a gente acaba apelando pros métodos copia e cola ou so decorar na hora de resolver as provas. Mas poder ver os assuntos com calma e no meu tempo em casa é bem melhor e menos cansativo. Meus horários pra estudar são bem curtos já que eu passo o dia todo na escola e só chego as 17h. Ent, pensando nisso eu separei 3h diárias pra estudar durante toda a semana. Gosto de praticar exercícios então nesse horário entre as 17h e 22h eu chego em casa, vou pra a academia, quando chego da academia vou estudar. É bem puxado e tem dia que a mente ta nublada, mas eu sempre tento compensar nos finais de semanas se sobrar alguma pendência eu ja faço tudo e, se não, eu tento relaxar o máximo possivel, e focar no essencial/prioridade que é resolver as coisas do colégio pra poder me “livrar” logokkkk. Eu tento sempre andar no ritmo sem enlouquecer, ou seja, acho que uma das coisas mais importantes durante a nossa trajetória de estudos é se esforçar sem forçar. Fazendo sempre o nosso melhor na medida do possível.
É isso!!! Muito provavelmente vou voltar só no próximo mês kkkkkk mas volto para atualizar.
Hoje é dia 21/05. Venho estudando todos os dias e sinto que evolui consideravelmente em química e fisica.
Agora matemática tem sido bem complicado, inicialmente me planejei para estudar pelos livros do FME, mas estava tendo dificuldades e eu acho que foi pela minha falta de experiência com questões. Principalmente essas que envolvem lógica, sempre tive mais dificuldade nelas. Então decidir começar pelo começo rs e deixar o FME de lado por enquanto. Peguei os assuntos do 1° ano do ensino médio de matemática que eu vou ver durante o ano e comecei a estudar sozinha em casa e ai quando a escola for passar o conteúdo, vai servir como uma revisão do assunto, provas atividades e tudo mais vou usar pra me avaliar. Começei por função do 1 grau e depois vou para função quadrática. E ainda estou complementando com o Ferreto.
Bom, eu fiz meu cronograma e ai fica
— matemática todos os dias
— Química 2x Terç e sex
— Física 3x seg, quar, dom
No momento eu estou vendo questões resolvidas nos vídeo e fazendo algumas quest de vestibular. Pessoal me fala se é normal a gente ficar dias tentando entender o assunto ou uma questão
É difícil não me comparar. Vi um mlk de 15 anos resolvendo questões mais avançadas acho q era do CN e fiquei me sentindo burra demais. Mas é isso, eu ja comuniquei aos meus pais sobre a minha decisão kkk minha mãe graças a Deus é incrivel e sei que ela vai me apoiar sempre. Estou na duvida entre fazer o curso do b²bf ( básico bem feito) ou fazer o do UN de matemática um desses dois para o ano que vem. Acredito que p bbf é a opção mais sabia porem é beeem mais caro. O que vocês indicam?
Resolvi comprar o bbf, ate agora ta indo bem, to usando livros tbm.
02/09 Olha eu de novo rs. Passando pra atualizar sobre, é incrivel como o tempo não para, independente do momento que a gente tá. Eu estou indo bem, ganhei mais confiança nas matérias gerais, só que acabei focando muiito em matemática, mas acho q ta tudo bem. Ainda to usando o curso online do bbf. Ja faz uns 3 meses, e deve ter uns 6 meses ja que eu começei a estudar pro vestibular do ITA, parei de contar depois do 3° mês kkkk. Ta sendo bem desafiador, nao na parte dos estudos, mas do cansaço.
Passo o dia todo na escola vou (tento) ir pra academia 3x na semana e depois estudar. Agora eu entendo o pessoal que fala q precisa de uma garrafa de café pra não ceder. Espero que nao aconteça nd comigo pq eu to tomando muito cafékkk.
Acho que o meu progresso ta bem lento, mas eu to fazendo o meu melhor dentro da minha realidade. Tento estudar pelo menos 3 horas diarias, mas ultimamente só to conseguindo 2 horas, ai adaptei pra estudar so uma materia por dia. Eu vou mexendo sempre pra ficar compatível, desistir jamais. É isso! Se alguém quiser trocar umas ideias pra se ajudar seria ótimo, é só chamar. Volto daqui a uns 3 meses kkkkk não sei
Olá!! Que sua preparação para o ITA seja cada vez melhor!! Sou estudante do 2° ano do Ensino Médio, já passei para o 3° ano, irei cursar em 2025 numa escola particular com preparatório. Vi que tem bastante interesse em estudar para o ITA, então caso queira alguns materiais de estudo, como apostilas e livros em pdf’s e até algum curso, pode contar comigo. Vamos juntos seguindo nessa jornada de estudos ruma ao ITA!!
Obrigada! também te desejo uma boa jornada rumo ao ITA.
Uma pergunta, qual é a escola que você vai estudar esse ano?
Esse ano eu vou pro 2° ano do EM, mas pretendo tentar uma bolsa em uma escola preparatória pro terceiro no ano que vem. Bons estudos!!
Olá novamente!! Bem, esse ano eu estarei fazendo Turma IME/ITA no Elite Rede de Ensino, em Madureira. Não sei exatamente se você é de outro estado, eu sou do Rio de Janeiro. Esse colégio é uma das referências aqui, fica empatado com o colégio Pensi basicamente. Mas os colégios que são referência em turmas IME/ITA em nível nacional são três: Poliedro, Ari de Sá e Farias Brito. Recomendo que tente uma bolsa em um desses, talvez um alojamento se for possível. Caso eu não passe no IME ou no ITA esse ano, vou tentar a bolsa em um desses.
Já ouvi falar sobre o elite mn, eles são bons. Pretendo entrar em um desses preparatórios mesmo!! Eu sou da Bahia, a propósito. Me planejei pra passar no ita no próximo ano, com a ajuda de um cursinho. Infelizmente no ano passado eu não fiz nenhum processo seletivo ou Olimpíada, teve a obmep, mas acho que a medalha da obmep não deve ter tanto peso pra conseguir bolsa nesses preparatórios. Tomara que vc consiga passar mn!!
Olá novamente. Vindo aqui pra falar como tem sido a rotina na Turma IME/ITA. Cara, eu estou estudando no Elite há 24 dias, estou recebendo um tremendo bac nas matérias kk. Tá sendo bem difícil esse início, mas colegas meus disseram que a situação tende a melhorar pra mim com o tempo. No entanto, as matérias também tendem a ser mais difíceis com o tempo, então estou reforçando tudo que não vi direito durante os dois anos de Ensino Médio e tentando acompanhar as aulas atuais. Tem sido uma experiência muito boa, porque você passa o dia inteiro estudando, e quando não está estudando, você está falando sobre estudos. Além disso, meus professores são referência pelo país, então estudo com muitas pessoas de alto nível. Uma dessas pessoas é o mestre Bruno Pedra, autor do livro “Tópicos de Álgebra Elementar”, mais conhecido para os íntimos como “Capeta Azul” kkk. Além dele, tenho professores formados no IME e no ITA, o que já é de grande incentivo também quando eles relatam suas experiências. Me surpreendi ao saber que eu começaria a estudar Cálculo já na turma IME/ITA, pensei que isso fosse tradição somente do Farias Brito, mas me enganei kkkk. Uma coisa que é muito boa também é que todo sábado temos simulados das provas do IME e do ITA. Tipo, em um sábado nós fazemos uma prova de 1° fase ITA, aí no sábado seguinte, fazemos prova de 1° fase IME. Depois das provas de primeira fase, fazemos as provas Discursivas entre outros dois sábados. Os resultados são divulgados com um ranking da turma e com o gabarito totalmente corrigido em PDF. Meu primeiro simulado foi de 1° fase ITA, não consegui fazer grande parte das questões. Acertei 16 de 48 questões, e meu segundo simulado foi um resultado mais desastroso ainda. Apesar dos pormenores, eu não vou desistir, afinal, vim de escola pública e sem muito material para estudos, mas sou esforçado. Assim irei continuar prosseguindo neste ano, me dedicando muito e fazendo o meu melhor. Entrarei em contato novamente daqui há um tempo indeterminado. Aliás, seria legal você comentar um pouco como está sendo a sua rotina atual. Enfim, até a próxima e bons estudos pra você! VAMOS METER UM GAGÁ INSANO E IR PRO ITA!!!
Oii!! Caramba, que legal velho, você está no melhor lugar possível, tenho certeza! Seu professor é o autor do capeta azul, cara que insano, pq aquele livro é surreal de bom e tem me ajudado bastante. Você sabe se tem como entrar no Elite através das olimpíadas, prova de seleção, etc? E também gostaria de saber a quanto tempo você estuda e como descobriu o ITA.
Minha rotina tá um caos, mas eu continuo firme e forte nos estudos kakkakkaka. Recentemente eu tive que adaptar ela pra conseguir fazer tudo o que tinha pra fazer, então, como esse ano eu pretendo fazer olimpíadas, os meus horários de estudos são das 17h as 22h e das 3h da manhã até 5h30. Loucura né? Pse. Uma coisa que vem me atrapalhando e diminuindo meu rendimento é o cansaço, sabe? Mas eu não vou desistir, jamais!! Tô tentando manter pelo menos a constância e estudando todos os dias pra conseguir voltar ao ritmo e rendimento que eu tinha antes das aulas voltarem e me atrapalhar toda. Porque, além da escola, dos estudos pro ITA e olimpíadas, eu também estou com uma bolsa de pesquisa de Iniciação Científica Junior em uma universidade aqui da minha cidade, e aí eu estou escrevendo um artigo, finalizando já (graça a Deus:sob:) então haja tempo. Essa bolsa é a única coisa que faz com que eu precise manter notas altas e me preocupe com a escola, se não eu posso acabar perdendo ela. No momento eu vou continuar com esses horários malucos até fazer as olimpíadas.
É isso!! Espero que esteja indo tudo bem nos seus estudos, confesso que fiquei muito feliz com o seu relato, porque também estudo em escola pública. Vai atualizando sua rotina aqui também!! Bons estudos!! Bora meter o loco nos estudos vamo q vamo q já já a gente tá no ITA
Opa, eae. Eu estava acompanhando a tua rotina e jornada de estudos para o ITA e eu me deparei com uma situação parecida com a sua. Eu estudo em um colégio particular no 1º ano, porém o colégio em que estou é muito fraco, principalmente para o ITA, então eu estava pensando em ir para as turmas ITA/IMA do Farias Brito próximo ano. O meu medo é eu chegar lá e perceber que todos estão adiantados nos conteúdos e eu estou para trás, então por isso quero me tire uma dúvida que está me assombrando faz tempo.
Por onde eu começo ? Eu tenho uma base muito boa para todas as matérias mas eu queria aprofundar para o ITA que é meu objetivo. Quais livros eu uso para estudar ? Quais matérias eu foco ? Pois eu não tenho a mínima ideia.
Olá de novo minha cara! Foi legal saber como anda sua rotina kkkk, me fez lembrar que meu professor de Física 3 fazia quase a mesma coisa que você. Ele estudava das 21:00 da noite até 8:30 do dia seguinte, tomava café, dormia até 12:00 ou 13:00 horas, almoçava e ia pra aula no cursinho. Detalhe: O cara era do alojamento do Poliedro!! Aliás, o nome dele é Guilherme Cetrangolo, pode pesquisar o nome dele no youtube que ele tem um canal onde dá várias dicas também. Respondendo agora a sua pergunta do início sobre entrar no Elite, sim, tem como ganhar bolsa 100% e com direito a alojamento. Mas tem um porém… o alojamento é pago, mas só ele. De resto, você tem direito à alimentação, tutoria (que é basicamente ter um professor pra sanar dúvidas) e etc. A maneira de conseguir bolsa é como em qualquer outro cursinho: prova de bolsa + resultados em provas e olimpíadas. Minha colega que também faz iniciação científica júnior conseguiu bolsa de 100% porque conseguiu passar em um exame seletivo de matemática e foi fazer uma olimpíada de matemática na Tailândia, conseguiu medalha de Bronze. Ela era do Instituto Federal, mas já terminou o ensino médio, tem 18 anos. Se não me engano ela foi convocada para fazer o AIME, que também é um exame de matemática asiático, porém, mais avançado. Essa minha colega quer engenharia química no IME, mas vai fazer ITA também. Então basta você saber quando sai as provas de bolsa do Elite e se inscrever. Só não sei te dizer se você pode fazer a prova de bolsa sem ter uma unidade do Elite próximo de sua localidade, mas creio que pode sim. Por sinal, tem duas garotas na minha turma que são de outros Estados: uma do Paraná se não me engano e a outra do Mato Grosso.
Agora, falando de minha história e como descobri o ITA. Basicamente tudo começou quando eu era bem pequeno e tinha o sonho de ser engenheiro civil. Porém, nessa época eu não gostava de matemática kkk, na verdade eu odiava. Eu só passei a gostar de matemática quando eu comecei a estudar sozinho durante o final do meu 7º ano do EF, em 2020. Eu sem querer peguei um livro didático de matemática do 7º ano e percebi que era muito mau em matemática. Como eu tinha medo de reprovar na escola, comecei a estudar sozinho com vídeo-aulas no youtube, até que comecei a progredir e aprendi a gostar da matéria. Com iso, meu desejo de se tornar engenheiro se tornou mais aflorado e comecei a pensar em como poderia fazer faculdade. Eu não sabia nessa época que tinh que fazer uma prova e tals, mas meu pai me incentivava a fazer concursos militares. Aí comecei a pesquisar sobre isso, fui descobrindo a ESA, EEAR, EsPCEx, AFA, EN, EFOMM, até que descobri o IME. Quando eu soube que poderia ser engenheiro e militar, eu fiquei muito feliz e resolvi estudar para o IME. Acabou que eu só vim a descobrir a existência do ITA por volta do meu 9º ano do EF. Nessa época eu estuva para a prova do Colégio Militar, mas infelizmente não passei. No ano seguinte comecei o ensino médio, tentei a prova do Colégio Naval também, mas não passei novamente… mas isso não vem ao caso. eu queria ou IME ou ITA, então prossegui estudando, mas meio desfocado. No início do 2º ano, comecei a entrar em grupos de estudo, e passei a conseguir vários materiais de estudo, como do Farias Brito e Estratégia Militares, por exemplo. Porém no meu 2º ano, comecei a trabalhar e estudar, então não evoluí tanto quanto poderia ter evoluído nesse ano. Aí fiz a prova de bolsa do Elite no fim do ano, consegui uma bolsa razoavelmente boa, mas com mensalidade. E cá estou eu estudando na turma IME ITA há dois meses bem sugados kkkkkk. Eu estou começando a entender conceitos que antes pareciam um bicho de sete cabeças para mim, então estou evoluindo aos poucos. Tenho modificado também a maneira como estudo, ainda em busca do que mais vai me trazer rendimento maior. Basicamente é isso.
Você está no caminho certo, as olimpíadas te dão muita experiência e te ajudam a adquirir bolsa em bons cursinhos. Ah, só mais uma coisa: FAÇA AO MENOS UMA REDAÇÃO POR SEMANA!!! Não podemos ignorar isso, se não a gente vai acabar se perdendo sem saber fazer redação, é um fator muito importante. Também procure não abandonar português e inglês kkkkk. Enfim, fico feliz com sua jornada atual e espero que meu comentário seja interessante de ler (mesmo que seja um texto imenso kkkkk). Não deixe de entrar em contato, até a próxima! VAMOS METER O GAGÁ INSANO E PASSAR NO ITA!!!
Oii, cara, sendo bem sincera, o que eu recomendo pra você é o que eu fiz quando estava no meu 1°ano: da uma lapidada bem boa na sua base, porque, pensa assim, você está no primeiro ano do EM e só o fato de você ter uma base boa nas matérias já é bem bacana. Então o ideal não é pegar assuntos avançados, mas sim ver todos os conteúdos de química, física e matemática de 1°ano do EM de uma forma que você fixe bem e saiba resolver questões mais complicadas. Mas você disse que quer o farias né, então tu pode escolher três livros, um pra cada matéria e focar neles, e ai a medida que você termina um assunto, tu já vai aprofundando, tipo assim:
Ex;
Física, assunto MRUV, você faz as questões que o livro trás e depois aprofunda o assunto com questões do ITA, IME, CN, efomm, etc. Entende?
Assim, faz o basico bem feito, tlgd? Faz muita questão, tipo muita mesmo, e não esquece de revisar tbm. A ideia de ir pro cursinho é bom, então pra você não ficar atrasado, tu tem que ficar bom em rwsolver questões mais complexas/ trabalhosas
Minhas recomendações são:
Pra aprofundar:
Curso de física básica(esse aqui é pra chorar)
Uma outra opção que é o tópicos de física, fazendo as questões do nível 2 e 3
Pra matemática tem o capeta azul, apostilas do poliedro, fme
Pra química, usa apostilas do poliedro (tu encontra no telegram) ou o feltre que é um pouco mais suave
E é isso, se eu pudesse voltar pra época que eu estava no 1° ano, seria focar em um ou dois materiais pra cada matéria, então não pegue muitos materiais porque no final vira uma bagunça danada e tu acaba não progredindo. kkkkkkkkkk
Assim, eu falei de acordo c9m a minha experiência, eu recomendo tu procurar nos grupos de estudos, tem no whats, se tu quiser eu mando o link pra tu
Oiiii de novo!! rsrs
Muito bom saber da sua jornada até chegar no Elite, não deve ter sido fácil. Eu vou tentar o Elite e todos os cursinhos do país se possível kkkkkk eu tenho que sair da minha escola (é um pedido de ajuda rsrs). Essa parte da redação me pegou legal kkkkkkkkkk obrigada pelo lembrete, realmente eu não estava fazendo as redações semanais, vou adicionar no cronograma e começar a fazer.
Eu também não gostava muito de matemática, mas era a matéria que eu me dedicava mais nos estudos, aí acabei pegando gosto pela coisa. Ninguém da minha família conhecia muito bem o ITA, vou falar a verdade que o meu sonho de criança era era ser veterinária, mas eu tenho pavor de sangue, então pulei para o plano B rsrsrs e foi aí que eu conheci o ITA pela Internet mesmo. Enfim, essa sua colega é muito irada, ela tá em outro patamar por querer fazer engenharia química!! É muito bom saber dessas experiências, principalmente a do seu professor de física, o cara foi insano aí, tem que ter muita garra pra fazer isso. Tô vendo que sua redação semanal deve estar em dia porque a sua escrita é bem fluída, parabéns!!
Uma curiosidade: quantas meninas tem na sua turma? Esse ano, só 8 mulheres entraram de 180 vagas, tá difícil ser mulher nesse país:japanese_goblin: Outra coisa, quando você vai fazer os simulados de 2° fase, e acontece de não saber a questão, o que você faz? Tipo, você deixa em branco ou faz alguma coisa lá seguindo o coração e tals rsrs
Queria escrever mais, mas agora eu vou ter que voltar a estudar, tava resolvendo uma quest do ita que quase me tirou lágrimas. Isso me fez lembrar que é bom manter a terapia em dia ou praticar exercícios físicos pra manter a saúde mental!! Vai falando aqui tambémmm e bons estudos, aos poucos tu vai pegando a manha e evoluindo cada vez mais, todos os dias. Até a próxima!
Never never give up:pouting_cat:
BORAAAAAA!!!
Queria deixar registrado aqui, para a nicole do futuro, e como lembrete para a do presente, que a jornada não está/foi fácil, todos os dias é uma nova luta que eu transformo em vitória. Estudar e seguir essa rotina absurdamente cansativa é mais do que o ITA ou a engenharia. É pela disciplina e superação, pela minha vontade de vencer e decidir o meu futuro.
Achei muito interessante vc escrevendo seus passos. Tbm comecei a estudar pro ITA, mas bem recente msm, talvez menos de 1 mês, vou tentar logo esse ano pra ver se eu evoluo bacana nas matérias. Tenho o lições de física e de mat do guisoli e o resto das matérias eu tô nos livros sabe (tentando, até pq até agr eu ñ estudei química, inglês e português