Minha trajetória - Rumo ao ITA

Opa, tudo bem? Neste tópico irei compartilhar minha trágetória Rumo ao ITA.
Prefiro não compartilhar meu nome real, mas me chame de Marko, atualmente tenho 16 anos e estou indo para o terceiro ano do ensino Médio, a bastante tempo decidi estudar para o ITA, mas hj comecei a planejar melhor meus estudos, e amanhã darei meu ponta pé inícial, mas deixarei aqui o meu plano de estudo de forma pública.

Evite de Escrever neste tópico, a menos que seje algo de enteresse público, pois eu quero fazer deste tópico um documentário da minha trajetória.

Informaçõesdo plano de estudo:

Metas:
Terminar a maioria dos livros que irão ser ditos até o final deste tópico.
Conseguir bolsa em alhum preparatório.
Ir bem em algumas olimpíadas.

Materiais e seus resperctivos usos:

Matemática: Irei dividir em duas frentes, sendo divididas pelos temas álgebra e geometria. Os livros que serão usados:

Embasamento:
Frente 1: fme 01, Aref 2, Aref 3, Aref 4, Aref 7 e o Morgado de Conbinatória .
Frente 2: Aref 3, Embasamento em geometria plana do Rufino, fme 9 e o livro do Antônio Machado.

Aprofundamento:
Ainda não planejei…

Física: irei usar apenas uma frente. Os livros que serão usados:

Embasamento:
Frente única: A coleção “Tópicos de Física”

Aprofundamento:
Ainda não planejei…

Química: Irei estudr por três frentes (porém será uma de cada vez, isto é, quando eu terminar um irei estudar a outra). As apostilas que serão usadas:

Embasamento:
As apostilas Mortais de Química (de 2020) do Poliedro

Aprofundamento:
Ainda não planejei…

Português: irei estudar por duas frentes (porém será uma de cada vez, isto é, quando eu terminar um irei estudar a outra). As apostilas que serão usadas:

Embasamento:
Apostilas de Pré-Vest do Poliedro (de 2020)

Inglês:

Embasamento:
Grammar in Use, e farei a leitura de jornais e livros em inglês.

Segue abaixo o meu crônograma (ele pode (como vai) sofrer alterações ao logo tempo):

é claro que é a forma ideal, mas haverá momentos desfocados (só espero que eu consiga limitá-los).
Obs: os momentos de ida à escola serão utilizados para ler a teoria ou outros livros que possuo em casa.

Se alguém quiser me dar uma moral ou conversar, entre em contato comigo pelo meu email
( mark.vini027@hotmail.com ).

Ações que serão adotadas:

→ Evitar recorrer rápidamente a resoluções.
→ Seja Fiel consigo mesmo.
→ Evite de perder tempo, e fuja do celular.
→ Escolha um “caminho” de materiais e não o troque.
→ Evite de falar que vc estuda para o ITA.
→ Cuide do seu dinheiro, ou seja, gaste quando necessário.
→ Não pirateie.
→ Aproveite os momentos livres para estudar.
→ Deus acima de TUDO e TODOS.

Acompanharei meu progresso de estudo semanalmente neste espaço. O cronograma foi estruturado em 48 semanas, com início em 25/10/25 e término em 27/09/26. A prova da primeira fase ocorrerá aproximadamente 6 dias após a conclusão da última semana.

Feedback da semana 01/48

Essa primeira semana foi um pouco improdutiva. Tive muitos compromissos, vários trabalhos da escola (ainda faltam sete para entregar, embora já tenha adiantado boa parte) e acabei me distraindo bastante com o celular. Durante esses dias, não estudei Química — mais por falta de interesse do que por tempo — e percebi que quase não houve progresso. Mesmo assim, não pretendo desistir. Estou determinado a fazer diferente na Semana 02, ainda que ela também pareça ser bastante cheia.

Por outro lado, percebi que estou cada vez mais apaixonado por Física e Matemática — de verdade! Tenho tentado trocar o hábito do uso excessivo do celular pelo da leitura, e quero começar a estudar inglês por meio de livros no próprio idioma.

Algo que preciso trabalhar é o foco. Sou uma pessoa ansiosa e, por isso, acabo fazendo muitas pausas durante os estudos — às vezes de forma quase automática. Sei que preciso controlar melhor isso.

Enfim, agora é hora de corrigir os erros e colocar em prática o que venho planejando.

Em breve terei mais notícias a compartilhar…

Quem diria que esta semana seria mais cheia que anterior!!!
Estou farto de minhas atividades, ao ponto que penso se seria válido a idéia de parar de fazer os trabalhos; porém minha familia coloca uma alta estima em meus resultados da escola, e uma nota ruim poderia ser uma assinatura para tomar um castigo.
Vejo que a leitura tem sido um aliado forte meu, pois enquanto estou na escola e tenho vontade de jogar eu pego um livro qualquer e leio, mas isso não ocorre muito em casa, pois eu ainda tenho tido recaidas tanto com o celular e outras coisas, mas enfim é isto…

Atualização da semana 02/48:

Opa, tudo bem? Espero que sim!
Pergunto isso porque, sinceramente, estou quase enlouquecendo. Minha rotina escolar tem sido bem intensa — são vários trabalhos e prazos apertados. Hoje, por exemplo, estou bastante focado em um projeto específico: se eu e meu grupo formos bem, ganharemos um almoço em um restaurante e ainda um apoio financeiro da escola.
O problema é que meu grupo não é dos mais engajados… A maioria é bem mediana (com exceção de uma pessoa que tem me ajudado bastante). Por causa disso, tenho me esforçado ao máximo — passo tardes inteiras pesquisando e fazendo outros trabalhos.
Nos meus momentos livres, tenho tentado manter o hábito da leitura, embora hoje quase não tenha conseguido ler nada. Tenho pensado em dar uma pausa nos estudos e retomar quando as coisas acalmarem um pouco.
Você pode pensar: “Não seria mais fácil simplesmente relaxar e não ligar tanto para a escola?” ou “Por que não desobedecer um pouco os pais?” — mas, sinceramente, não é tão simples assim. A pressão por boas notas tem sido grande, e eu não sou do tipo que desrespeita os pais. Afinal, de que adianta fazer algo sem a bênção de quem sempre me apoiou?
Acredito que a próxima semana será mais tranquila, e pretendo passar mais tempo em casa. Gostaria de estudar de forma mais constante, algo que só deve acontecer nas férias. Mesmo assim, percebo que talvez essa pausa seja necessária — ando me sentindo mentalmente esgotado. Ainda assim, quero manter uma certa constância e não perder o ritmo completamente.