Minha trajetória - Rumo ao ITA

Opa, tudo bem? Neste tópico irei compartilhar minha trágetória Rumo ao ITA.
Prefiro não compartilhar meu nome real, mas me chame de Marko, atualmente tenho 16 anos e estou indo para o terceiro ano do ensino Médio, a bastante tempo decidi estudar para o ITA, mas hj comecei a planejar melhor meus estudos, e amanhã darei meu ponta pé inícial, mas deixarei aqui o meu plano de estudo de forma pública.

Evite de Escrever neste tópico, a menos que seje algo de enteresse público, pois eu quero fazer deste tópico um documentário da minha trajetória.

1 curtida

Informaçõesdo plano de estudo:

Metas:
Terminar a maioria dos livros que irão ser ditos até o final deste tópico.
Conseguir bolsa em alhum preparatório.
Ir bem em algumas olimpíadas.

Materiais e seus resperctivos usos:

Matemática: Irei dividir em duas frentes, sendo divididas pelos temas álgebra e geometria. Os livros que serão usados:

Embasamento:
Frente 1: fme 01, Aref 2, Aref 3, Aref 4, Aref 7 e o Morgado de Conbinatória .
Frente 2: Aref 3, Embasamento em geometria plana do Rufino, fme 9 e o livro do Antônio Machado.

Aprofundamento:
Ainda não planejei…

Física: irei usar apenas uma frente. Os livros que serão usados:

Embasamento:
Frente única: A coleção “Tópicos de Física”

Aprofundamento:
Ainda não planejei…

Química: Irei estudr por três frentes (porém será uma de cada vez, isto é, quando eu terminar um irei estudar a outra). As apostilas que serão usadas:

Embasamento:
As apostilas Mortais de Química (de 2020) do Poliedro

Aprofundamento:
Ainda não planejei…

Português: irei estudar por duas frentes (porém será uma de cada vez, isto é, quando eu terminar um irei estudar a outra). As apostilas que serão usadas:

Embasamento:
Apostilas de Pré-Vest do Poliedro (de 2020)

Inglês:

Embasamento:
Grammar in Use, e farei a leitura de jornais e livros em inglês.

Segue abaixo o meu crônograma (ele pode (como vai) sofrer alterações ao logo tempo):

é claro que é a forma ideal, mas haverá momentos desfocados (só espero que eu consiga limitá-los).
Obs: os momentos de ida à escola serão utilizados para ler a teoria ou outros livros que possuo em casa.

Se alguém quiser me dar uma moral ou conversar, entre em contato comigo pelo meu email
( mark.vini027@hotmail.com ).

Ações que serão adotadas:

→ Evitar recorrer rápidamente a resoluções.
→ Seja Fiel consigo mesmo.
→ Evite de perder tempo, e fuja do celular.
→ Escolha um “caminho” de materiais e não o troque.
→ Evite de falar que vc estuda para o ITA.
→ Cuide do seu dinheiro, ou seja, gaste quando necessário.
→ Não pirateie.
→ Aproveite os momentos livres para estudar.
→ Deus acima de TUDO e TODOS.

1 curtida

Acompanharei meu progresso de estudo semanalmente neste espaço. O cronograma foi estruturado em 48 semanas, com início em 25/10/25 e término em 27/09/26. A prova da primeira fase ocorrerá aproximadamente 6 dias após a conclusão da última semana.

Feedback da semana 01/48

Essa primeira semana foi um pouco improdutiva. Tive muitos compromissos, vários trabalhos da escola (ainda faltam sete para entregar, embora já tenha adiantado boa parte) e acabei me distraindo bastante com o celular. Durante esses dias, não estudei Química — mais por falta de interesse do que por tempo — e percebi que quase não houve progresso. Mesmo assim, não pretendo desistir. Estou determinado a fazer diferente na Semana 02, ainda que ela também pareça ser bastante cheia.

Por outro lado, percebi que estou cada vez mais apaixonado por Física e Matemática — de verdade! Tenho tentado trocar o hábito do uso excessivo do celular pelo da leitura, e quero começar a estudar inglês por meio de livros no próprio idioma.

Algo que preciso trabalhar é o foco. Sou uma pessoa ansiosa e, por isso, acabo fazendo muitas pausas durante os estudos — às vezes de forma quase automática. Sei que preciso controlar melhor isso.

Enfim, agora é hora de corrigir os erros e colocar em prática o que venho planejando.

Em breve terei mais notícias a compartilhar…

Quem diria que esta semana seria mais cheia que anterior!!!
Estou farto de minhas atividades, ao ponto que penso se seria válido a idéia de parar de fazer os trabalhos; porém minha familia coloca uma alta estima em meus resultados da escola, e uma nota ruim poderia ser uma assinatura para tomar um castigo.
Vejo que a leitura tem sido um aliado forte meu, pois enquanto estou na escola e tenho vontade de jogar eu pego um livro qualquer e leio, mas isso não ocorre muito em casa, pois eu ainda tenho tido recaidas tanto com o celular e outras coisas, mas enfim é isto…

1 curtida

Atualização da semana 02/48:

Opa, tudo bem? Espero que sim!
Pergunto isso porque, sinceramente, estou quase enlouquecendo. Minha rotina escolar tem sido bem intensa — são vários trabalhos e prazos apertados. Hoje, por exemplo, estou bastante focado em um projeto específico: se eu e meu grupo formos bem, ganharemos um almoço em um restaurante e ainda um apoio financeiro da escola.
O problema é que meu grupo não é dos mais engajados… A maioria é bem mediana (com exceção de uma pessoa que tem me ajudado bastante). Por causa disso, tenho me esforçado ao máximo — passo tardes inteiras pesquisando e fazendo outros trabalhos.
Nos meus momentos livres, tenho tentado manter o hábito da leitura, embora hoje quase não tenha conseguido ler nada. Tenho pensado em dar uma pausa nos estudos e retomar quando as coisas acalmarem um pouco.
Você pode pensar: “Não seria mais fácil simplesmente relaxar e não ligar tanto para a escola?” ou “Por que não desobedecer um pouco os pais?” — mas, sinceramente, não é tão simples assim. A pressão por boas notas tem sido grande, e eu não sou do tipo que desrespeita os pais. Afinal, de que adianta fazer algo sem a bênção de quem sempre me apoiou?
Acredito que a próxima semana será mais tranquila, e pretendo passar mais tempo em casa. Gostaria de estudar de forma mais constante, algo que só deve acontecer nas férias. Mesmo assim, percebo que talvez essa pausa seja necessária — ando me sentindo mentalmente esgotado. Ainda assim, quero manter uma certa constância e não perder o ritmo completamente.

1 curtida

Fala, pessoal! Tudo certo?
Sumi, mas estou de volta. Aqui vai o resumo das semanas 2 e 3 de 48:

Durante esse período, eu não consegui estudar como queria, pois me dediquei ao final do ano letivo. Mas valeu a pena: consegui ficar sem pendências e agora posso focar nos estudos com mais tranquilidade.

Arrumei um espaço só meu, dedicado 100% ao estudo — o que já é uma grande conquista. No entanto, acabei caindo nos vícios do celular, e faz uns 3 ou 4 dias que não leio. Isso me deixou um pouco desanimado, mas tomei uma atitude: comprei três livros novos que já chegaram — O Peregrino, O Deus que Destrói Sonhos e Meditações (de Marco Aurélio). Também pedi marcadores e canetas coloridas para fazer uma leitura mais ativa, que devem chegar em breve.

Agora a meta é dar mais atenção ao que realmente importa: meus estudos.

Fiz o ENEM no domingo e hoje, e no segundo dia me senti bem pressionado pela prova. Mas está tudo bem, porque às vezes precisamos desses choques de realidade para voltar ao foco.

Por isso, decidi me dedicar de corpo e alma a Deus e aos estudos. No ano que vem, quero tentar Medicina. Mas já adianto: vou dizer aquela frase clássica — “Meu foco é o ITA, bebê! Medicina nem é tão interessante assim.”

Enfim, este é o feedback. Hoje começa a semana 5 de 48, e estou pensando em criar um studygram para ver se isso me motiva ainda mais.

1 curtida