Motivação e solidão nos estudos

Olá gente,
Quero medicina na USP, tenho 22 anos, um pouco fora da curva por já ter feito 1 ano de med em outra facul.
Me afastei de todos os amigos e terminei um relacionamento, como vcs fazem para não se sentirem sozinhos nesse ano de preparação? Até já cogitei fazer cursinho presencial, mas aprendi demais estudando sozinha esse ano e não gostaria de gastar tempo e dinheiro com deslocamento e distrações, mas às vezes por estar sozinha e “parada” no tempo não tenho motivação para estudar.
Se alguém tiver alguma sugestão de como fazer esse sentimento passar, ou estiver passando pelo mesmo e quiser desabafar…

1 curtida

Não faço ideia, a solidão é uma coisa que a gente tem que aprender a lidar…n existe uma solução.
O que ajuda é pensar que vai passar, é só mais uns meses…mais alguns 200 dias…mas vai passar.
Quando for aprovada vai ter um mundo novo, pessoas novas…

2 curtidas

Olá, eu também venho estudando em casa. Pra falar resumidamente, esse ano eu espero passar pelo ENEM no SISU 2020, a depender da nota da minha redação, mas também presto as estaduais de SP…Enfim, eu também tenho esse problema com solidão, as vezes sinto falta de contato emocional, não sei explicar ao certo. Ao longo desse ano, pra contornar esse problema, eu adquiri o hábito de registrar meus estudos num email e enviar pra um amigo, pra ter um feedback. Se vc quiser, a gente pode conversar via email. (haha, eu criei um email fake pra responder aqui…)

Carência você é carente se nao sabe lidar com a solidão ao menos saia de casa nos finais de semana e esqueça os estudos por dois dias, ficar em casa desmotivado so estressa mais ainda

 Você não é carente, rlx. Isso é normal quando se estuda em casa, pois eu tbm sinto isso, e muitas vezes acaba atrapalhando meus estudos. Mas o que me ajudou foi começar a fazer exercício físico, ficar longe de redes sociais como o Instagram, pois ele te dá uma falsa ilusão de que todos estão se divertindo e vc não, e ter alguém para conversar diariamente sobre seus estudos (fica mais fácil se tbm estiver no mesmo contexto que o seu). Mas lembre-se que isso é um processo, uma parte da sua vida, muitas vezes (eu pelo menos) tenho essa sensação que a minha vida só vai "começar" quando passar na faculdade, mas isso não é verdade. Então aproveite esse momento, por mais doloroso que possa parecer, para se conhecer melhor, para conhecer novas áreas da sua vida. Qualquer coisa é só chamar se quiser conversar. Bjs, sucesso!!!
1 curtida

Olá! Eu aconselho você a não se afastar totalmente de seus amigo, pois neste ano eu me isolei completamente para estudar em casa e pra aguentar a “solidão” eu tiver que estudar de forma que eu encaixasse outras atividades no meu dia, Por exemplo, eu baixei um app de exercícios fisico e, enquanto estudando pelo método pomodoro, nos intervalos fazia trabalhava o corpo e descansava a mente, levava meu cachorro pra dar uma volta no quarteirão, fazia leituras recreativas ou colocava uma música legal no intervalo. Mesmo morando com minha namora, que é médica formada e passa o maior do tempo fora, eu digo que minha vida é de solidão, eu e minha pug Mia, o segredo é você arrumar uma forma de fazer essa solidão tornar vantajosa pra você e fazer outra atividades ajuda muito.
Ps. Outra coisa que comecei a fazer foi limpar o apartamento quases todos os dias hahaha até isso fez com que minha cabeça desse um reset pra voltar estudar, no entanto 2020 eu faria cursinho presencial pra pegar ritmo de sala de aula, pois parei de estudar há muitos anos :slight_smile:

as vezes sinto vontade de fazer um cursinho presencial só para ter contato com pessoas no mesmo foco que eu sabe, porque é complicado lidar com a solidão de estudar em casa e os poucos amigos que tenho nem ligam para estudos.

1 curtida