Nota no ENEM não melhora

Olá Susane…

Meus últimos 3 anos de Enem não tiveram alterações na nota ficando na faixa de média aritmética (720 - 760) . Tenho diligência em avaliar meus erros a cada prova, tomando realmente cuidado de aprender com os erros… porém as questões erradas a cada ano não seguiram padrão de assuntos.

Ou seja, minha dúvida é a seguinte, travei na evolução para o estilo de Prova do ENEM, existe algum método ou alternativa para se buscar melhorar isso?

2 curtidas

Oi Guilherme_B, estou tendo o mesmo problema. Minha nota no ano passado foi bem parecida com a nota do ano anterior. Sei de várias pessoas que a nota diminuiu!!! Muito difícil lidar com isso. Tô com medo de isso acontecer de novo. Quero medicina e a nota precisa ser altaaa!

Oi Guilherme, realmente isso é muito difícil.
Vou separar minha resposta em 2 partes.

  • A parte objetiva: Técnica de estudo.
  • A parte subjetiva: Mentalidade de quem vai passar.

Parte objetiva
Primeiro, falaria para:

  1. analisar o que errou,
  2. estudar o que errou
  3. Depois fortalecer os conteúdos que acertou
  4. Finalmente fazer muitos simulados e provas antigas de todos os assuntos, primeiro do ENEM e depois dos outros vestibulares.

Entendi que você já fez isso, mas vou falar mesmo assim, porque você pode ter esquecido alguma coisa.

Pra ser uma preparação à prova de bala, a gente tem que pensar em um sistema de estudos que ganhe da prova, sempre! E isso a gente vai conseguir resolvendo muuuitas questões! Muito treino, igual um atleta de alto desempenho, como um Usain Bolt!

Será que o Bolt só chega lá e faz a prova? Não, ele treina muuuuito. Inclusive tem uma entrevista dele falando que a prova é a parte mais fácil, o difícil é treinar todo dia, faça chuva faça sol.
image

Sabe o que eu recomendo? Achar um app como o Studos e fazer o máximo possível de exercícios, de manhã, de tarde e de noite.

Recomendo que comece a fazer ou refazer logo as provas antigas. E vá organizando por disciplinas, para ver todos os assuntos. Comece fazendo todos os ENEMs, depois faça os outros vestibulares. Estamos em março, vai dar tempo!
E aposto que esse ano sua nota vai aumentar tanto que você nem vai acreditar!

Em paralelo recomendo dar importância enorme para redação. Acho que fazer 1 ou 2 redações por semana é o ideal. Alguns cursos pra redação são:
Projeto redação
Imaginie
Redação nota 1000
[Redação nota dez](http:// www.redacaonotadez.com.br/)

Agora a 2a resposta abaixo:

1 curtida

Esses dias li esse livro da Carol Dweck: Mentalidade – a nova psicologia do sucesso. E fiquei extremamente impressionada com os exemplos que ela dava no livro.

> Ela mostra o quanto as limitações que nós mesmos nos impomos nos limitam.

Ela fala que a gente precisa acreditar que as habilidades podem crescer (e não são fixas), que conseguimos aprender, e que não há limite!!

Por exemplo, digamos que na escola um aluno sempre tirou nota baixa em matemática, isso quer dizer que ele vai ser ruim sempre? Se ele acreditar que sim, ele vai continuar ruim. Mas se acreditar que pode mudar e crescer, e ser sensacional em matemática ele vai ser também.

O livro inteiro é composto por casos que ela viu na sua vida de pesquisa.
O resumo final é:
**

“conseguimos fazer o que acreditamos que conseguimos fazer”.

**
Precisamos:
1. Acreditar que a inteligência e todas as habilidades podem ser melhoradas
2. Abraçar desafios de aprender com a mente aberta
3. Enfrentar os problemas com entusiasmo
4. Ver o esforço como caminho da excelência.

Fazendo um paralelo com o ENEM, a gente precisa incluir esse aspecto de mentalidade na nossa preparação!!!

Em resumo, quando a vida bate na gente muitas vezes a gente deixa de acreditar que é possível, começa a duvidar se vai conseguir. Mas a gente tem que dar um jeito de mudar a mentalidade, de acreditar realmente que vai acontecer, de visualizar, de ter CERTEZA que vai dar certo!!!
Você está muito próximo, falta só mais um pouco, acredite, trabalhe que você vai conseguir passar e ser médico!

2 curtidas

Eu estava em uma situação muito parecida, para resolver isso eu estudei cada estrutura da prova separadamente, exemplo:
Introdução: contextualização, tese, conclusão da ideia.
Desenvolvimento: Criação do paragrafo 1 e 2: tópico frasal, métodos de desenvolvimento, conclusão do paragrafo.
Conclusão: criação da proposta, texto circular.

Depois disso minha nota foi de 700 para 940.

760 e não conseguiu? É ampla?